1. Sr. Mariano, tudo bem? Para que o senhor possa receber o auxílio-doença, também chamado de benefício por incapacidade temporária, você precisa cumprir alguns requisitos básicos. Primeiro, é necessário estar em dia com o INSS, ou seja, ter a chamada "qualidade de segurado" (ter contribuído recentemenLeia mais

    Sr. Mariano, tudo bem?

    Para que o senhor possa receber o auxílio-doença, também chamado de benefício por incapacidade temporária, você precisa cumprir alguns requisitos básicos. Primeiro, é necessário estar em dia com o INSS, ou seja, ter a chamada “qualidade de segurado” (ter contribuído recentemente). Em geral, também é preciso ter pelo menos 12 contribuições mensais antes de solicitar, mas algumas doenças e acidentes podem ser exceções a essa regra.

    A próxima etapa é agendar uma perícia médica no INSS (pelo site Meu INSS ou pelo telefone 135). Na perícia, leve todos os documentos médicos que comprovem sua condição, como laudos, exames e atestados recentes. O médico perito vai avaliar se a doença realmente te impede de trabalhar temporariamente. Se o auxílio for concedido, você receberá o benefício enquanto durar essa incapacidade.

    Ah, e caso você não tenha direito ao auxílio-doença, talvez seja possível pedir o Benefício Assistencial (BPC/LOAS), que é voltado para quem tem baixa renda e não pode contribuir ao INSS.

    Esses passos são o básico, mas para uma orientação mais detalhada, seria preciso conhecer mais informações sobre o seu caso.

    Espero ter ajudado! Caso tenha mais dúvidas, acesse nosso site: https://win.adv.br

     

    Winicius C. Lima

    Ver menos