Se você tem um negócio ou está pensando em começar um, é de suma importância que você considere investir em um bom plano de saúde empresarial para os seus colaboradores.
Isso porque, o plano de saúde, além de ser um dos benefícios mais desejados por profissionais quando estão em busca de um emprego, gera diversas vantagens, tanto para a empresa quanto para os seus funcionários.
Veja a seguir quais são elas!
Principais vantagens do plano de saúde empresarial
1. O seu colaborador fica mais satisfeito
Colaboradores que possuem um plano de saúde, normalmente se sentem mais gratos e satisfeitos, afinal, este é um benefício relacionado ao bem-estar e a qualidade de vida – e muitas vezes, não só deles, mas de suas famílias também (dependentes).
Veja, se um colaborador (ou o filho dele) fica doente, por exemplo, e precisa de alguma assistência médica, com o plano de saúde será muito mais fácil, ágil e cômodo marcar consultas, realizar exames e fazer possíveis tratamentos.
Agora, imagine se essa situação acontecesse e o colaborador (ou o filho dele) não tivesse um plano de saúde. As coisas seriam bem mais complicadas.
Portanto, a primeira vantagem que o plano de saúde empresarial oferece, é mais satisfação aos colaboradores. Mas claro, não é só isso…
2. A empresa gera valor
Se a sua empresa oferece um plano de saúde para os funcionários, é porque ela se preocupa com eles. E isso, claro, gera valor, tanto para quem já trabalha nela quanto para possíveis novos talentos.
Veja, se um profissional está em busca de um emprego e encontra duas vagas semelhantes, porém, em só uma há o benefício do plano de saúde, qual será que ele irá optar?
Portanto, outra vantagem do plano de saúde empresarial, é que ele gera mais valor para a sua empresa e passa uma imagem diferente (melhor) para as pessoas.
Com a oferta de um plano de saúde, a sua empresa passa a ser mais valorizada no mercado de trabalho e passa também a ter um diferencial competitivo.
3. Os colaboradores são mais produtivos
Profissionais que não cuidam da saúde e não possuem um acompanhamento adequado em relação a este aspecto, costumam ficar mais doentes e a ter problemas que atingem sua vida pessoal e profissional.
E tais circunstâncias, normalmente afetam a produtividade e o desempenho do colaborador durante o trabalho – o que é péssimo para ele e para os resultados da organização.
Agora, se o colaborador tem à disposição um plano de saúde, e consegue marcar exames, fazer tratamentos e cuidar da saúde sem depender do atendimento público, o seu bem-estar, a sua qualidade de vida e, consequentemente, a sua produtividade, serão melhoradas.
Essa sensação de amparo e cuidado por parte do plano de saúde oferecido pela empresa, é algo que conta e muito para o desempenho, a motivação, o engajamento e o nível de satisfação dos funcionários.
4. Os colaboradores faltam menos (reduz o absenteísmo)
Um problema que afeta diversas organizações, é o número de faltas e/ou ausências de colaboradores durante o período de trabalho, devido a consultas, exames e problemas de saúde.
E isso, claro, não é bom para a empresa, pois impacta de uma forma ou de outra nas entregas, nas tarefas e nos resultados da organização.
Por isso, outra vantagem do plano de saúde empresarial, é que ele permite que seus colaboradores cuidem melhor da saúde e não tenham que ficar se ausentando do trabalho de maneira recorrente – o que também ajuda a evitar desligamentos.
5. Os níveis de segurança e tranquilidade são aumentados
Os planos de saúde, tanto para os funcionários quanto para as empresas, além dos benefícios já apresentados, ajudam também a aumentar os níveis de segurança e tranquilidade.
Isso porque, se o colaborador tem coberturas e auxílios em relação a sua saúde e de seus familiares (filhos e cônjuge), ele se sentirá mais tranquilo e seguro.
E para a empresa, o sentimento é o mesmo, pois ela terá funcionários mais saudáveis, que se sentem mais satisfeitos, valorizados e respeitados, e que se em caso de alguma doença ou problema, terão o apoio, o tratamento e um atendimento de qualidade para que possam melhorar e ficar bem novamente.
Os colaboradores não irão depender do atendimento público, não irão se preocupar com filas e nem precisar esperar durante horas para ser atendido.
6. Há uma redução no pagamento de impostos
Se tem algo que impacta os resultados de uma empresa, além das questões que envolvem a saúde de funcionários, são os diversos impostos a se pagar anualmente.
Porém, saiba que dependendo da forma e do plano de saúde que for contratado pela sua empresa, pode haver uma redução na carga tributária, tanto para a empresa quanto para os colaboradores, visto que é possível deduzi-lo na declaração do imposto de renda.
O importante nesse caso, é conversar com o contador da empresa e profissionais que estejam envolvidos nessa área, para encontrar uma boa solução.
E agora que você sabe as principais vantagens de se investir em um plano de saúde empresarial, veja a seguir 5 dicas básicas para escolhê-lo:
- Avalie quais são as necessidades dos seus colaboradores;
- Analise os tipos de cobertura dos planos empresariais;
- Veja qual é a cobertura geográfica do plano de saúde;
- Confira a taxa e a sinistralidade dos planos de saúde;
- E verifique a reputação das operadoras de planos de saúde empresariais para escolher uma boa empresa!