Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Qual é a ordem das patentes da marinha?

Qual é a ordem das patentes da marinha?

A carreira nas forças armadas é simples uma forte opção, aliada a estabilidade com a boa remuneração, muitas pessoas acabam sendo atraídas por conta desses e outros benefícios. As vantagens são muitas e fazem com que cada vez mais e mais pessoas busquem pelas forças armadas.

Um dos principais símbolos desta carreira é a sua hierarquia, que é muito bem dividida, porém, isso gera uma grande confusão, em que até mesmo as pessoas que estão dentro das instituições, não conseguem compreender perfeitamente como funciona a cadeia de comando.

Essa confusão e falta de compreensão não é nem um pouco incomum, a maioria das pessoas não compreende como funciona a hierarquia das forças armadas, o que não é algo bom, visto que, as forças possuem uma função chave dentro do nosso país, sendo responsáveis por cuidar e defender o Brasil, sua soberania e interesses.
O que se complica ainda mais, quando levamos em conta que por mais que as forças armadas sejam um grupo coeso ele possui três divisões internas que complica ainda mais o entendimento, uma vez que as patentes e hierarquia da marinha funciona diferente do exército e da força aérea.

Por isso, as pessoas interessadas em ingressar dentro destas instituições necessitam saber como funciona, seja para um preparatório militar ou então somente os entusiastas da causa. Mas como se não bastasse a confusão das patentes e a divisão por cada uma força, cada patente possui um grau e subdivisão.

Mas se você faz parte das pessoas que não compreendem como funciona a hierarquia da marinha, este artigo é feito para você, pois nele tem tudo o que precisa saber sobre a instituição e suas divisões internas.

Divisões das patentes da marinha

No total a instituição conta com mais de 15 postos e graduações, sendo divididos em duas principais linhagens. 

Por mais que contrarie o pensamento popular, a marinha não possui atuação apenas no mar, havendo espaço também para os cidadãos que desejam servir, porém, em terra firme.

Os marinheiros que atuam e se encontram em terra firme são chamados de Corpo de Fuzileiros, enquanto aqueles que exercem as funções padrão que se imagina da marinha, no mar e servindo em embarcações são chamados de Corpo da Armada.

A unidade dos fuzileiros funciona como uma infantaria, que em cenários de guerra vai ser a linha de frente da atuação. Para compreender melhor, eles são os combatentes que desembarcam em praias para abrir caminho para os demais companheiros.

Em outras palavras, eles são os que iniciam o combate violento assim como nos filmes de guerra que retratam invasões à praias como as que ocorreram na Normandia no dia D que já foi retratada em filmes, séries e documentários centenas de vezes.

Quais são as patentes da marinha brasileira

Patentes como são popularmente conhecidas, na realidade são as classificações dos cargos hierárquicos que militares ocupam durante a sua carreira.

Sendo mais uma vez divididas em duas partes, as patentes dos oficiais e praças.

  • Posto – Utilizadas e diretamente ligadas para os oficiais, como por exemplo, tenentes, capitães, almirantes e muito mais;
  • Graduação – relacionadas às praças, marinheiros, cabos, sargentos e suboficiais.

Oficiais Generais

Os postos mais altos que comandam a marinha do Brasil são:

  • General Almirante;
  • Almirante de Esquadra;
  • Vice-Almirante;
  • Contra almirante.

Sendo assim, essas são as patentes mais altas do Brasil, porém, atualmente o mais alto nível que uma pessoa pode chegar dentro da marinha nos dias de hoje é o de Almirante de Esquadra. Uma vez que o General Almirante só existe em momentos em que o Brasil está em guerra.

Oficiais Superiores

Para compreender a distinção de cada patente dos oficiais superiores é necessário entender que esses nomes eram determinados com base nas antigas embarcações da marinha brasileira. Sendo elas: Corveta, Fragata e Navios de Guerra.

Com o seu nome sendo determinado por conta do seu número de conveses e canhões que cada navio possuía.

Com isso, os navios da marinha brasileira que possuem somente um convés de canhões são denominados como Corveta, aqueles que contam com dois conveses de canhões são chamados de Fragatas e os Navios de Guerra possuem três conveses de canhões. 

  • Capitão de mar e guerra – Esta patente é designada para os oficiais que capitanearam os navios aeródromos e de desembarque;
  • Capitães de fragata – Esta patente é um posto intermediário entre os postos de oficiais superiores capitaneando submarinos, fragatas e contratorpedeiros;
  • Capitão de Corveta – Dentre as patentes oficiais esta é a mais baixa, comandando navios de corveta, navios de patrulhas e rebocadores.

Oficiais intermediários

Os oficiais intermediários possuem apenas uma patente e função, que é realizar o elo entre os subalternos e oficiais superiores, comandando navios de patrulha e varredores.

Oficiais subalternos

A patente de Tenente é a mais alta dentre os subalternos, e além do tenente há também o guarda-marinha, que é uma função de transição, para a pessoa que acaba de ingressar nas forças armadas.

You must login to add a comment.

Posts relacionados