O marketing de conteúdo há pouco tempo era utilizado como estratégia. Atualmente, podemos considerar que ele virou uma necessidade, principalmente para as pequenas e médias empresas.
Meu nome é Karine, sou Redatora SEO, e no artigo de hoje eu quero te falar sobre a importância de aplicar o SEO no site e blog do seu negócio.
Se você ainda não investe nessa técnica, você pode estar perdendo dinheiro. Continue a leitura e descubra o motivo!
O que é SEO?
O SEO é a sigla para ‘Search Engine Optimization’, que traduzindo significa: Otimização para Mecanismos de Buscas (Google).
É uma técnica utilizada para atrair tráfego orgânico para o seu site, ou seja, conquistar visitantes sem precisar gastar com anúncios.
Esse é um método mais vantajoso, pois os resultados do SEO duram por bastante tempo, ao contrário da publicidade paga, que só trará retornos enquanto você estiver investindo.
Por qual motivo o SEO é importante?
Com toda certeza, você já pesquisou alguma coisa no Google, correto?
Quando você fez isso, provavelmente entrou nas páginas que estavam nos primeiros resultados. Isso porque a maioria das pessoas tende a dar atenção somente aos sites que estão nas primeiras posições.
Quando uma empresa investe em SEO, tem maiores chances de aparecer na primeira página do Google e, consequentemente, conquistar mais clientes e aumentar o faturamento.
Imagine que você tem uma empresa de ‘Água Magnetizada’ e que você contratou um redator para trabalhar o SEO do seu negócio.
Quando pessoas interessadas no seu produto procurarem no Google sobre água magnetizada, as chances de você aparecer nos resultados para essa pessoa são bem maiores.
Isso acontece porque o redator vai trabalhar em cima das palavras-chave do seu negócio para tentar atrair o maior número de visitantes possível.
Além do conteúdo SEO, como eu posso aparecer nos primeiros resultados do Google?
A verdade é que existem outros fatores que impulsionam um site além das palavras-chave. Por exemplo, é muito importante que o seu site seja responsivo. Isso significa que ele deve funcionar bem tanto em computadores quanto em dispositivos móveis, como smartphones.
A velocidade de carregamento do site é outro fator importante para o Google. Por isso, é ideal que as páginas não demorem muito para abrir. Uma dica que pode ajudar é diminuir a resolução das imagens, fotos pesadas deixam o site lento.
A qualidade do conteúdo também é relevante nessa situação. É imprescindível que o seu conteúdo seja original, escaneável, de fácil leitura e entregue valor para o usuário.
Voltando ao exemplo anterior, vamos supor que uma pessoa está pesquisando ‘O que é água magnetizada’ e ela encontra o seu site.
Porém, quando ela acessa a sua página, além de demorar bastante para carregar, ela se depara com diversas propagandas tentando vender o produto, mas que em nenhum momento explica o que é de fato.
Nessa situação, provavelmente, ela irá visitar o site de um concorrente que atenda às necessidades dela.
Considerações finais
O SEO é um assunto com bastante conteúdo. Em resumo, podemos dizer que ele:
- Traz maior autoridade para a sua marca;
- Gera tráfego sem precisar pagar anúncios;
- Aumenta consideravelmente as chances de venda dos produtos e serviços.
Se você deseja entender mais sobre essa técnica e as vantagens que ela pode trazer para o seu negócio, deixo aqui o link de um post completo sobre o assunto: 11 bons motivos para contratar uma redatora SEO.
*Imagem retirada no dia 27/10/2020 do Banco Gratuito Pexels – Livre de direitos autorais