Já que uma ideia é o primeiro passo para a criação de um negócio, o segundo passo consiste em refletir sobre as questões financeiras necessárias para transformar essa ideia em um projeto.
Pensar em questões financeiras engloba fatores como saber a quantidade disponível em caixa e a quantidade necessária para investir.
Abaixo, listamos as formas mais comuns para se obter crédito para startups.
- Bootstrapping:
Este é um termo que significa, basicamente, o início de uma startup a partir de investimentos pessoais.
Embora o bootstrapping seja considerado arriscado por colocar em jogo o dinheiro pessoal do empreendedor, ele também possui vantagens, como ter controle sobre o próprio negócio.
- 3 Fs:
Family, friends and fools é um termo usado para se referir à família, amigos e investidores aos quais o empreendedor pode recorrer para conseguir ajuda financeira em um primeiro momento.
Assim, o 3 Fs é um método que envolve o apoio de pessoas de confiança para as primeiras fases do projeto.
- Equity crowdfunding:
Feito por meio de plataformas, é uma opção de investimentos para projetos com grandes ideias e possibilidade de crescimento.
Esse método permite que investidores possam auxiliar uma startup, aplicando dinheiro por meio de um computador, para, possivelmente, tornarem-se sócios dela.
- Business angels:
Os investidores-anjo fazem parte de um grupo de pessoas que investem certa quantia de dinheiro em novas startups ou em pequenas empresas.
Além da ajuda financeira, esses investidores podem oferecer uma rede de contatos, conselhos e acompanhamento próximo por uma porcentagem nos lucros do negócio.
- Venture capitalists:
Capitalistas de risco costumam apoiar financeiramente novas empresas que possuem potencial para crescimento a longo prazo, ou seja, eles assumem a possibilidade de os lucros não saírem como o planejado.
Essa é uma das principais formas de se obter um financiamento para o desenvolvimento de uma startup.
Para finalizar, como você pôde ver, são várias as possibilidades de se conseguir crédito para ajudar no crescimento do seu negócio.
Por isso, empreendedor, estude as opções apresentadas e opte por aquela que melhor se encaixa na sua realidade.