1. A certificação digital é uma exigência na nossa vida online: muitos procedimentos, especialmente os que têm base legal, precisam que você comprove que é você mesmo que está realizando a atividade ou ainda que é a sua empresa que solicitou determinada ação. A migração dos sistemas vagarosos presenciaLeia mais

    A certificação digital é uma exigência na nossa vida online: muitos procedimentos, especialmente os que têm base legal, precisam que você comprove que é você mesmo que está realizando a atividade ou ainda que é a sua empresa que solicitou determinada ação.

    A migração dos sistemas vagarosos presenciais para os modelos digitais quase instantâneos agrada a grande maioria das pessoas – mas exige também que se adequem para utilizá-los com segurança.

    Podemos pensar que, no fundo, são os certificados digitais que permitem que o mundo físico vá, a cada dia, migrando com mais força para o digital. Sim, porque muitos documentos só teriam validade, tempos atrás, com assinatura e reconhecimento em cartório – e hoje os certificados digitais permitem uma série de facilidades. Vamos conferir?

    Explicar de maneira bem direta quais são os tipos de certificados necessários para um negócio de maneira geral.

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  2. Conforme estabelecido pela Receita Federal, há possibilidade de incluir até 99 atividades secundárias para o negócio, embora sempre exista na documentação legal uma atividade principal para a empresa: que deve ser aquela que melhor descreve o que está sendo realizado no negócio.

    Conforme estabelecido pela Receita Federal, há possibilidade de incluir até 99 atividades secundárias para o negócio, embora sempre exista na documentação legal uma atividade principal para a empresa: que deve ser aquela que melhor descreve o que está sendo realizado no negócio.

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  3. É muito simples acrescentar uma atividade junto ao CNPJ já em funcionamento, mas trata-se de um procedimento legal: por isso mesmo, é importante conversar com o escritório contábil da sua empresa para realizar os trâmites corretamente. Para incluir atividades econômicas no CNPJ já existente, é preciLeia mais

    É muito simples acrescentar uma atividade junto ao CNPJ já em funcionamento, mas trata-se de um procedimento legal: por isso mesmo, é importante conversar com o escritório contábil da sua empresa para realizar os trâmites corretamente.

    Para incluir atividades econômicas no CNPJ já existente, é preciso também fazer uma alteração no Contrato Social da Microempresa (ME). Conforme legislação vigente, este contrato deve ser validado por todos os sócios e posteriormente enviado para a Junta Comercial,  a fim de que tenha valor legal.

    Da mesma forma como o procedimento que citamos acima, sobre troca de ramo de atividade, a inclusão de nova atividade precisa ser validada por todos os reguladores daquele novo código: se houver licença ambiental a ser solicitada, haverá este procedimento, aprovações de espaço físico, entre outras questões.

    Lembre-se de que a atividade econômica de uma empresa, ou o ramo de atividade como chamamos informalmente, é o que define para a fiscalização quais tipos de processos estão sendo realizados naquele ambiente, e portanto quais os riscos envolvidos para a saúde e segurança dos habitantes das proximidades, bem como para os funcionários e clientes da empresa. Tudo isso está definido neste simples código.

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  4. Você deve lembrar que quando está pesquisando como abrir uma ME se depara logo no início com as questões legais, especialmente a seleção da atividade econômica da empresa, de acordo com a Classificação CNAE. Pois então: o ramo de atividade da empresa é a atividade econômica selecionada, e  consta taLeia mais

    Você deve lembrar que quando está pesquisando como abrir uma ME se depara logo no início com as questões legais, especialmente a seleção da atividade econômica da empresa, de acordo com a Classificação CNAE.

    Pois então: o ramo de atividade da empresa é a atividade econômica selecionada, e  consta tanto no cartão CNPJ, aquele documento que é a “certidão de nascimento” da empresa, quanto no Contrato Social.

    Conforme falamos, é importante que a atividade real que está sendo praticada tenha relação com a que consta na documentação. Você mesmo já deve ter comprado algum item em uma loja e recebido uma nota fiscal de serviço, e vice-versa. É muito estranho, não é mesmo?

    Algumas vezes as empresas que praticam esse tipo de troca estão tentando burlar o processo legal: se uma atividade econômica da Classificação CNAE não pode ser MEI, o empresário acaba criando o negócio com uma atividade permitida similar.

    É preciso ter atenção a esse posicionamento porque esta prática é ilegal. Há órgãos de fiscalização verificando, e a concorrência também pode denunciar se uma empresa está trabalhando desta forma – o que torna muito mais fácil identificar as fraudes.

    Além do mais, a diferença entre MEI e ME, especialmente em relação à carga tributária, não é tão grande, e para que os negócios realmente cresçam é preciso estar de acordo com a lei.

    Mudando o CNAE de uma Microempresa (ME)

    Para mudar o ramo de atividade de uma ME, converse com seu contador para fazer a alteração do Contrato Social, indicando o novo código CNAE para a atividade pretendida. Em seguida, a alteração deve ser comunicada para todos os órgãos envolvidos na liberação para a prática da atividade selecionada.

    Esta fase onde é feita a comunicação com quem dá a permissão para execução das atividades vai desde a Junta Comercial, que terá então posse do novo Contrato Social da empresa, até licenciadores relacionados à saúde ou alimentação, quando necessário.

    Podemos usar como um bom exemplo uma empresa com atividade como o Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar (CNAE: 5620-1/04), onde a atuação da empresa é de manufatura e entrega de alimentos, passando para a instalação de um restaurante (5611-2/01). Embora seja uma atividade muito similar, e quando a empresa vai crescendo parece que está autorizada para servir alimentos neste formato, os códigos para as atividades têm exigências diferentes – inclusive sanitárias.

    Então para passar de uma atividade para a outra será preciso esse ajuste do Contrato Social e a comunicação oficial para Junta Comercial, Prefeitura e os outros órgãos – além da adequação conforme as exigências para o novo ramo da empresa.

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  5. Quando se fala em “ramo de atividade” estamos tratando especificamente disso: a atividade econômica na qual a empresa informa que atua. Essa classificação é feita de acordo com a CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Você pode consultar as opções de códigos na Consulta CNAE da ContLeia mais

    Quando se fala em “ramo de atividade” estamos tratando especificamente disso: a atividade econômica na qual a empresa informa que atua. Essa classificação é feita de acordo com a CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Você pode consultar as opções de códigos na Consulta CNAE da Contabilizei, que também pode te auxiliar a identificar o melhor para descrever o que você faz.

    Para finalidade documental, você precisa dizer nos procedimentos de abertura da sua empresa qual é o código que define a atividade que será executada – e é isso também que ajuda a definir os impostos, além de obrigações com funcionários, tipo de local onde a empresa pode atuar, entre uma série de questões.

    Pense só: um Restaurante, que utiliza gás de cozinha, trabalha com fogo, precisa de determinadas características físicas, terá certas responsabilidades com os funcionários, fará um descarte de lixo apropriado para o tipo de empresa. Esta atividade econômica é muito diferente, por exemplo, de um Escritório de Advocacia, onde somente os sócios trabalham, só com computadores e documentos. É por isso que as Prefeituras autorizam determinados tipos de negócio a funcionar somente em alguns locais, enquanto outros tipos têm mais liberdade para operar. E isso tudo muda quando você altera a CNAE da empresa.

    É por tudo isso que para realizar mudança no ramo de atividade da empresa também será preciso mexer na documentação, conforme vamos ver adiante.

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  6. Quando você abre um negócio, uma das bases mais importantes é buscar uma atividade econômica que esteja de acordo com o que a empresa irá oferecer, seja em produtos ou serviços. Algumas vezes a empresa começa com um foco específico, com uma atividade apenas, mas depois vai crescendo e desenvolvendoLeia mais

    Quando você abre um negócio, uma das bases mais importantes é buscar uma atividade econômica que esteja de acordo com o que a empresa irá oferecer, seja em produtos ou serviços.

    Algumas vezes a empresa começa com um foco específico, com uma atividade apenas, mas depois vai crescendo e desenvolvendo outros caminhos. Quando a mudança impacta na CNAE do negócio, é importante, sim, corrigir: se você não estiver praticando atividades econômicas conforme determinou na abertura da empresa, isso pode ser até mesmo um ato criminoso.

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  7. A questão da venda de itens mais simples é que o montante de vendas precisa ser maior para alcançar um valor mais alto de faturamento, e consecutivamente de lucro. Por exemplo, se você abre um negócio de venda de cachorro-quente e pratica um preço módico de R$10 a unidade, precisará vender 10 produtLeia mais

    A questão da venda de itens mais simples é que o montante de vendas precisa ser maior para alcançar um valor mais alto de faturamento, e consecutivamente de lucro. Por exemplo, se você abre um negócio de venda de cachorro-quente e pratica um preço módico de R$10 a unidade, precisará vender 10 produtos para atingir R$100 de faturamento naquele dia. Já se você resolveu comercializar roupas e cada peça tem o valor de R$50, com duas vendas você atinge o mesmo faturamento.

    Que fique claro que não tem certo e errado: embora a roupa pareça, no exemplo, trazer um faturamento maior com mais facilidade, você é quem sabe se é possível comercializar roupas de forma fácil ou se é melhor trabalhar com os cachorros-quente. Além disso, o faturamento não é lucro: é preciso verificar quanto você gastou comprando e revendendo as peças para ver se os R$100 faturados fazem sentido.

    Aproveite que você está pensando em como ganhar dinheiro com vendas para fazer um planejamento do seu negócio e identificar o melhor formato para sua empresa – lembre-se de que um escritório de contabilidade de verdade pode ser seu aliado nesses passos iniciais.

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  8. Escolhendo um tipo de negócio específico para fazer, mesmo sendo simples, dá para calcular metas e trabalhar para ter um rendimento interessante para a sua proposta: pode ser um complemento de renda, com o qual você irá atuar parte do seu tempo, ou mesmo uma necessidade de valor integral para seu suLeia mais

    Escolhendo um tipo de negócio específico para fazer, mesmo sendo simples, dá para calcular metas e trabalhar para ter um rendimento interessante para a sua proposta: pode ser um complemento de renda, com o qual você irá atuar parte do seu tempo, ou mesmo uma necessidade de valor integral para seu sustento.

    O quanto dá para ganhar, especialmente na área de vendas, deve ser pensado como um objetivo, e não como um limite. Algumas empresas que iniciam no tipo mais simples que existe no Brasil, como são os MEI, acabam se tornando grandes operações e mudando de patamar: isso depende da capacidade do vendedor de reconhecer uma boa oportunidade e também da disposição de tempo e investimento para alavancar esse negócio.

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  9. O ambiente escolar ou mesmo das faculdades recebe um público grande e por isso mesmo permite aos empreendedores iniciantes testar suas ideias e produtos. É nesse espaço que começaram muitos dos empresários de sucesso hoje – e desde cedo conseguiram uma renda interessante, seja ainda como complementoLeia mais

    O ambiente escolar ou mesmo das faculdades recebe um público grande e por isso mesmo permite aos empreendedores iniciantes testar suas ideias e produtos. É nesse espaço que começaram muitos dos empresários de sucesso hoje – e desde cedo conseguiram uma renda interessante, seja ainda como complemento de mesada ou seja como fonte de sustento mesmo. Veja aqui três itens queridinhos para este tipo de comércio:

    1.Doces

    Sim, as pessoas chegam logo após o almoço para uma aula e adoram ter a opção de comprar um doce para sobremesa. Investir em propostas inovadoras sempre é uma boa pedida: brigadeiro de morango, bombom com frutas, doces com bebidas alcóolicas. Use seus conhecimentos do público para quem vai ofertas as guloseimas para identificar as melhores opções.

    2.Bijuterias de produção própria

    A questão de comercializar sua produção na escola é uma vantagem muito grande, porque os consumidores não precisam desembolsar valores de transporte para recebê-los – você já entrega pessoalmente. Para itens que tem baixo custo, como bijuterias, este é um ponto interessante de ressaltar na hora da venda.

    3.Artesanatos

    Quando você está na escola ou na faculdade, pode perceber algum tipo de artesanato que faça sentido para aquela comunidade. Tabuadas e jogos personalizados, máscaras de tecido que ainda são utilizadas por alguns, gorros para proteção do frio – é possível perceber diversos itens que são necessários e propor para a clientela.

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  10. As ruas parecem um espaço um tanto desqualificado para pensar em vender um produto com o qual se pretenda realmente manter uma renda, mas não é bem assim. Há espaços bem interessantes – como as feiras em praças ou calçadas de lojas – que podem ser um ponto de vendas para você. Confira alguns produtoLeia mais

    As ruas parecem um espaço um tanto desqualificado para pensar em vender um produto com o qual se pretenda realmente manter uma renda, mas não é bem assim. Há espaços bem interessantes – como as feiras em praças ou calçadas de lojas – que podem ser um ponto de vendas para você. Confira alguns produtos que fazem sentido nesses espaços:

    1.Alimentos

    Você com certeza já esteve em um estacionamento de Food Trucks, não é mesmo? Antes do período de confinamento, esse era um dos programas mais frequentados por uma série de consumidores – e agora está de volta. Um carro desses pode lhe render um bom dinheiro, sabendo encontrar pontos onde haverá movimento para gerar boas vendas. Outro formato de comércio de alimentos na rua são pequenos quiosques – que podem até mesmo ser colocados em festas fechadas.

    2.Itens de brechó

    As feiras de rua movimentam muita gente, que quer ver o que há de diferente, curtir algumas atrações culturais e fazer compras de itens pouco usuais. Os brechós são um sucesso nesse formato: é bacana investir em produtos que possam ser diferentes, bem antigos ou mesmo muito modernos, e que tenham valor agregado na composição de um visual inovador.

    3.Acessórios Pet

    Se os pets vão às ruas com seus tutores, porque o comércio para eles não deveria ir também? Este é um modelo de vendas para animais de estimação interessante especialmente porque permite que o tutor experimente no bichinho os produtos que estão sendo vendidos, já que estão acompanhados por eles. Praças e feiras podem ser uma boa pedida.

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  11. A internet abriu um canal de vendas fantástico, e tem muita gente procurando o que vender pela internet. Através de redes sociais, muitos empreendedores encontraram seu nicho de mercado e acabaram criando até mesmo empresas gigantescas – a oportunidade está aí. Segundo a  44ª edição do WebShoppers,Leia mais

    A internet abriu um canal de vendas fantástico, e tem muita gente procurando o que vender pela internet. Através de redes sociais, muitos empreendedores encontraram seu nicho de mercado e acabaram criando até mesmo empresas gigantescas – a oportunidade está aí. Segundo a  44ª edição do WebShoppers, relatório elaborado pela Ebit Nielsen, os segmentos com maior número de vendas pelo meio digital são:

    1.Moda e Vestuário

    Mais de 40% dos itens contabilizados pela pesquisa nas transações online eram peças deste tipo. Aquele formato de vendas de porta em porta, onde a chamada sacoleira levava os itens para as clientes experimentarem e efetivava as vendas, migrou bastante para este modelo de comércio. A vendedora pode especializar-se em um segmento, como moda plus size ou calças jeans, e fazer uso de ferramentas digitais para divulgação dos produtos. A concretização da venda pode ou não ser digital: há formatos bastante simples para recebimento de valores, como o próprio pagamento por pix, que ajudam no começo do negócio.

    2.Saúde e beleza

    Respondendo com importantes 13% do total dos artigos vendidos online, este setor é outra febre dos brasileiros. Cosméticos, eletroeletrônicos que facilitam os cuidados pessoais e mesmo itens com algum benefício social ou ecológico tem ganhado a rede. Se antes era muito difícil encontrar produtos voltados para determinados segmentos, como a beleza negra ou mesmo linhas veganas, hoje está cada vez mais claro que a logística nacional permite aos compradores escolherem produtos de qualquer região do país. E é por isso mesmo que a demanda é maior a cada dia: os consumidores estão percebendo os benefícios de deixar de lado grandes marcas para se engajar em modelos mais sustentáveis e mais alinhados com seus valores.

    3.Acessórios

    O setor responde por quase 13% do montante também. Assim como o comércio de vestimentas, a venda de acessórios é muito procurada porque o consumidor percebe que as compras online podem sair mais em conta do que uma aquisição em lojas físicas. E é essa diferença de preço que atrai, mas não é o que fideliza. Quer dizer: sim, você pode montar uma loja online com semijoias de qualidade duvidosa e ganhar algum dinheiro no começo, mas se investir em um produto de excelência pode conquistar clientes por um longo período – e rentabilizar a empresa.

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  12. Nossas dicas para abrir um negócio sempre levam em consideração a identificação do empreendedor com o projeto: é vital para o bom andamento da empresa que o principal envolvido com as atividades tenha interesse naquilo que desenvolve. É dessa mesma forma que se responde o que é mais fácil vender: aqLeia mais

    Nossas dicas para abrir um negócio sempre levam em consideração a identificação do empreendedor com o projeto: é vital para o bom andamento da empresa que o principal envolvido com as atividades tenha interesse naquilo que desenvolve.

    É dessa mesma forma que se responde o que é mais fácil vender: aquilo com o que você se identifica mais será muito mais simples de trabalhar. É por isso que a maioria das vendedoras de roupas femininas são mulheres – elas conhecem as vantagens dos produtos, e podem concretamente exaltá-las. Se você tem gosto pela culinária, poderá ressaltar o diferencial da sua própria produção – e assim por diante.

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