Com o potencial em ascensão de vendas pela internet, montar uma loja on-line é uma excelente maneira de melhorar os negócios, no entanto, o empreendedor deve atender a certos requisitos funcionais, técnicos, logísticos e legais para que tudo corra bem. Saiba como realizar o planejamento e passo a passo para montar uma loja on-line, aqui neste artigo.
Dicas para ter uma loja online de sucesso
Comparando o custo de criação de uma loja física com uma loja on-line, o segundo é mais barato de fabricar e manter, mas o sucesso na Internet não é gratuito. Neste artigo, explicaremos o que você deve fazer para ter uma loja online e obter sucesso desde o primeiro passo, confira a seguir como o planejamento deve ser realizado:
Os principais fatores no planejamento são:
O produto ou serviço
Devemos pensar em todos os aspectos, como vamos apresentá-lo , como vamos vendê-lo, como vamos enviá-lo.
Existem diversos nichos que podemos seguir, como exemplo, sex shop virtual, onde são realizadas vendas de produtos eróticos para maiores de 18 anos, no entanto, nesse caso devemos ter alguns cuidados, uma vez que se trata de uma loja que vende brinquedos sexuais, um nicho que deve atender a todas as exigências, de acordo com a lei.
Por esse motivo, independente do nicho, é importante ser muito claro sobre o produto, o que ele oferece, classificação indicativa, o que o diferencia da concorrência, entre outros. As pessoas ainda têm alguma desconfiança ao comprar online.
Oferecer ao usuário as informações claras, dará a ele confiança e o deixará mais disposto a comprar.
Política de Preços
Um dos principais fatores para os quais o desenvolvimento de uma loja on-line está atrasado é porque alguns detalhes sobre o custo final não foram levados em consideração. Detalhes como custos de remessa, impostos e taxas bancárias criam situações embaraçosas para a equipe de desenvolvimento e o cliente final.
Defina desde o início como você irá lidar com os custos de envio, se irá ou não cobrar impostos e / ou comissões bancárias separadamente. Em que moeda você vai comercializar e quais gateways de pagamento você vai usar.
Logística
Inclui tudo o que acontece nos bastidores, uma vez que o pedido de compra é emitido, o produto deve ser despachado, verifique se o banco ou o gateway de pagamento fez o pagamento devido, as comissões de despacho ou remessa estão cobertas e tudo está realizado corretamente. A entrega deve ser realizada dentro do prazo estabelecido e garantir que o cliente receberá seu pedido satisfeito.
Manutenção e gerenciamento da loja
Embora o software praticamente cuide de tudo, às vezes é necessária supervisão humana.
Política de devoluções e reclamações
As letras minúsculas dos contratos são necessárias para evitar problemas legais, para que o banco aprove o botão de pagamento em sua loja. Acredite, um cliente que duvida ao comprar um produto se sentirá mais calmo e duvidará menos, se você lhe oferecer a possibilidade de devolver o produto ou fazer uma reclamação. E manterá a confiança enquanto o seu caso for resolvido.
Reabastecimentos e fornecedores
Um cliente satisfeito sempre desejará voltar para mais. Certifique-se de reabastecer a mercadoria ou de ter os fornecedores certos para garantir a continuidade dos negócios.
Como criar uma loja on-line
Depois de colocar todas as suas ideias no papel e você já sabe como será a sua loja, como vai lidar com os processos de compra etc. Agora vem a parte do desenvolvimento.
Criação e desenvolvimento de uma loja online
Agora que conhecemos os detalhes da operação, podemos avaliar qual plataforma vamos usar, qual tecnologia nos convém e quem vamos contratar ou se podemos fazê-lo sozinhos.
O nome da loja e seu domínio
Depois que soubermos quais produtos ou serviços vamos vender, devemos dar à nossa loja um nome adequado. Devemos escolher um bom nome de domínio, fácil de lembrar, não muito longo e, acima de tudo, que facilite o posicionamento na web.
A hospedagem
Qualquer servidor pode conter um blog ou uma página da web simples, mas quando se trata de uma loja, precisamos de um serviço de hospedagem na web capaz de lidar com o volume de usuários que visitam nossa loja. Um site que cai constantemente ou apresenta falhas, assusta os clientes e aumenta sua insegurança ao fazer a compra.
A plataforma de comércio eletrônico
Avalie como será realizada a logística, a política de preços e outros detalhes, para que possamos saber perfeitamente qual será a plataforma certa e a que melhor se adequa às nossas necessidades.
Web design
Além das cores, formas e um lindo modelo, devemos pensar na usabilidade de nossa loja, garantir que os consumidores encontrem o que procuram com o menor número de etapas, que elementos importantes se destaquem e que o usuário sinta o tempo todo que tem controle.
Carrinho de compras e botão de pagamento
Certifique-se de que, entre o botão de compra e o botão de pagamento, haja o menor número possível de etapas.
Aspectos legais
Eles devem ser facilmente acessíveis e visíveis em todas as seções do site, links para: Política de Privacidade, Termos de Uso, Devoluções, Formulários de Contato, Reclamações, etc. Oferece clareza.
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