Trabalhei em fabricação de cosméticos artesanais durante alguns anos na minha empresa registrada no Inpi, e agora parei de trabalhar, qual o melhor caminho para proceder para vender a marca e logomarca ??
SamerNovo na comunidade
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Boa tarde!
Acesse ao link abaixo e veja as orientações que se seguem:
http://manualdemarcas.inpi.gov.br/projects/manual/wiki/06_Concess%C3%A3o_manuten%C3%A7%C3%A3o_e_extin%C3%A7%C3%A3o_do_registro
Uma marca é considerada ativo intangível de uma empresa, o valor da marca é econômico, é um direito de uso, bem e direitos de uma empresa, na qual se diferencia dos demais concorrentes. Mas para identificar seu valor, é necessário obedecer a alguns critérios:
– é possível separar da empresa pela venda
– Resultado de direitos contratuais legais
– Benefícios futuros e gerar benefícios para empresa
– Custo da confiança da marca
Calcular o valor da marca, é necessário levar em consideração metodologias
– Valor/custo histórico – todas as despesas de marketing, pesquisa, publicidade, desenvolvimento durante tempo de vida da empresa
– Preço do lucro – resultados comparativos de uma marca relevante x menos relevante (deduzindo suas receitas)
– Valor do mercado – comparação com outras marcas da mesma importância
– Royalty – estimar taxa de ganho, se terceiros utilizam
– Rendimentos – qualidade e sustentabilidade ao longo do tempo
Então, vender uma marca, requer uma análise do alcança da mesma no mercado que atua, e principalmente a projeção futura com uso da marca junto aos clientes no mercado.
Oriento procurar um profissional e/ou escritório especializado para estudo e definição de valores de sua marca. Claro, conforme necessidade e interesse da empresa detentora da marca.