Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Qual a importância do Lacre de Garantia?

Qual a importância do Lacre de Garantia?

Muitos consumidores não sabem como proceder diante do lacre de garantia que está fixado no seu equipamento ou aparelho que acabara de comprar, ou que tenha voltado da assistência técnica. Em primeiro lugar, não rompa, não viole, não destrua o lacre de garantia, que na sua maioria das vezes vem descrito ‘‘Se houver rompimento, perde a garantia’’ essa é uma das frases mais utilizadas. Esse lacre de garantia como o próprio nome diz é a garantia do seu equipamento. Esse lacre é muito usado por assistências técnicas em diversos aparelhos eletrônicos, como: notebooks, celulares, vídeo games dentre outros.
Uma vez que esses aparelhos são levados para o conserto, eles retornam devidamente consertados e com um lacre de garantia fixado na peça que foi consertada, isso evita muitas vezes, trocas indevidas.

 

Não faça nada, se estiver em dúvida

Como ter certeza se a garantia do seu aparelho eletrônico depende do não rompimento do lacre? Embora seja bem antigo, o lacre de garantia é atualmente o método mais usado na maioria das empresas que fazem assistência técnica, se não fosse ele, qualquer pessoa poderia mexer no notebook ou qualquer outro aparelho, manipular o equipamento, trocando peças por exemplo e depois recorrer a garantia. E quando o equipamento é novo, esse lacre de garantia dá segurança
ao comprador, ou seja, aquele aparelho que está adquirindo veio devidamente intacto do fabricante e que ninguém mexeu antes que chegassem em nossas mãos.
Portanto, sempre que encontrar um lacre de garantia em qualquer aparelho que esteja adquirindo, evite mexer ou abrir e se esses aparelhos derem algum tipo de problema, leve na assistência técnica autorizada.

Existe vários tipos de lacres sendo os mais usados o lacre void, no qual se for violado vai aparecer a palavra void (por isso que leva esta nome) e o lacre casca de ovo. Este último se for violado só sai se esfarelando em pequenos pedaços.

Garantir que o lacre não seja violado é mais uma das condições de uso do produto, todas elas devem ser respeitadas para que o usuário tenha direito à cobertura da garantia. Se qualquer um dos termos for desrespeitado, automaticamente a garantia será finalizada, então o lacre não terá mais valor.

Mas, se eu precisar abrir o aparelho?

Se no certificado estiver escrito que a característica do lacre de garantia precisa ser respeitada, mas mesmo assim seu aparelho precisa ser aberto, procure entrar em contato com a empresa que lhe vendeu ou mesmo o fabricante. Caso queira fazer uma atualização ou acrescentar algum componente (no caso de computadores) entre em contato com o fabricante também, pois vai precisar realizar um novo condicionamento para que a garantia não se perca depois disso. Alguns fabricantes, quando contatados por conta do lacre de garantia, enviam uma carta que
especifica o motivo e o serviço que será feito. Se o cliente precisar fazer uso da garantia depois desse procedimento, esta carta deve ser apresentada junto à máquina com o selo violado. Desde que a máquina não apresente defeitos por conta da manutenção sem sucesso, a garantia segue normalmente.

 

Cuidados na hora da compra

Quando for comprar produtos que ainda estão dentro da garantia, sejam eles novos ou usados, verifique se aquele produto ainda possui o lacre inviolado. Além de segurança contra possíveis problemas que o aparelho possa ter, o comprador ainda tem a certeza de que nada foi alterado dentro do aparelho.

Fique atento também para selos em locais que não tem muita visibilidade, caso esteja na dúvida, contate algum técnico de confiança. Agora se for você que está vendendo um aparelho ainda na garantia e com o lacre inviolado, use isso a seu favor. Mas se a máquina já passou por alguma manutenção, deixe isso bem claro para o comprador e evite aborrecimentos futuros.

Atenção, cuidado!

* Evite violar o lacre de garantia e se houver necessidade do rompimento, procure    soluções alternativas para seu caso;

* Procure saber se no certificado que acompanha o produto, vem descrito a            existência do lacre e se ao rompe-lo vai finalizar a garantia.

* Entre em contato com um representante do produto da sua região e procure saber qual o procedimento mais adequado a se tomar.

* Se o produto encontra-se em suas condições ideais de uso e apresentou problemas dentro do prazo de garantia, não perca tempo, faça valer seus direitos.

You must login to add a comment.

Posts relacionados