Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Planejamento financeiro e empréstimo pessoal  

Planejamento financeiro e empréstimo pessoal  

Apesar de não ser parte da cultura brasileira, o planejamento financeiro é parte da rotina de quem deseja adequar a rotina às finanças, evitando endividamento, sem perder a qualidade de vida. Geralmente, esse planejamento surge antes do ano novo começar. E para 2023, muitos já estão se organizando e encontraram no empréstimo pessoal uma solução para reorganizar as finanças.

Por que planejar a vida financeira? 

Os primeiros meses do ano são conhecidos pela avalanche de boletos; do IPTU ao IPVA, da mensalidade escolar aos gastos com festas de final de ano no cartão de crédito, o ano que chega é sempre cheio de surpresas, e em 2023, sabemos, que, não será diferente.

E para quem deseja alcançar um objetivo no ano que começa, como comprar um carro, uma casa, mudar de cidade ou abrir um novo negócio, o planejamento financeiro faz parte das ferramentas que ajudarão a concretizar esse sonho.

Apesar de não fazer parte da rotina do brasileiro, o planejamento financeiro é parte fundamental da vida de quem se prepara para ter um ano organizado, com reserva para imprevistos e/ou manter as contas organizadas, sem dívidas.

O que é planejamento financeiro? 

O planejamento financeiro é uma ferramenta vinda da administração financeira, e seu objetivo é organizar na organização das finanças pessoais. Nesse tipo de planejamento, existe um objetivo, seja ele manter as contas organizadas, fugir do endividamento ou adquirir um novo bem.

Em relação às finanças pessoais, o planejamento financeiro te ajuda a listar o que é prioridade e o que pode esperar. Ao organizar próprias contas, é possível administrar melhor o dinheiro à disposição; e para quem está pensando em fazer empréstimos, é possível otimizar o uso do dinheiro, e fugir do endividamento.

Ou seja, quanto melhor o planejamento, melhores os resultados. E não é preciso ser especialista em finanças para fazer um bom planejamento.

Consequências da falta de planejamento financeiro 

A primeira consequência da falta de planejamento financeiro é o endividamento. Sem dinheiro para cobrir as contas do dia a dia, a situação pode facilmente ficar sem controle e se tornar uma bola de neve. Com as contas em atraso, surge a impossibilidade de tirar os planos do papel, como comprar uma casa, um carro ou começar uma faculdade, por exemplo.

Endividados tendem a ter o nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, dificultando ainda mais o acesso a linhas de crédito, como empréstimo pessoal.

Além disso, a falta de planejamento financeiro aumenta o estresse e pode prejudicar a saúde física e mental de quem se encontra endividado. Sintomas de ansiedade e depressão, como outras queixas de dores de cabeça e estômago, aumentam à medida que o endividamento cresce.

Além de atrasar a concretização de seus planos, a falta de organização financeira pode afetar a saúde, agravando a situação.

Vantagens do planejamento financeiro 

  • Evitar o endividamento

O planejamento financeiro ajuda na tomada de decisões estratégias, que vão desde a contratação de um empréstimo até a venda de um imóvel, por exemplo. Saber de onde vem e em que será utilizado o dinheiro, evita o endividamento, pois ajuda a prever determinados gastos e a preparar uma reserva para eventuais emergências.

  • Redução de gastos

Com as finanças organizadas, fica mais fácil diminuir os gastos. Esse maior controle financeiro possibilita evitar desperdícios, e otimizar o uso do dinheiro que passa pelo seu bolso. Ou seja, ao invés de gastar sem saber para onde estar indo o dinheiro, é possível economizar e até mesmo usar certo valor para investir.

  • Maior qualidade de vida

Com as contas em dia, fica mais fácil realizar novas aquisições, ou concretizar sonhos há muito tempo aguardados. Em alguns casos, mesmo sem o dinheiro em mãos, mas com as finanças organizadas, fica fácil contratar um empréstimo pessoal e encaixá-lo nas contas da casa.

Tudo isso leva a uma melhor qualidade devida, reduzindo assim, os riscos de problemas de saúde acarretados pelo endividamento.

Como se organizar financeiramente para 2023? 

Acima, trouxemos apenas alguns benefícios do planejamento financeiro para 2023. Mas se você não sabe por onde começar a se organizar, a seguir, trazemos algumas dicas importantes:

  • Faça uma lista com as contas

Se você quer começar ainda hoje a organizar sua vida financeira, comece listando suas dívidas. Avalie quanto deve, quanto tempo levará para quitar as dívidas e, principalmente, avalie se aqueles foram gastos que poderiam ou não ter sido adiados.

  • Corte gastos desnecessários

Com as contas na ponta do lápis, fica mais fácil perceber onde o dinheiro está escapando. Anote os gastos desnecessários e estabeleça uma meta para diminuí-los em 2023.

É surpreendente quanto se pode economizar cortando compras por impulso, por exemplo, na fila do caixa do supermercado.

  • Estude educação financeira

Não tenha medo dos números e do estudo sobre finanças. Blogs e sites especializados oferecem conteúdo simplificado para você aprender a lidar com as contas de casa.

A melhor forma de obter bons resultados com o planejamento financeiro, é entendendo os motivos de estar fazendo-o e quais os benefícios a médio e longo prazo para a saúde do seu bolso.

Faça um empréstimo pessoal 

Uma das formas de melhor organizar as finanças para 2023 é através do empréstimo pessoal. Esse é um tipo de linha de crédito disponível para profissionais em busca de crédito barato e fácil de adquirir, de forma que não comprometa as contas da casa.

Mais do que uma linha de crédito, o empréstimo pessoal é uma ferramenta para quem busca reorganizar as finanças e estabelecer um planejamento financeiro adequado para 2023.

Com dinheiro no bolso, fica mais fácil quitar as dívidas e começar o ano com as contas no azul. Lembre-se de fazer uma simulação de empréstimo pessoal, e avaliar a oferta da instituição com a qual está negociando.

Na hora de fechar negócio, escolha a que oferece as melhores soluções em crédito para servidores públicos, autônomos, aposentados ou pensionistas do INSS.

Anderson Wenningkamp

Anderson Wenningkamp

Consultor Comercial & Marketing Novo na comunidade
Profissional atuante em conteúdos de Vendas, Marketing e SEO/ link building. Cliente atual de SEO: https://www.carreracarneiro.com.br/ Conhecimento e Domínio de técnicas de SEO para posicionamento de termos tecnicos e populares.

You must login to add a comment.

Posts relacionados