Saindo de férias o ano todo, tendo seu tempo livre e sem obrigações (profissionais) – isso soa como o estado de vida ideal para muitos. Se não fosse pelo dinheiro que, pelo menos, a maioria de nós precisa ganhar para alcançar um certo padrão de vida. Mas também parece haver uma solução para isso: “Renda passiva” são as duas palavras mágicas. Ganha uma renda extra sem ter que fazer uma grande esforço parece bom demais para ser verdade – não é? É certo que, na maioria dos casos, a renda passiva é apenas uma fonte adicional de renda e não substitui o trabalho real. Mas pode dar a você certas liberdades. Aqui você pode descobrir o que é renda passiva, como funciona e quais opções você tem para gerar renda passiva.
Renda passiva: é assim que funciona
Primeiro, vejamos a renda que a maioria de nós ganha : renda ativa . Independentemente de ser empregado ou autônomo, você receberá dinheiro pelo trabalho que realizou. Normalmente, o seguinte se aplica aqui: quanto mais você trabalhar mental ou fisicamente, mais dinheiro você receberá por isso. Quando a renda passiva é a ideia de que ela é gerada por si mesma – você não tem nada ou pelo menos não faz muito. Existem basicamente diferentes formas de gerar renda passiva: por meio de aplicações financeiras (em títulos, imóveis, etc.), por meio da venda de produtos (por exemplo, um livro ou fotos) ou o aluguel de um imóvel. Você pode descobrir mais sobre as várias possibilidades de propriedade passiva mais adiante neste texto.
Muitas das ideias realizam um ou mais dos seguintes:
- Sua ideia pode ser facilmente multiplicada e vendida com freqüência.
- A “operação” pode ser facilmente automatizada.
- O produto ou similar não precisa ser mantido e / ou atualizado, ou apenas raramente.
- Sua ideia é atemporal ou, pelo menos, duradoura.
- Existe pouca competição.
Vantagens e desvantagens da renda passiva
Ganhar dinheiro 24 horas por dia sem ter que fazer nada não só parece muito bom, mas também tem certas vantagens, por exemplo:
- Independência: Como o dinheiro é ganho por si só, não importa onde você esteja e quando – em teoria, você poderia realmente sair de férias o ano todo e gerar uma renda passiva no processo. Se a renda passiva for uma renda adicional, isso pode lhe dar liberdade no seu trabalho real, como reduzir a jornada semanal de trabalho ou iniciar seu próprio negócio sem ter que depender do dinheiro de terceiros .
- Mais tempo livre: talvez oito horas por dia se transformem em apenas seis horas de trabalho, ou uma semana de cinco dias em uma semana de quatro dias. Graças à renda passiva, você pode usar o tempo livre que ganha para as coisas que realmente o satisfazem – seja a família ou um hobby.
- Segurança financeira: Dependendo da ideia com a qual você gera renda passiva, você pode acumular ativos de longo prazo que podem ser usados para planos de aposentadoria, por exemplo. Isso é especialmente verdadeiro se você não apenas se financia com uma renda passiva, mas também ganha dinheiro da maneira convencional.
Onde há vantagens, geralmente também há desvantagens. Observe os seguintes pontos quando se trata de renda passiva:
- Pouca segurança de planejamento: enquanto com a renda ativa você geralmente sabe o que vai ganhar pelo seu trabalho, com a variante passiva você nunca pode ter certeza de quanto vai realmente receber no final. Ninguém sabe como será o desempenho dos mercados de ações ou com que frequência você venderá seu produto criado por você mesmo.
- Pagamentos antecipados financeiros e temporais: nada vem de nada – isso também se aplica à renda passiva. Não importa com qual ideia você queira ganhar dinheiro, você deve investir tempo e / ou dinheiro antecipadamente sem saber se e quão bem-sucedido será.
- Risco de perda: Especialmente quando se trata de ideias com alto esforço financeiro (preliminar), você deve considerar que, na pior das hipóteses, você também pode perder dinheiro. Por exemplo, se o preço das ações cair ou a propriedade que você comprou não se desenvolver conforme o esperado.
- Parceiros de negócios duvidosos: o termo tentador “renda passiva” também fala sobre muitas ideias de negócios que parecem ótimas, que visam apenas roubar seu depósito / investimento. Todos os anos, esses esquemas de pirâmide são inventados e pessoas são traídas. Portanto, se alguém elogiar você que acabou no paraíso da renda passiva apenas por causa de algum dinheiro pago, seja cético e pergunte ao centro de aconselhamento ao consumidor ou Google com um pouco mais de cuidado quantas reclamações já existem sobre a oferta.
Sempre pese as vantagens e desvantagens com cuidado e verifique se e como as possíveis desvantagens em particular podem afetar sua situação de vida atual. Para a maioria dos assalariados normais, uma renda passiva é inicialmente apenas um bônus financeiro, mas não a única maneira de ganhar dinheiro. No final do artigo, revelamos dicas mais detalhadas e o que você deve evitar em relação ao tópico “renda passiva”.
É possível uma renda passiva sem capital inicial?
A resposta curta para a questão de saber se você pode gerar renda passiva sem capital inicial é sim, mas.
Conforme descrito no parágrafo anterior, você precisa investir tempo ou dinheiro (geralmente ambos) para transformar uma ideia em uma fonte real de receita. Se você quer vender um produto, tem que ser planejado, produzido e testado pelo menos uma vez. Um exemplo do que talvez seja o produto “mais fácil de cuidar” e mais rápido de produzir para uma renda passiva é uma foto que você disponibiliza para download em plataformas online por dinheiro. Você não precisa de capital para isso, mas precisa de algum tempo. É certo que você provavelmente não ficará rico com isso.
Escrever e publicar um livro é significativamente mais demorado e caro, especialmente no início . Se for bem-sucedido, você terá oportunidades de ganhar um bom dinheiro.
Se você tem pouco tempo, mas muito capital inicial disponível, pode investir em títulos (ações, títulos, etc., mas também em todos os tipos de fundos de investimento) ou imóveis. Especialmente ao investir em títulos, você praticamente não gasta tempo – exceto, talvez, lendo o assunto. Por esse motivo, os investimentos financeiros costumam ser vistos como a forma mais pura de renda passiva. O seguinte se aplica aqui: quanto maior o capital inicial, maior pode ser a renda passiva. No entanto, dependendo do risco do seu investimento, você também pode perder muito dinheiro.
Quatro maneiras de gerar renda passiva
Depois de toda a teoria, agora se torna concreto: que opções existem para ganhar dinheiro paralelamente e sem muito esforço? Nos parágrafos anteriores, já mencionamos alguns exemplos que queremos retomar aqui de forma compacta:
1. Produza produtos “atemporais”
Fotos que você pode vender repetidamente em plataformas de fotos de estoque são apenas uma forma de gerar receita passiva com um produto. Você está convidado a dar uma olhada em nosso artigo sobre isso como fotógrafo independente . Se você tiver as habilidades adequadas, também pode produzir e vender instruções ou programas de eLearning e webinars, publicar um livro, programar um aplicativo, produzir temas ou plug-ins para software de código aberto. Se você quiser desenvolver essa ideia de imediato, é claro que também pode fundar sua própria empresa , por meio da qual você não apenas produz os produtos, mas também os vende em grande escala.
2. Use o marketing de afiliados
É certo – esse caminho é muito especial e na maioria dos casos não promete muitas riquezas. No entanto, se você opera seu próprio site ou canal do YouTube e usa e anuncia produtos de certas marcas, pode usar os chamados links de afiliados para se referir a esses produtos do fabricante. Se um usuário vem de sua presença digital através do link para o fabricante (e compra algo), isso pode ser rastreado e você recebe uma comissão. Também dê uma olhada em nossos artigos sobre como se tornar um influenciador e abrir uma loja online .
3. Investir dinheiro em títulos
Se você já tem recursos financeiros à sua disposição, a compra de títulos (por exemplo, fundos com ações ou títulos) é um meio comum de geração de renda passiva. Você pode ter a renda paga a você. Como todos os investimentos, os títulos naturalmente também apresentam certos riscos – ações e fundos de ações, em particular, têm um valor bastante variável. Como regra geral, quanto maiores as chances de vitória, maior o risco. Mais detalhes podem ser encontrados na ficha do produto, que deve ser fornecida sempre que você investir em tal instrumento financeiro.
4. Compre e alugue imóveis
Quer seja pago de uma só vez ou financiado por empréstimo: se você possui uma propriedade e não mora lá, pode esperar uma renda estável de aluguel. Tudo o que você não precisa entregar ao banco para obter empréstimos é uma renda residual para você. No entanto: Não subestime o esforço administrativo e que você terá que pagar por despesas de manutenção e acessórias.
Excelente. Uma mudança de mentalidade importante ao empreendedor brasileiro.