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Como fazer pesquisa de mercado?
Boa tarde Junior. A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta que vai orientar o empreendedor, o potencial empresário, o empresário e administradores de empresas no conhecimento do mercado e na definição das estratégias empresariais. A ferramenta vai possibilitar uma visão ampla do negócio, coLeia mais
Boa tarde Junior. A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta que vai orientar o empreendedor, o potencial empresário, o empresário e administradores de empresas no conhecimento do mercado e na definição das estratégias empresariais.
A ferramenta vai possibilitar uma visão ampla do negócio, considerando todos os componentes do mercado que vão impactar na atuação da empresa, esteja ela em momento de criação ou de inovação, expansão ou relocalização.
1- Defina o objetivo da pesquisa
O que você quer descobrir com ela? Pode ser para definir a qualidade e a variedade dos produtos, ajustar preços ou dimensionar o tamanho da equipe de vendas, por exemplo.
2- Estabeleça quem é o público-alvo da pesquisa
São os fornecedores, os consumidores ou os concorrentes? O público é definido com base no objetivo da pesquisa.
3- Defina o tamanho da amostra da pesquisa
Isto é, quantas pessoas deverão respondê-la.
4- Elabore um roteiro básico de perguntas
Elas devem ser simples, diretas e imparciais. Também devem ser testadas internamente antes de serem aplicadas aos consumidores e conter todos os aspectos que se deseja detectar.
5- Elabore o questionário
Inclua as perguntas já testadas e validadas.
6- Aplique o questionário
Apresento-o ao público-alvo da pesquisa, buscando ser isento.
7- Reúna os resultados
Depois de reunidos, analise as respostas.
Aprenda a fazer uma pesquisa de mercado.
Tudo o que você precisa saber sobre pesquisa mercadológica.
Curso gratuito Análise de negócio – pesquisa de mercado.
Ver menosEstou planejando abrir daqui um ano uma doceria, é um bom negócio ?
Boa tarde Samara. Uma casa de bolos e tortas é um tipo de negócio que está diretamente relacionado a momentos de alegria e prazer e comemorações, que podem ser traduzidos em sabores variados para atender ao gosto de cada cliente. A procura por tais produtos tem tido um aumento considerável nos últimLeia mais
Boa tarde Samara. Uma casa de bolos e tortas é um tipo de negócio que está diretamente relacionado a momentos de alegria e prazer e comemorações, que podem ser traduzidos em sabores variados para atender ao gosto de cada cliente. A procura por tais produtos tem tido um aumento considerável nos últimos anos devido, principalmente, ao crescimento da renda da população brasileira.
Como em vários negócios, nesse a criatividade é uma poderosa alavanca. Estamos no século XXI, onde impera o mundo digital; portanto, com competência, disposição e bom aproveitamento da tecnologia disponível, se pode iniciar um pequeno grande negócio a partir de casa. É o que estão fazendo centenas de pessoas no Brasil.
O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar uma casa de bolos e tortas.
Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-casa-de-bolos-e-tortas,30687a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Ver menosComo abrir uma doceria?
Boa tarde Dilene. Uma casa de bolos e tortas é um tipo de negócio que está diretamente relacionado a momentos de alegria e prazer e comemorações, que podem ser traduzidos em sabores variados para atender ao gosto de cada cliente. A procura por tais produtos tem tido um aumento considerável nos últimLeia mais
Boa tarde Dilene. Uma casa de bolos e tortas é um tipo de negócio que está diretamente relacionado a momentos de alegria e prazer e comemorações, que podem ser traduzidos em sabores variados para atender ao gosto de cada cliente. A procura por tais produtos tem tido um aumento considerável nos últimos anos devido, principalmente, ao crescimento da renda da população brasileira.
Como em vários negócios, nesse a criatividade é uma poderosa alavanca. Estamos no século XXI, onde impera o mundo digital; portanto, com competência, disposição e bom aproveitamento da tecnologia disponível, se pode iniciar um pequeno grande negócio a partir de casa. É o que estão fazendo centenas de pessoas no Brasil.
O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar uma casa de bolos e tortas.
Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-casa-de-bolos-e-tortas,30687a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Ver menosComo fazer pesquisa de mercado?
Boa tarde Pedro. A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta que vai orientar o empreendedor, o potencial empresário, o empresário e administradores de empresas no conhecimento do mercado e na definição das estratégias empresariais. A ferramenta vai possibilitar uma visão ampla do negócio, conLeia mais
Boa tarde Pedro. A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta que vai orientar o empreendedor, o potencial empresário, o empresário e administradores de empresas no conhecimento do mercado e na definição das estratégias empresariais.
A ferramenta vai possibilitar uma visão ampla do negócio, considerando todos os componentes do mercado que vão impactar na atuação da empresa, esteja ela em momento de criação ou de inovação, expansão ou relocalização.
1- Defina o objetivo da pesquisa
O que você quer descobrir com ela? Pode ser para definir a qualidade e a variedade dos produtos, ajustar preços ou dimensionar o tamanho da equipe de vendas, por exemplo.
2- Estabeleça quem é o público-alvo da pesquisa
São os fornecedores, os consumidores ou os concorrentes? O público é definido com base no objetivo da pesquisa.
3- Defina o tamanho da amostra da pesquisa
Isto é, quantas pessoas deverão respondê-la.
4- Elabore um roteiro básico de perguntas
Elas devem ser simples, diretas e imparciais. Também devem ser testadas internamente antes de serem aplicadas aos consumidores e conter todos os aspectos que se deseja detectar.
5- Elabore o questionário
Inclua as perguntas já testadas e validadas.
6- Aplique o questionário
Apresento-o ao público-alvo da pesquisa, buscando ser isento.
7- Reúna os resultados
Depois de reunidos, analise as respostas.
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Ver menosComo abrir uma saladeria?
Boa tarde Fernanda. Para registrar uma empresa, a primeira providência é contratar um contador – profissional legalmente habilitado -, para elaborar os atos constitutivos da empresa, auxiliá-lo na escolha da forma jurídica mais adequada para o seu projeto e preencher os formulários exigidos pelos órLeia mais
Boa tarde Fernanda. Para registrar uma empresa, a primeira providência é contratar um contador – profissional legalmente habilitado -, para elaborar os atos constitutivos da empresa, auxiliá-lo na escolha da forma jurídica mais adequada para o seu projeto e preencher os formulários exigidos pelos órgãos públicos de inscrição de pessoas jurídicas.
O contador pode informar sobre a legislação tributária pertinente ao negócio. Mas, no momento da escolha do prestador de serviço, deve-se dar preferência a profissionais indicados por empresários com negócios semelhantes. Para legalizar a empresa, é necessário procurar os órgãos responsáveis para as devidas inscrições. As etapas do registro são:
1- Junta Comercial;
2- Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
3- Secretaria Estadual da Fazenda;
4- Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;
5- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (a empresa ficará obrigada ao recolhimento anual da Contribuição Sindical Patronal).
6- Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”.
7- Corpo de Bombeiros Militar.
8- Visita à prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para fazer a consulta de local.
9- Obtenção do alvará de licença sanitária – adequar às instalações de acordo com o Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas). Em âmbito federal a fiscalização cabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estadual e municipal fica a cargo das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde (quando for o caso).
10- Preparar e enviar o requerimento ao Chefe do DFA/SIV do seu Estado para, solicitando a vistoria das instalações e equipamentos.
11- Registro do produto (quando for o caso).
A vistoria no estabelecimento segue o código sanitário vigente e é feita pelos fiscais da prefeitura local. As empresas que fornecem serviços e produtos no mercado de consumo devem observar as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). O CDC, publicado em 11 de setembro de 1990, regula a relação de consumo em todo o território brasileiro, na busca de equilibrar a relação entre consumidores e fornecedores.
O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar um restaurante de caldos e saladas.
Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-restaurante-de-caldos-e-saladas,e8297a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Salada no pote delivery: como montar, vender e ganhar dinheiro?
Ver menosComo abrir uma copiadora em casa?
Boa tarde Alexsander. Os serviços de uma copiadora são muito necessários, principalmente em faculdades, colégios, cursos, ou próximo de fóruns ou outros órgãos onde resolvemos coisas burocráticas. Além do mais, seu custo para montar a estrutura é muito baixo e o retorno é excelente. 1- Quanto investLeia mais
Boa tarde Alexsander. Os serviços de uma copiadora são muito necessários, principalmente em faculdades, colégios, cursos, ou próximo de fóruns ou outros órgãos onde resolvemos coisas burocráticas. Além do mais, seu custo para montar a estrutura é muito baixo e o retorno é excelente.
1- Quanto investir para montar uma copiadora
O maior investimento é referente às máquinas necessárias para fazer o serviço das cópias. Dependendo do local você terá que ter mais de uma, até umas 4. As máquinas precisam ser de qualidade, já que quanto mais elas conseguirem produzir automaticamente, mais você consegue lucrar e menos trabalho terá. Por isso a estimativa é que você invista de R$2.000 a R$3.500 para montar o seu negócio.
2- A escolha do local ideal
A ideia é estar presente onde as pessoas mais precisam desse tipo de serviço. Pense como: Onde você acha que as pessoas mais precisam de serviços de copiadora? Comprar alguns livros hoje em dia é muito caro e estudantes precisam do conteúdo com frequência. Optar por locais próximos a faculdades, escolas, cursos e outro tipo de ensino é a melhor opção. Também vale a pena montar uma copiadora próxima a biblioteca ou outros órgãos que trabalhem com xeros de documentos.
Próximo à SACs, fóruns, cartórios e outros locais como esse é sempre uma ótima escolha também. O fluxo de cópias para esses locais também é bem grande. Então já sabe, antes de instalar a sua copiadora, faça uma pesquisa para achar o local ideal com essas características.
3- Estrutura necessária
Você não vai precisar de um local grande, mas é importante que seja bem ventilado e longe de umidade. Algo em torno de 20 metros quadrados é suficiente para você desempenhar todas as suas funções com tranquilidade. Você não precisar comprar muitos móveis para equipar o local, só será preciso mesas para as máquinas, um balcão, computador, bancos, uma cadeira, um caixa e um equipamento para ventilação (pode ser um ventilador ou um ar condicionado).
O item mais importante da sua estrutura tem a ver com a máquina de fazer cópias. Existem os tipos que copiam folha por folha, enquanto outros que copiam várias ao mesmo tempo, que são muito mais rápidas e te dão mais possibilidades.
4- Vale a pena comprar máquinas usadas para uma copiadora?
Por mais que não seja muito caro comprar máquinas copiadoras novas, algumas pessoas ficam pensando se não vale a pena comprar uma dessas usadas, já que dessa forma dá para gastar menos dinheiro e deixa-lo como capital de giro. Em alguns negócios comprar equipamentos usados é uma boa saída, mas no caso de como montar uma copiadora isso pode ser uma grande cilada. Até porque se você não for um especialista, pode não conseguir detectar um problema grave em uma máquina como essa à primeira vista.
5- Acrescente outros serviços ao seu negócio
As mesmas pessoas que procuram serviços de uma copiadora, precisam de outros serviços. É uma ótima sacada se você os introduzir no seu negócio. Primeiro que eles não exigem um alto investimento e segundo porque eles podem te dar um ótimo lucro. Serviços como encadernação, plastificação, escaneamento de imagens, são como complementos de quem precisa de uma cópia de algum documento. Outro serviço interessante é o de impressão.
Agregando mais valor ao seu negócio você consegue atrair um número maior de pessoas, com um investimento zero para realiza-los. A ideia é justamente solucionar todos os problemas do seu cliente em um só local.
6- Dá para ganhar dinheiro com uma copiadora?
Isso vai depender de muita coisa, desde o local escolhido às máquinas. É possível que você ganhe de R$2.000 a R$4.500 com uma copiadora. Quando melhor a localização e a estrutura que você tiver maiores são as possibilidades de ganho. Montar uma copiadora dá dinheiro, mas depende exclusivamente do seu trabalho e das suas escolhas.
O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, CNAE, planejamento e outros sobre como abrir ou montar um serviço de fotocópia.
Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-servico-de-fotocopia,39687a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Fonte: https://www.montarumnegocio.com/como-montar-uma-copiadora/
Ver menosComo vender massas alimentícias pela internet?
Boa tarde Lucas. 1- Escolha quais massas congeladas para vender você vai fazer Essa não é uma decisão que deve ser feita de forma aleatória, você precisa estudar o seu mercado. Uma das melhores formas de fazer isso é dando atenção especial aos consumidores locais. O que eles estão comprando? O que eLeia mais
Boa tarde Lucas.
1- Escolha quais massas congeladas para vender você vai fazer
Essa não é uma decisão que deve ser feita de forma aleatória, você precisa estudar o seu mercado. Uma das melhores formas de fazer isso é dando atenção especial aos consumidores locais. O que eles estão comprando? O que eles estão buscando? O que está sendo uma novidade? Para isso você também pode ir a mercadinhos e supermercados analisar a parte de congelados. Observe o que mais está saindo, observe quais são os tipos de produtos que ficam no freezer e vá anotando tudo.
Depois disso é montar o seu cardápio. Por mais que dê vontade de sair fazendo de tudo, escolha umas três ou quatro opções e se esforce para ter o melhor produto possível com elas. Aí, a partir disso, você pode ir aumentando as opções de produtos. Você terá mais experiência com o seu negócio e até com a necessidade do seu consumidor.
2- Aprenda as técnicas de congelamento
Não adianta você ter um cardápio maravilhoso e variado de massas congeladas para vender se você não souber o mais importante: congelar os produtos sem danificar a sua qualidade. Por isso que o melhor a se fazer nesse sentido é buscar capacitação profissional de quem entende do assunto e pode te auxiliar com técnicas e macetes que só quem tem experiência conhece.
Se você quer mesmo ganhar dinheiro com massas congeladas é fundamental que esteja disposto a investir na sua capacitação profissional. Isso não só vai te ajudar a fazer com que os produtos congelados tenham qualidade, mas também vai te ajudar a se destacar da sua concorrência.
3- Ofereça seus produtos para revendedor
Já parou para observar o quanto se vende desse tipo de produto em mercados e até padarias? Então. Você precisa fazer uma lista dos seus possíveis clientes e começar a entrar em contato para tentar marcar uma reunião. Chegando lá apresente o seu produto congelado e fresco, fale sobre os cuidados de toda a produção, ofereça um preço justo e tente fechar negócio. Se você conseguir parceria só com alguns estabelecimentos do seu bairro, já conseguirá um bom faturamento todos os meses.
4- Não se esqueça da divulgação
Hoje em dia não tem como deixar de aproveitar algumas ferramentas que a internet nos trouxe para divulgação de um produto ou serviço. As redes sociais têm um poder absurdo que a gente nem imagina. Por isso, assim que você já tiver a sua marca, crie um perfil nas redes sociais. Apresente o seu negócio de forma clara e objetivo, coloque os meios de comunicação com você, faça promoções, poste fotos bonitas… Interaja com o seu público.
O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, CNAE, planejamento e outros sobre como abrir ou montar um serviço de alimentos congelados.
Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-servico-de-alimentos-congelados,0a187a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Fonte: https://www.montarumnegocio.com/massas-congeladas-para-vender/
Vender na internet: conheça 10 dicas de sucesso.
Conheça todas as etapas da venda virtual.
Curso gratuito Como Vender pela Internet.
Ver menosComo aumentar a venda de laços pela internet?
Boa tarde Denise. Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. Mas, para alcançar sucesso no universo online, é preciso estar atento a fatores-chave do mercado digital. Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web poLeia mais
Boa tarde Denise. Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. Mas, para alcançar sucesso no universo online, é preciso estar atento a fatores-chave do mercado digital. Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podem não decolar. O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.
1. Esteja preparado para entrar na internet
Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing… Elabore um Plano de Negócios. Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.
2. Tenha um site 100% funcional
Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.
3. Seja verdadeiro
Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.
4. Possua obsessão pela logística
Não existe contato físico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre!
5. Ofereça multicanais ao cliente
É necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site. É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante e depois da compra.
6. Monte uma equipe preparada e bem treinada
Para cuidar do conteúdo, do design, de questões relacionadas à tecnologia da informação e ao marketing. Todos esses profissionais devem conversar, interagir, integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.
7. Anuncie
Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas). Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet: por links patrocinados (destaques do empreendimento em mecanismos de busca como Google e Yahoo) ou pelas mídias sociais.
8. Invista em SEO (Search Engine Optimization)
A tradução do termo, Otimização para Mecanismos de Buscas, já diz muito. O trabalho de SEO é otimizar um site e direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo. Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.
9. Tenha um site seguro
Há diversas empresas que oferecem serviço de proteção ao site, análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações seguras. É preciso avaliar a solução ideal para o porte do negócio, mas não se pode deixar de garantir segurança ao cliente no momento da compra, pois este é um dos fatores mais determinantes de compra no mercado digital.
10. Invista na gestão do negócio
O Back Office (“a parte de trás do balcão”) representa a estrutura física completa dos bastidores do website de uma loja virtual e é fundamental gerenciá-lo para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado.
Vender na internet: conheça 10 dicas de sucesso.
Conheça todas as etapas da venda virtual.
Venda pela Internet.
Curso gratuito Como Vender pela Internet.
Ver menosComo atrair clientes em loja virtual?
Boa tarde Antonieta. A captação de novos clientes é almejada por qualquer negócio que preze pelo seu atendimento. É uma forma óbvia de expandir a atuação do seu empreendimento, bem como trazer resultados satisfatórios ao fim de cada mês. Mas é consistente? Depender sempre de novos clientes pode serLeia mais
Boa tarde Antonieta. A captação de novos clientes é almejada por qualquer negócio que preze pelo seu atendimento. É uma forma óbvia de expandir a atuação do seu empreendimento, bem como trazer resultados satisfatórios ao fim de cada mês. Mas é consistente? Depender sempre de novos clientes pode ser uma armadilha e a solução para isso é uma só: tenha clientes leais.
A lealdade de um cliente a uma marca específica depende de diversos fatores. De início, algo que comumente lhe chama a atenção é o preço, pois o cliente que sabe o que quer está sempre em busca da melhor relação custo/benefício. Tenha consciência desse fator importantíssimo, realize pesquisas de mercado e confira os preços de produtos ou serviços similares aos seus no mercado e utilize essa informação como ponto de partida para sua própria precificação. Um preço alto demais pode afastar um cliente em potencial.
Pesquisas apontam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais e o brasileiro lidera o ranking. Consequentemente, o seu cliente também está presente nas redes sociais. Apenas criar o perfil da empresa não é suficiente para uma boa divulgação nas redes sociais. É necessário manter a página constantemente atualizada e em constante comunicação com o consumidor, respondendo perguntas, críticas e sugestões, além de produzir conteúdos atrativos para o seu cliente. O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.
1- Esteja preparado para entrar na internet
Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing… Elabore um Plano de Negócios. Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.
2- Tenha um site 100% funcional
Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.
3- Seja verdadeiro
Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.
4- Tenha uma lista de e-mails dos clientes
Por meio da lista de e-mails, você pode atrair mais clientes. Você pode enviar newsletter, cupons promocionais, além de outros materiais que ajudem a fidelizar os consumidores de outra maneira. Essa mesma dica vale para os números de telefone, sendo bacana mandar mensagens, criar grupos de Whatsapp, compartilhar eventos, etc.
5- Faça promoções pelas redes sociais
Mesmo que elas tenham um pequeno custo, são uma ótima maneira de chamar atenção e atrair mais clientes para o salão em longo prazo. Assim, faça promoções em datas especiais, ofereça descontos em determinados procedimentos e sorteie kits de beleza. Com isso, você aumenta a audiência e conquista novos clientes.
Como atrair a lealdade de seus clientes.
Como utilizar as redes sociais para promover o seu negócio.
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Ver menosComo montar loja de roupa infantil?
Boa tarde Larissa. 1- Faça uma pesquisa de mercado Antes de montar uma loja de roupas infantis, procure realizar uma pesquisa de mercado com o objetivo de verificar quantas crianças existem na sua região. Uma forma de obter esse número é consultar o site do IBGE. Dessa forma, pode-se mensurar o númeLeia mais
Boa tarde Larissa.
1- Faça uma pesquisa de mercado
Antes de montar uma loja de roupas infantis, procure realizar uma pesquisa de mercado com o objetivo de verificar quantas crianças existem na sua região. Uma forma de obter esse número é consultar o site do IBGE. Dessa forma, pode-se mensurar o número potencial de clientes para a sua loja e se a abertura dela é realmente viável como negócio.
Avalie também, com atenção, o público-alvo. É necessário ter em vista a faixa etária das crianças que a sua loja atenderá, quais tipos de roupas elas costumam vestir e a renda dos pais, os reais compradores. Caso a região escolhida seja conhecida por ter moradores menos abastados financeiramente, por exemplo, não faz muito sentido abrir uma loja que vende roupas muito caras, de grife, para crianças.
Procure também ficar atento às tendências infantis da atualidade, já que as crianças também influenciam nas compras dos pais. Fatores culturais, tais como os desenhos animados e super-heróis mais populares do momento, devem ser levados em consideração na hora de compor o seu estoque. Busque ter em sua loja produtos que sejam inspirados no imaginário das crianças.
2- Escolha um bom ponto de venda
Se você deseja ser dono de uma loja de roupas infantis, busque uma região cuja localização seja ideal para instaurar o comércio. Faça uma pesquisa de campo para avaliar se o local de sua escolha realmente necessita de uma nova loja de roupas infantis. O lugar precisa ser estratégico e deve ser um ambiente onde haja um grande fluxo de pessoas interessadas em comprar roupas para crianças.
Pense no tamanho que você deseja para a sua loja. A estrutura precisa ter espaço para estoque, provadores, vitrine e caixas e ser aconchegante para os clientes. A contratação de funcionários vai depender do tamanho da sua loja.
Quanto ao ponto de venda, analise ainda outros aspectos, como a forma de promover a loja na região, o estacionamento para clientes, o fluxo diário de pedestres e a facilidade para chegar à loja por meio de transporte público. Shopping centers são pontos de venda ideais. Contudo, há outras localizações também interessantes. Faça uma boa pesquisa para encontrar o local ideal para o seu negócio.
3- Estude a sua concorrência
Cheque quantas lojas de roupa infantil há no seu entorno. Faça uma listagem das principais e confira, com os próprios olhos, como a concorrência local opera. Analise os produtos que o concorrente oferece, a organização dos espaços, as formas de pagamento, os atributos do negócio alheio, as falhas na operação, a qualidade do atendimento e o que mais você conseguir enxergar.
Procure aprender com eles e a suprir demandas que eles não costumam dar a seus clientes. Não tente copiá-los, mas sim oferecer soluções melhores. Tenha sempre um diferencial na sua loja para atrair mais clientes.
4- Encontre bons fornecedores
Busque se aliar a marcas que são sucesso de vendas. Uma boa forma de averiguar isso é visitar as lojas dos concorrentes para saber quais são os produtos mais vendidos. Você pode ainda realizar uma pesquisa online para encontrar fornecedores mais exclusivos. Não esqueça de sempre atualizar o seu estoque com as novidades do momento.
Tente encontrar roupas com preço acessível para revenda e de boa qualidade. Não deixe de lado os conhecimentos em importação, já que é possível adquirir peças de roupa de países estrangeiros pagando pouco e conseguindo um lucro considerável.
5- Recrute funcionários
Os colaboradores são de extrema importância para o funcionamento de uma loja de roupas infantil, já que é com eles que é feito o primeiro contato com clientes. Escolha vendedores e gerentes que compreendam a especificidade do público-alvo, saibam se comunicar com os pais e tenham paciência para lidar com crianças.
O seu time de vendas e atendimento precisa ter bom senso e tato para encantar os clientes da loja. Portanto, treine-os adequadamente. É preciso levar em conta o funcionamento da mente dos pais, de não apenas vestir os seus filhos, como também vesti-los bem e deixá-los felizes.
6- Crie uma loja virtual
Após montar uma loja de roupas infantis, cogite a possibilidade de também abrir uma loja virtual. Dessa forma, você pode se beneficiar criando novas possibilidades de receita, já que o número de clientes que você pode alcançar pela web é bem maior do que na loja física.
Criar uma loja virtual de roupa infantil pode se tornar algo muito lucrativo. Procure gerar estratégias de vendas exclusivas para a rede, como bom atendimento via chat e promoções ofertadas nas redes sociais. Para montar a sua loja virtual, escolha a plataforma de venda ideal. É preciso que ela seja flexível para ser alterada conforme as suas necessidades. Um bom site faz toda a diferença para a gestão do negócio e para a experiência do cliente.
Montar uma loja de roupas infantis é um investimento que vale a pena de ser feito. Procure pesquisar, com atenção, os pontos colocados ao longo deste artigo e busque bons fornecedores e produtos de qualidade para a sua loja. Sobre o espaço da loja, não esqueça os pequenos e crie uma decoração lúdica para encantá-los enquanto experimentam as roupas. Pode-se também criar uma área recreativa para as crianças brincarem.
Fonte: https://www.escoladeecommerce.com/artigos/6-passos-para-montar-uma-loja-de-roupas-infantis/
Vestuário infanto-juvenil: aposte em um mercado crescente no país.
Ver menosComo vender produtos do ramo alimentar pela internet?
Boa tarde Yasmim. Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), constatou que o setor de venda de comida fatura uma média de R$ 24,12 bilhões de reais por ano e a tendência é que o setor fique cada vez mais forte e alcance maiores números. 1- Estrutura do negócio deLeia mais
Boa tarde Yasmim. Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), constatou que o setor de venda de comida fatura uma média de R$ 24,12 bilhões de reais por ano e a tendência é que o setor fique cada vez mais forte e alcance maiores números.
1- Estrutura do negócio de comida pela internet
Para vender alimentos pela internet você precisa investir em sua identidade na internet. É preciso ter um site, e perfis nas principais redes sociais. A sua base de produção poderá ser montada na sua casa. Para isso, no entanto, é necessário que você tenha em mente que tipo de comida irá oferecer, para saber os equipamentos necessários para a produção.
Será preciso também que você tenha espaço para montar as quentinhas, embalagens especiais e térmicas e que disponha de serviço de entrega. Se você tiver um dinheiro a mais para investimento você pode comprar uma moto, caso não dê para isso, você contrata um serviço de entrega terceirizada.
2- Escolhendo o nicho da comida
Trabalhar com alimento é sempre um bom negócio, mas para que você tenha sucesso com a venda de alimento pela internet você irá precisar escolher bem o nicho que irá produzir e comercializar. É preciso ser um alimento fácil de vender, prático e saboroso. Também é importante que a porção vendida sustente o consumidor, que provavelmente consumirá em horário de almoço, no intervalo do trabalho.
Comida congelada como lasanhas, escondidinhos e pizzas podem ser uma boa opção, mas o preparo precisa ser específico para que o congelamento não prejudique no sabor e nos nutrientes. Outra forma é vender o produto aquecido, aí você pode inovar e fazer um cardápio variado para atender a gostos diferentes. Esse segmento é o mais fácil de vender e que tem melhor retorno e venda.
3- Variação do cardápio
Uma das formas de vender comida pela internet é oferecendo um cardápio variado. Isso te dará maior alcance de pessoas e possibilitará maiores vendas dos seus produtos. Uma forma é fazer o prato de cada dia da semana. Alguns preferem investir ainda mais, oferecendo de 2 a 3 opções de prato por dia. Com opções de saladas e acompanhamento e até mesmo de sobremesa e sucos. Essa é uma forma de agregar mais valor a sua venda.
Para isso no entanto, é preciso de mais gente trabalhando com você na produção e uma estrutura mais embasada. Você também precisará contar com o serviço de entregas mais rápidos e mais funcionários nesse quesito.
4- Divulgação do negócio de comida pela internet
Se o seu negócio é vender comida pela internet, você precisa inovar nos meios de divulgação do seu produto também na internet. Além do seu site é preciso que você saiba utilizar a forma que as redes sociais tem. Se for possível, o ideal seria contratar um profissional de comunicação qualificado para fazer uma campanha de conteúdo. Isso com certeza te dará um retorno maior em relação as suas vendas. Quando você trabalha de forma segmentada, para o público certo, a coisa funciona de outra maneira.
Para vender comida online, a rede social mais forte seria o Instagram, mas o Facebook também precisa ser utilizado. Invista em fotos bonitas dos seus pratos que deixe as pessoas literalmente com água na boca. A primeira coisa a sentir atração pelo seu alimento são os olhos. Quando as pessoas constatarem que o sabor também é excelente, será uma chuva de pedidos todos os dias. A partir disso você também poderá utilizar o Whatsapp para comunicação e divulgação do seu cardápio diário.
5- A importância da higienização
Como você irá trabalhar com comida, é muito importante que mesmo montando um negócio em casa você se preocupe com todos os aspectos de higiene dos alimentos e com a sua boa conservação. Não levar isso em consideração é expor seus clientes a riscos sérios de infecção. Trabalhar com um ambiente sempre limpo e organizado. Outra coisa indispensável é utilizar equipamentos de higiene como luva, avental, touca e as vezes até máscara. Você também precisará manter as unhas sempre bem cortadas e limpas.
As embalagens da comida também precisam ser bem limpadas e manipuladas. Até a hora de chegar nas mãos do cliente é importante que o alimento e a embalagem que o envolta estejam em um aspecto limpo e não violado. A questão da higienização precisa chegar também aos entregadores. Eles precisam estar bem vestidos, com roupas limpas, mãos e unhas livres de sujeira e bem barbeados. A aparência contará muito nesse quesito.
6- Vender comida pela internet dá dinheiro?
É possível ganhar nos seis primeiros meses uma média entre R$ 5 a R$ 7 mil reais, mas isso dependerá exclusivamente de você. Dependerá de você investir na divulgação correta, escolher o nicho de comida mais atrativo e fazer um alimento completamente saboroso e seguindo as regras de higienização. Se seguir tudo à risca e trabalhar com o foco no crescimento, em pouco tempo você estará expandindo o seu negócio.
Fonte: https://www.montarumnegocio.com/como-vender-comida-pela-internet/
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Ver menosComo administrar o estoque de uma loja de roupas femininas?
Boa tarde Jaque. 1- Separe os artigos por categorias A primeira dica de como montar estoque de loja de roupas é básica, mas também essencial para iniciar uma adequada gestão. Consiste em categorizar os seus produtos, ou seja, separá-los conforme as suas principais características. De acordo com as sLeia mais
Boa tarde Jaque.
1- Separe os artigos por categorias
A primeira dica de como montar estoque de loja de roupas é básica, mas também essencial para iniciar uma adequada gestão. Consiste em categorizar os seus produtos, ou seja, separá-los conforme as suas principais características. De acordo com as suas mercadorias, portanto, pode separar os artigos conforme a indicação de gênero (masculino ou feminino), tamanhos, cores, tecido, tipo de produto (calças, vestidos, camisetas, etc) e demais aspectos.
2- Organize os itens conforme a categoria
Depois de separados os itens do seu estoque de loja de roupas, é a vez de organizá-lo. Assim, você pode armazenar os produtos por ordem de tamanho, por exemplo, contribuindo para a rapidez na hora de procurá-los. De acordo com as peculiaridades dos seus artigos e do espaço disponível é possível organizar o estoque de diferentes maneiras. O mais importante é que facilite a entrada e saída dos mesmos.
3- Crie procedimentos para o fluxo do estoque
Outra dica de como organizar um estoque de roupas é criando procedimentos para a entrada e saída do setor. Afinal, se não houver uma rotina a seguir, corre-se o risco de cada membro da equipe fazer um processo diferente. Se isso acontecer, são maiores as chances de retrabalho (quando alguém faz uma tarefa que o outro já fez), prejudicando a produtividade da equipe. Os processos podem ser simples e lógicos, mas é importante que sejam determinados e de conhecimento de todos.
4- Controle as entradas e saídas do setor
Mais um dos pontos fundamentais de como organizar um estoque de roupas é registrar todas as entradas e saídas do setor. Esse registro dos itens adquiridos, que entram no estoque, e os vendidos, que saem do estoque, torna viável o controle do estoque. Por sua vez, esse controle permite saber qual a quantidade de cada item presente no setor para posterior venda e quantos de cada item já foram comercializados. Essas informações garantem em estoque os produtos mais vendidos. Também possibilita que se conheça o comportamento de compra dos clientes.
5- Faça inventários periódicos do estoque
Os inventários consistem nos levantamentos a respeito da quantidade de cada produto que existe em estoque. Essa é uma tarefa que pode ser feita com a periodicidade, mensal, semanal até mesmo diária. O melhor é que quanto mais movimentado for o fluxo de entrada e saída do estoque, mais frequente sejam os inventários. Assim, consegue-se reduzir as rupturas do do seu estoque e, possíveis prejuízos e mesmo a perda de vendas por causa da falta de artigos.
6- Ouça o que o estoque tem a dizer
O estoque pode dizer muito sobre o seu público alvo e segmento de mercado. Por isso, você deve ouvir o que ele tem a dizer, o que é feito por meio dos inventários. Mas não basta ter essas informações em mãos, é preciso interpretá-las. Assim, é possível identificar os meses que os clientes buscam mercadorias especificas, quais os produtos mais vendidos, quando a procura por eles cai e até mesmo que artigos só estão pegando pó. Tudo isso ajuda a manter o seu estoque com as quantidades certas de cada item.
7- Implante o sistema de código de barras
Já para organizar um estoque de roupas com eficiência e permitir que as saídas sejam mais ágeis, outra dica é implantar um sistema de código de barras. Dessa maneira, os produtos são etiquetados, contribuindo com a organização, mas também no seu gerenciamento. Afinal, com esse sistema é possível tornar mais fácil o registro e controle de entradas e saídas do setor, bem como ter um cadastro mais detalhado. Isso porque, quando o código é passado no leitor, são visíveis mais informações sobre a mercadoria.
8- Otimize a relação com fornecedores
A relação com os fornecedores da sua loja de roupas também é parte importante da organização do estoque. Isto é, se eles não entregarem os produtos no prazo previsto, você pode ficar sem eles, prejudicando as suas vendas. Por isso, é essencial manter parcerias não só com os fornecedores que oferecem o melhor custo benefício, como também com os que são mais confiáveis. Outra dica é não depender de apenas um fornecedor. Assim, você evita problemas em caso de imprevistos e não fica refém dos seus preços, aumentando, dessa forma, seu poder de negociação e barganha.
9- Tenha um software de controle de estoque
Por fim, para montar e organizar um estoque de roupas, um programa para loja de roupa é um grande aliado. Todas as atividades que devem ser feitas no setor se tornam mais eficientes quando realizadas a partir desse sistema de gestão empresarial. Ele informatiza dados, conecta setores e automatiza procedimentos. Com isso, você consegue controlar o estoque com mais dinamismo e obter inventários completos e atualizados sempre que preciso.
Fonte: https://gestaoclick.com.br/blog/controle-de-estoque-loja-de-roupas
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