1. Se o seu nome está sujo, você ainda tem direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Mesmo devendo, ninguém pode te discriminar ou te tratar de forma diferente por causa disso, principalmente em serviços essenciais, como água, luz e gás. Além disso, você tem direito de negociar suaLeia mais

    Se o seu nome está sujo, você ainda tem direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Mesmo devendo, ninguém pode te discriminar ou te tratar de forma diferente por causa disso, principalmente em serviços essenciais, como água, luz e gás. Além disso, você tem direito de negociar sua dívida com a empresa credora. Elas são obrigadas a te dar opções de pagamento, e a comunicação precisa ser clara, informando todos os detalhes da dívida, como valor total, juros e a data em que o nome foi negativado.

    Outra coisa importante é que, antes de te colocarem no SPC ou Serasa, a empresa tem que te avisar com pelo menos 10 dias de antecedência, para que você tenha a chance de regularizar a situação. Mesmo se você não puder pagar, as cobranças têm que ser feitas de maneira respeitosa, sem abusos, ligações o tempo todo ou ameaças.

    Agora, quanto às responsabilidades, é claro que você tem o dever de pagar a dívida. Se você reconhecer o débito, a melhor saída é negociar com a empresa e buscar um acordo que caiba no bolso. Também é importante manter seus dados de contato atualizados, porque, às vezes, o aviso de negativação não chega por conta de um número de telefone ou endereço desatualizado. Quando você quita a dívida, a empresa tem até 5 dias úteis para tirar seu nome dos cadastros de inadimplentes. Se isso não acontecer, você pode reclamar e exigir que façam a retirada.

    Então, mesmo com o nome sujo, você tem direitos como consumidor, mas também deve ficar atento às suas responsabilidades para resolver a dívida.

    Se precisar de mais alguma coisa, só perguntar!

    Advogado Osasco

    Ver menos
  2. Oi! Para mudar o nome empresarial por causa de casamento, o processo depende do tipo de empresa que você tem, mas basicamente é o seguinte: Certidão de Casamento: Primeiro, você precisa da certidão de casamento com o novo nome. Esse é o documento que vai servir de base para as mudanças. Alteração doLeia mais

    Oi! Para mudar o nome empresarial por causa de casamento, o processo depende do tipo de empresa que você tem, mas basicamente é o seguinte:

    1. Certidão de Casamento: Primeiro, você precisa da certidão de casamento com o novo nome. Esse é o documento que vai servir de base para as mudanças.
    2. Alteração do Contrato Social: Se a sua empresa for uma LTDA ou EI, você vai precisar fazer uma alteração no contrato social para atualizar seu nome. Se for MEI, dá pra fazer tudo pelo site do governo, bem mais simples.
    3. Junta Comercial: Depois, você protocola essa alteração na Junta Comercial do seu estado. Eles vão validar o novo contrato com seu nome atualizado.
    4. CNPJ (Receita Federal): Com a alteração aprovada, você faz a atualização no CNPJ pelo site da Receita Federal. Eles pedem pra você corrigir o cadastro com o novo nome.
    5. Demais Órgãos e Fornecedores: Por fim, não esquece de atualizar seu nome com a prefeitura (pro alvará), bancos e fornecedores.

    Documentos:

    • Certidão de casamento.
    • Alteração contratual (se for o caso).
    • RG e CPF atualizados (se for aplicável).
    • Contrato social e CNPJ da empresa.

    Esse processo garante que tudo fique certinho nos documentos da empresa. Qualquer dúvida mais específica, dá um toque!

    Advogado Osasco SP

    Ver menos