Uma empresa Mei pode contratar por RPA? Caso positivo, a GFIP será gerada apenas no mês que fez a contratação ou precisa gerar todo mês a parir da primeira mesmo que nós próximos meses não tenha contratação por RPA.(nesse caso cria a obrigação de gerar gripe zerada, ou basta não gerar por não ter necessidade de recolhimentos de outros impostos a não ser a própria DAS mensal do MEI?
Bom dia!
Acesse ao link abaixo e veja os esclarecimentos a respeito da questão:
http://www.engeplus.com.br/noticia/economia/2019/microempreendedor-individual-pode-contratar-terceiros#:~:text=Por%C3%A9m%2C%20fica%20a%20d%C3%BAvida%3A%20um,a%20contrata%C3%A7%C3%A3o%20de%20um%20funcion%C3%A1rio.&text=Por%20fim%2C%20uma%20%C3%BAltima%20dica,contratar%2C%20inclusive%2C%20outro%20MEI.
2 – Importante destacar que essa contratação não deve ser para a prestação de serviço relacionado ao objeto de atuação da empresa. Exemplo: você tem um bar e contrata alguém para ser um garçon. Nessa situação, você tem de contratar o profissional como um empregado de carteira assinada.
3. Outro exemplo abordando agora a RPA: você precisa de um serviço de eletricista para consertar um problema em uma tomada de luz. Nesse caso, o profissional contratado pode ser um autônomo e emitirá uma RPA para que você pague o serviço.