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Saiba como montar um e-commerce sem precisar ter seus próprios produtos

Saiba como montar um e-commerce sem precisar ter seus próprios produtos

Desde 2021, o brasileiro tem optado por fazer compras através de lojas online. E compra-se de tudo, itens de farmácia, alimentos e Kit Churrasco Personalizado, são alguns exemplos.

 

Nesse sentido, o setor segue crescendo e atraindo interessados em abrir seu próprio e-commerce. Apesar disso, uma dúvida é frequente:  como montar um e-commerce sem precisar ter seus próprios produtos?

 

Para te ajudar, vamos apresentar algumas opções.

Como montar uma loja virtual sem estoque

Para criar sua loja virtual sem estoque, comece escolhendo o tipo de loja que vai trabalhar. As opções são:

  • Dropshipping.
  • Venda sob demanda.
  • Parceria com fornecedor.
  • Revenda
  • Afiliado.

Depois de escolher o tipo de loja, selecione um nicho para atuar e dê preferência a nichos que possuem uma logística simples, cujos produtos possam ser fabricados e repostos rapidamente.

 

O próximo passo é escolher um bom fornecedor para estabelecer parcerias sólidas para crescer com estabilidade. Assim, liste todos os atacadistas e distribuidores que atuam no nicho de produtos que você deseja vender. 

 

Em seguida, entre em contato com cada um deles para saber como eles trabalham. Após isso, escolha com quais deles vai trabalhar e crie um relacionamento com eles.

 

No entanto, no caso de dropshipping, a dica é verificar quais os fornecedores que os lojistas do mesmo nicho que o seu trabalham e pegar feedbacks sobre eles.

Tipos de loja sem estoque

Veja abaixo os tipos de loja que você pode utilizar para montar um e-commerce sem precisar ter seus próprios produtos.

Dropshipping

O dropshipping é um modelo de gestão logística e tem sido a escolha de muitas pessoas que decidem abrir seu próprio e-commerce sem estoque.

 

Nesse modelo, o lojista recebe o pedido do cliente, um Kit Churrasco Personalizado, e o envia para um fornecedor. Então, ele fará o envio diretamente para o cliente, ficando responsável pelo processo de logística.

 

Sendo assim, o lojista não tem a obrigação de trabalhar com armazenamento de produtos e fluxo de envio, embora tenha responsabilidade junto ao comprador. Por isso, pode se dedicar por mais tempo a vender e atender os clientes.

 

Além disso, no dropshipping o pagamento ao fornecedor pode ser feito após o cliente confirmar o recebimento do produto.

Venda Just In Time ou venda sob demanda

No sistema just in time, o lojista adquire ou produz o produto e o envia na hora certa. 

Ou seja, primeiro o cliente faz a compra no seu e-commerce e só depois você adquire o produto junto ao fornecedor e você é o responsável pelo envio ao cliente.

 

Logo, o just in time também é uma estratégia utilizada para reduzir ou eliminar estoque e desperdícios durante o processo de venda.

Negociação a prazo com o fornecedor

Este modelo é parecido com os anteriores, mas neste caso, o lojista negocia uma quantidade específica do produto a preços mais acessíveis e melhores condições de pagamento.

 

Assim, o objetivo é ter um volume fixo de mercadoria em poder do fornecedor, com prazo fixo de pagamento.

 

Além disso, cabe ao fornecedor enviar os produtos, pois eles se encontram em seu estoque. Quando o prazo estipulado terminar, basta negociar a sobra de estoque e iniciar um novo ciclo.

Revenda e vendas como afiliado

A venda e a revenda de produtos são bem parecidos. Porém, o associado anuncia o produto e recebe uma comissão pela venda. Logo, ele não precisa se preocupar com o envio do produto, atendimento, pós-venda etc.

 

Por outro lado, a revenda é bastante comum no varejo, principalmente no ramo de cosméticos e perfumaria. Assim, nesse modelo, o vendedor divulga os produtos e ao fechar uma venda, notifica o fornecedor para continuar o processo de envio.

 

Nos dois modelos, o vendedor recebe uma comissão por cada venda e esse valor depende do que foi acordado com o fornecedor. Portanto, estude qual será a margem de lucro antes de optar definitivamente por um destes modelos.

Vantagens de montar um e-commerce sem estoque

Para quem está iniciando no e-commerce a dica é começar como distribuidor e concentrar os esforços em marketing e vendas. 

 

Optar por esse modelo já traz vantagens em relação ao modelo tradicional, com loja física, economizando com aluguel de espaço, mão de obra e custos com energia, por exemplo.

 

Diante disso, para abrir um e-commerce, você não precisa ter produtos. Nesse caso, existem alguns tipos de negócios possíveis, como o sistema de dropshipping e o marketing de afiliados.

 

Com esses dois modelos de negócios não há necessidade de gerenciar estoque, nem necessidade de se preocupar com embalagem e envio dos produtos.

Conclusão

Neste artigo, apresentamos quais são as possibilidades para montar um e-commerce sem precisar ter seus próprios produtos.

 

Você pode optar por dropshipping, venda sob demanda, estabelecer parceria com um fornecedor, revender produtos ou vender produto afiliado.

 

Assim, você pode vender um Kit Churrasco Personalizado em tê-lo no estoque, desde que tenha um fornecedor que fará essa entrega para você.

 

Siga as dicas apresentadas sobre como montar seu e-commerce sem estoque e comece a vender. 

lucaswp

lucaswp

Sabe das coisas
Formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, e acadêmico de Direito. Estou sempre buscando informações sobre compliance e negócios. Meu objetivo é dirimir as dúvidas de empreendedores e encaminha-los para o melhor caminho dos negócios.

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