Passar muito tempo trancado em casa não é bom, concorda? Se não é bom para você, também não é bom para o seu cachorro! Afinal, o cachorro precisa passear, se divertir, explorar novos lugares, se exercitar e gastar energia.
Tudo isso vai deixar seu amigo peludo mais feliz e saudável! Por isso, mesmo que, no primeiro passeio do seu cão, ele fique muito agitado por não estar familiarizado com as ruas, e não quiser passear, não desista.
Seja paciente e encoraje o seu animal de estimação a passear, porque os cães precisam passear. Confira alguns benefícios de levar o seu cão para passear todos os dias!
Ajudar a Queimar Energia
Se você tem um peludo inquieto em casa, sabe como é difícil ajudá-lo a queimar energia, certo? Não importa o quanto você brinque com ele, será difícil para você atender a todas as necessidades de um cachorro, porque o cão precisa de uma caminhada!
Ao passear com o cachorro, ele perde o foco e fica um pouco cansado. À medida que ele volta para casa menos agitado, a probabilidade de ele se agachar no sofá ou comer seu sapato favorito diminui.
A frequência com que você deve levar seu cachorro para passear depende muito do temperamento do animal e de onde ele mora. Filhotes muito inquietos precisam passear pelo menos duas vezes ao dia. Os animais que se acalmaram e têm acesso ao quintal só precisam uma vez por dia.
Para cães que moram em apartamento e só urinam na rua, é melhor ensiná-los a urinar no tapete do vaso sanitário, saindo de casa apenas para passear.
Ajuda a controlar o peso
Passear com o seu cão é um bom exercício para si e para o seu cão, porque ajuda o seu cão a manter um peso adequado, o que significa prevenir a obesidade tanto para humanos como para cães. Lembre-se que cães obesos tendem a desenvolver problemas motores e cardíacos, entre outros.
Estimulando os instintos do seu cão
Sim, seu amigo peludo adora farejar novos lugares, determinar quem esteve lá e marcar território. Para isso, o cão precisa de uma caminhada. Com esses truques diários, você permite que seu cão reconheça as coisas pelo cheiro, descobrindo um novo mundo fora de casa!
Ajuda a controlar o estresse e a ansiedade
Seu animal de estimação é daqueles caras que choram quando você chega ou sai? Não importa quais sinais de ansiedade ele mostre, passear com o cachorro o acalmará e deixará seu amigo peludo mais calmo!
Ajuda na socialização
Durante a caminhada, o animal conhecerá muitas pessoas e outros animais. Portanto, esses passeios devem ser feitos desde o momento em que o filhote ainda é filhote. Após 15 dias do dia da última vacinação, ele estará pronto para ver o mundo.
Durante o passeio, o cão aprenderá a viver em locais mais frequentados, o que significa que precisa caminhar para se socializar.
Fortalecendo o vínculo do dono
Mostrar ao seu animal de estimação que você é o dono nem sempre é fácil. Afinal, a maioria dos tutores caninos nem pensa muito em estabelecer essa hierarquia, não é?
No entanto, diariamente, deve-se mostrar ao animal que o tutor é quem dá as ordens. Ao passear com seu animal de estimação, esse tipo de interação pode ser facilitado.
Afinal, além do tutor e do fofo passarem mais tempo juntos, interagindo, quem vai guiar o passeio é a pessoa. Isso ajudará a melhorar a relação entre animais e humanos, além de aumentar a capacidade de obedecer e definir quem dá ordens!
Marcação de Território
É normal que no passeio, seu cachorro queira fazer xixi em postes e muros. É assim que ele marca seu território e mostra aos outros que está na área. Isso é instintivo e importante para os animais.
Estimulação da defecação
Caminhar também estimula a defecação. Então, o exercício ajuda a manter o trato intestinal do seu animal de estimação saudável.
Já que as chances dele fazer cocô durante a caminhada são muito altas, não esqueça de pegar uma sacola para pegar e jogar fora o cocô do seu pet, ok?
Deixa o cachorro feliz
O primeiro passeio pode ser um pouco difícil. Às vezes o animal se assusta com o movimento e até tenta ir para casa. No entanto, com cuidado e amor, você pode ensiná-lo a gostar de passear.
Assim, além de ter todas as vantagens citadas, seu amigo peludo ficará mais feliz e saudável em casa.