Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Produtos ampliados: saída para conquistar e se manter no mercado

Produtos ampliados: saída para conquistar e se manter no mercado

Salões de beleza podem facilmente aliar a prestação de serviço à venda de protutos

Durante os dois últimos séculos o grande esforço do setor produtivo foi fazer mais com menos – meta alcançada em praticamente todas as atividades produtivas e que resultou em uma oferta de produtos maior que a capacidade de consumo. Isso é ganho para o consumidor, pois há disponível no mercado produtos cada vez mais baratos.

O custo dos produtos cai a cada novo lançamento. Isto torna a estratégia de redução de custo um caminho de alto risco, e por isso as organizações se esforçam para diversificar suas ofertas. Inovar, agregar valor e diferenciar passaram a ser palavras de ordem.

É neste contexto que se amplia as oportunidades no setor Serviços. Estamos falando de serviços como elemento agregador de valor. A ideia é “ampliar” os produtos: vender produtos mais serviços ou casar serviços com produtos.

É fácil ver esta aliança de produtos e serviços na hora de comprar móveis modulados, muitas lojas oferecem serviços de decoração, montagem e assistência técnica.

Nos salões de beleza e barbearias, é possível comprar shampoo e cremes recomendados pelo profissional que nos atendeu, que também indica como melhor cuidar dos cabelos, por exemplo.

O empreendedor que percebe e responde a estas novas regras do mercado consegue se diferenciar e atrair e chegar a novos clientes. Mas não e fácil trabalhar o conceito de oferta de produto ampliado, pois exige alianças e novas regras de relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros que viabilizem novo mix.

Este é um desafio que aumenta a cada dia. Mas lembre-se a concorrência já começa a incorporar esta prática!

Edição: Fernanda Peregrino, da F&C Comunicação e Projetos.

Sebrae

Sebrae

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

You must login to add a comment.

Posts relacionados