Diversos eventos importantes retornaram em 2022, dentre eles, o RD Summit, uma das maiores convenções de Marketing e Vendas da América Latina. E o interesse por eventos como esse não é por acaso. Segundo dados coletados pela Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, cerca de 94% das empresas adotaram as estratégias de marketing digital como fonte de crescimento e atualização em processos tecnológicos.
“Isso porque o segmento tem se tornado um grande aliado dos negócios que necessitam estar atualizados e conectados com novas soluções, para captar leads e transmitir mensagens assertivas ao público-alvo.” menciona a CEO da LigueLead, Suellen Romero, que compartilhou abaixo alguns dos principais insights obtidos no evento
April Dunford, especialista em posicionamento de produtos e considerada referência em sua área de atuação, destaca que profissionais que trabalham com marketing entendem que o real valor de seu negócio está diretamente ligado à entrega para o cliente.
Segundo uma pesquisa publicada pela Harvard Business Review, cerca de 40% a 60% dos processos de compra B2B não são concluídos por indecisão. Por esse motivo, é importante ser um guia para o seu consumidor, oferecendo a real proposta de valor do seu produto e o ajudando a navegar entre as alternativas.
Já Martha Gabriel, trouxe à tona o metaverso. Segundo a especialista, essa tecnologia trata-se de uma evolução e não de uma revolução. As novas ferramentas parecem futuras, mas já são uma realidade para o mercado de marketing e vendas no mundo desde já.
Na área de SEO, Will Reynolds, um dos maiores profissionais do ramo e que tem ajudado as empresas a crescerem com essa ferramenta, como no Linkedin e a Harvard University, por exemplo, compartilhou como moldou a indústria do SEO com suas estratégias inovadoras e alinhadas, que vão além da geração de links para aumentar posições nos rankings de buscas, visando fazer os investimentos valerem a pena e com um ROI espetacular.
“Estratégias devem ser completas porque não é suficiente ter um bom posicionamento no Google e um link building elaborado. Certamente, são etapas essenciais, porém é preciso pensar em uma estratégia maior que acompanhe todo o desenvolvimento do roadmap do negócio”, pontua a empresária.
Além das estratégias citadas acima, muito foi falado sobre automações digitais e, como consequência, a tendência que causou mais euforia no público, talvez pela intensidade do holofote sobre ela, a conversational marketing.
“Isso mostra que aqui na empresa, Ligue Lead, estamos no caminho certo, “menos notificação e mais conversa efetiva.” Este é um caminho inevitável para as marcas que desejam otimizar a conversão de leads e garantir o melhor CAC. Essa é uma estratégia de peso que aliada a ferramentas de automação para os pontos de contato com o cliente, o que tende a aumentar as oportunidades de venda, reduzir custos e o ciclo de compra, trazendo ainda o bônus de criar maior conexão com os clientes.”, reforça Romero.
Automações para aumentar a interação com seus leads é algo que não dá para deixar para amanhã. Por esse motivo, as novas empresas que surgem no mercado, estão apostando cada vez mais na proposta de Marketing Conversacional, possibilitando vendas em escala e ajudando novos negócios a embarcarem em uma nova tendência da área de marketing e vendas, utilizando recursos como ligações automáticas e sms, por exemplo.