Sebrae Respostas Latest Perguntas

Daniela Mascarello
  • 0
  • 0
Novo na comunidade

Uso CNAE correto

  • 0
  • 0

Gostaria de me formalizar no MEI. Trabalho com terapias integrativas (Ex: Reiki), não achei CNAE específico, posso utilizar o 9609-2/99? E também trabalho com a criação de produtos terapêuticos como ervas banhos, escalda pés, sabonetes, perfumes, qual CNAE é o certo? E por fazer estes produtos na minha casa, numa peça independente, há alguma legislação a ser cumprida, algo a ser feito na ANVISA, quais tipos de alvará preciso?

Tem um CNAE principal, depois posso ter outros secundários?

Fico no aguardo, grata!

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Olá!

    Para as terapias integrativas, o CNAE correto é o 8690-9/01 – Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana. Esse CNAE abrange uma ampla gama de atividades, incluindo Reiki, massagem, acupuntura, yoga, entre outras.

    Para os produtos terapêuticos, o CNAE correto é o 1091-1/00 – Fabricação de cosméticos e produtos de perfumaria. Esse CNAE abrange a fabricação de uma grande variedade de produtos, incluindo sabonetes, perfumes, cremes, shampoos, etc.

    No caso de você produzir esses produtos em casa, é importante verificar se há alguma legislação específica a ser cumprida. Em geral, os produtos cosméticos devem ser registrados na ANVISA antes de serem comercializados. Você pode consultar o site da ANVISA para obter mais informações sobre os requisitos para registro de produtos cosméticos.

    Quanto aos alvarás, você precisará solicitar os alvarás de funcionamento e sanitário. Esses alvarás são emitidos pela prefeitura da sua cidade.

    Sim, você pode ter mais de um CNAE na sua MEI. O CNAE principal é aquele que representa a atividade principal do seu negócio. Os CNAEs secundários são aqueles que representam atividades complementares.

    No seu caso, você pode ter como CNAE principal o 8690-9/01 e como CNAE secundário o 1091-1/00.

    Aqui estão alguns passos para se formalizar no MEI:

    1. Acesse o site do Portal do Empreendedor.
    2. Clique em “Formalize-se”.
    3. Preencha o formulário de cadastro.
    4. Envie o seu documento de identidade, CPF e comprovante de residência.
    5. Pague a taxa de inscrição.

    Após a aprovação do seu cadastro, você receberá o seu CNPJ, o seu número de inscrição no MEI (CCMEI) e o seu cartão do MEI.

    Espero ter ajudado!