Desde a criação da internet, as empresas usaram a rede como um novo canal para atrair clientes e obter mais vendas, contratando uma agência de SEO. Nos últimos anos, esse fenômeno aumentou com a evolução das startups cujo principal canal é sua loja online.
Para isso, inúmeras ferramentas de marketing digital foram desenvolvidas. Uma dessas ferramentas básicas (desde o início da era da Internet) foi o posicionamento SEO.
Quer saber como fazer SEO? Conheça a melhor estratégia para aumentar o tráfego orgânico em seu site.
O que é SEO?
A palavra SEO (Search engine Optimization) significa: otimização de mecanismos de pesquisa.
O posicionamento de SEO é a implementação de uma estratégia e uma série de táticas, a fim de destacar determinadas palavras-chave ou conteúdos de uma página da web para alcançar seu posicionamento nos mecanismos de busca.
Dito de forma mais simples, ele funciona como uma maneira de destacar conteúdo específico e dar relevância a ele, para que os mecanismos de pesquisa o mostrem em seus resultados de pesquisa, em um espaço “privilegiado”. O que é o objetivo de quem deseja alcançar a primeira posição no Google.
Vantagens de fazer SEO:
Você provavelmente já ouviu falar que o SEO funciona muito bem para atrair visitantes ao seu site. Mas, na realidade, é mais do que isso.
É uma estratégia poderosa para desenvolver seu site, capaz de levar seus negócios a novos níveis de lucratividade, reconhecimento de marca e sucesso. A seguir, anunciaremos as vantagens mais importantes do SEO:
1- Atrair tráfego qualificado
A pesquisa é direcionada pela demanda na Internet, o que significa que qualquer pessoa que chega ao seu site a partir de um mecanismo de pesquisa espera encontrar uma página que responda à sua consulta.
Se isso acontecer e você mostrar todas as informações necessárias, é provável que o usuário acabe se tornando o seu próximo cliente, assinante ou o que tiver como objetivo.
2- O investimento é fixo
O custo é praticamente estável e independente do volume de visitas. Comparado à publicidade em mecanismos de pesquisa, o custo por clique de SEO é maior durante o estágio inicial, mas depois cai para um nível fixo durante os estágios de manutenção e criação de conteúdo.
3- A lucratividade é alta
Não é necessário pagar para ser indexado em um mecanismo de pesquisa, nem há um prazo para aparecer nos resultados da pesquisa. Isso favorece a lucratividade em longo prazo do SEO, especialmente para consultas de pesquisa de alto volume, diferente de outros métodos, como SEM ou publicidade de clique, como o AdWords.
Nesse tipo de ferramenta, cada clique tem um custo, portanto, basear sua estratégia on-line apenas em campanhas de pagamento por clique pode ser muito caro (especialmente se você não obtiver retorno.
4- O processo é dinâmico
Os mecanismos de pesquisa retornam regularmente ao seu site em busca de alterações, como exemplo, backlink ou novo conteúdo, o que significa que você pode otimizar dinamicamente seu conteúdo com base nos resultados obtidos.
Essa estratégia é uma das mais poderosas na internet, por mais que o seu retorno demore um pouco mais do que os anúncios pagos, ela é de importante relevância para o mecanismo de pesquisa e ajuda a manter o seu posicionamento por um tempo maior no ranking do Google.