Assim como os demais equipamentos industriais, os motores elétricos também estão sujeitos a apresentarem diversas falhas, como por exemplo, a sua queima. Mas afinal, como estes problemas podem aparecer, e mais ainda, como evitá-los?
Para responder a perguntas como estas, vamos, por meio deste post, apresentar os diferentes tipos de defeitos em motores elétricos industriais, bem como suas possíveis causas e formas de preveni-los.
Motores elétricos: principais causas de queima
Existem diferentes formas de acontecer a queima dos motores elétricos, seja por descuido ou mesmo por excesso de utilização ou falhas na parte elétrica. Entretanto, por sua representatividade no processo de funcionamento desses equipamentos, podemos destacar:
- Falta de fase: Este problema ocorre quando existem situações como a queima de um fusível ou mesmo mau contato entre as suas conexões.
- Sobreaquecimento: Neste caso, esta situação se dá quando, por exemplo, apresenta-se um grande número de partidas em um curto prazo. A partir disso têm-se, também, alguns problemas relacionados ao sistema de ventilação.
- Rotor travado: Esta pendência faz com que a partida dos motores apresente grande dificuldade em sua iniciação. Isso, por sua vez, faz com que, de igual forma, o eixo de carga do motor também apresente um travamento.
- Pico de tensão: Esta realidade se apresenta quando existe uma incoerência nos parâmetros de frequência destes equipamentos, tais como: sistemas de amplitude e chaveamento.
- Falhas técnicas: Podem aparecer em diferentes componentes, porém, as mais comuns acontecem em partes como no verniz de impregnação e no material isolante utilizado.
Motor elétrico queimado: o que fazer para prevenir esta situação?
Como podemos perceber, existem diferentes situações em que pode ocorrer a queima dos motores elétricos industriais. Entretanto, também podemos vislumbrar diferentes maneiras de prevenir que este incômodo fato aconteça, tais como:
- Realize, primeiramente, as adequações necessárias no ambiente em que serão instalados os motores, no intuito de garantir uma maior segurança nas questões da parte elétrica do local
- Faça a montagem e desmontagem de motores de maneira regular, a fim de, além de realizar sua limpeza interna, inspecionar possíveis problemas que possam vir a ocorrer com os seus componentes
- Quando necessário, não tenha receio de fazer a troca de peças como o rebolo para retífica interna, para que se tenha a certeza de que os motores funcionem perfeitamente com um suporte que garante a sua produtividade
- Certifique-se de que algumas funções básicas, como as especificações e processos de instalação sejam realizados de maneira assertiva
- Garanta que tudo o que envolve a fixação das suas peças possa ser observado, para que se evite problemas como constantes vibrações que podem trazer danos ao conjunto físico dos motores
Saiba mais sobre outros assuntos
As informações deste conteúdo foram, de fato, importantes para você entender sobre o que pode causar a queima dos motores elétricos industriais, bem como se atentar às medidas de prevenção à estas as possíveis falhas? Esperamos que sim.
Por fim, fica registrado aqui o convite para você conhecer mais sobre mais assuntos importantes de nosso cotidiano ao acessar este nosso blog.