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Posicionamento de mercado: é possível ser mais reconhecido!

Posicionamento de mercado: é possível ser mais reconhecido!

O mercado está cada vez mais competitivo, seja para uma empresa distribuidora de forno elétrico de embutir ou uma rede farmacêutica.

Portanto, para que uma companhia possa alcançar o sucesso, é de suma importância se destacar da concorrência e ocupar um posicionamento de autoridade em seu nicho de mercado.

Um posicionamento de mercado que faça com que o público-alvo de uma empresa a reconheça com bons olhos, pode ser conquistado a partir do momento em que a empresa estuda o mercado em que está inserida e coloca em prática estratégias voltadas para a conquista desse posicionamento.

Neste texto iremos falar mais sobre o que é exatamente o posicionamento de mercado e como defini-lo para que a sua empresa seja mais reconhecida em sua área de atuação. Acompanhe.

O que é posicionamento de mercado?

De forma geral, o posicionamento de mercado pode ser resumido no posicionamento de destaque que uma empresa ocupa com seus produtos e ou serviços, a partir das preferências de seu público-alvo.

Uma empresa que comercializa tendas para eventos, por exemplo, e quer colocar em prática estratégias para o seu posicionamento de mercado, mapeia sua área de atuação e define o público ao qual deseja atender e assim, promove iniciativas para que o público se identifique com a marca e com seus valores.

Por meio do mapa de posicionamento uma empresa consegue identificar no nicho de mercado em que atua, quais produtos e serviços os consumidores mais consideram. 

Entre as vantagens do posicionamento de mercado, podemos citar:

  • Reforço da competitividade;
  • Fidelização de clientes;
  • Direcionamento das estratégias;
  • Comunicação dos valores da marca.

Como definir o posicionamento de mercado para sua empresa ser reconhecida?

Para que a definição do posicionamento de mercado seja assertiva, como já mencionamos, é importante mapear o mercado para entender as diversas características do público-alvo e adotar as melhores estratégias para atingir esse público positivamente, veja como.

  1. Pesquise o mercado e a concorrência: é importante entender como funciona a concorrência para identificar as carências de seu nicho de mercado e explorá-las a favor do seu negócio, oferecendo um diferencial em relação a concorrência de seu nicho;

Há ferramentas específicas para essa finalidade como a análise SWOT que ajudam no mapeamento e na identificação de melhorias necessárias;

  1. Defina a atividade principal de sua empresa: uma empresa de mesa rustica de madeira, por exemplo, precisa definir se comercializa apenas o produto ou também o serviço de montagem e qual o carro chefe da companhia nesse sentido;
  2. Atenção ao comportamento do consumidor: as interações do cliente com a empresa durante o processo de compra pode oferecer excelentes insights para ações estratégicas de negócio;
  3. Fortaleça seu posicionamento com ações de marketing: as estratégias de marketing são fundamentais para que o público note a empresa e devem estar focadas nos diferenciais que a empresa oferece e com o público bem definido.

Esse foi o nosso artigo sobre posicionamento de mercado, esperamos que tenha sido útil para você.

Para saber mais, não deixe de acompanhar as próximas postagens, até lá!

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais

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