Durante os dois últimos séculos o grande esforço do setor produtivo foi fazer mais com menos – meta alcançada em praticamente todas as atividades produtivas e que resultou em uma oferta de produtos maior que a capacidade de consumo. Isso é ganho para o consumidor, pois há disponível no mercado produtos cada vez mais baratos.
O custo dos produtos cai a cada novo lançamento. Isto torna a estratégia de redução de custo um caminho de alto risco, e por isso as organizações se esforçam para diversificar suas ofertas. Inovar, agregar valor e diferenciar passaram a ser palavras de ordem.
É neste contexto que se amplia as oportunidades no setor Serviços. Estamos falando de serviços como elemento agregador de valor. A ideia é “ampliar” os produtos: vender produtos mais serviços ou casar serviços com produtos.
É fácil ver esta aliança de produtos e serviços na hora de comprar móveis modulados, muitas lojas oferecem serviços de decoração, montagem e assistência técnica. Nos salões de beleza e barbearias, é possível comprar shampoo e cremes recomendados pelo profissional que nos atendeu, que também indica como melhor cuidar dos cabelos, por exemplo.
O empreendedor que percebe e responde a estas novas regras do mercado consegue se diferenciar e atrair e chegar a novos clientes. Mas não e fácil trabalhar o conceito de oferta de produto ampliado, pois exige alianças e novas regras de relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros que viabilizem novo mix.
Este é um desafio que aumenta a cada dia. Mas lembre-se a concorrência já começa a incorporar esta prática!
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Edição: Fernanda Peregrino, da F&C Comunicação e Projetos.