Tentei fazer um empréstimo na caixa pela modalidade FAMPE e apareceu a mensagem que minha empresa não poderia ser atendida no momento .
Qual será o momento ?
Neide SantosNovo na comunidade
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Bom dia!
Vamos esclarecer alguns pontos antes de lhe responder:
a) O FAMPE
O Fampe é um Fundo de Aval, constituído pelo Sebrae, para complementar garantias nas operações de crédito contratadas pelos pequenos negócios junto às instituições financeiras conveniadas. Assim, o Sebrae entraria como uma “avalista” por meio do Fampe para ajudar os pequenos negócios a acessar empréstimos e financiamentos. Como isso é feito? O Sebrae formaliza uma parceria com um banco e aporta recursos para serem utilizados como garantia, caso o tomador do empréstimo não apresente as garantias necessárias. Uma vez que o convênio é formalizado e o Sebrae aporta o dinheiro, nossa participação é apenas de acompanhamento da utilização desses recursos e orientação aos tomadores de crédito, conforme descrito nas fases do processo e que podem ser vistos no site da caixa. No entanto, não temos qualquer ingerência nos processos de análise e avaliação de risco de cada banco e apenas – quando necessário – passamos informes aos empresários.
Não existe o empréstimo na modalidade FAMPE, mas sim linhas de crédito que utilizam recursos do FAMPE como garantia adicional.
b) Processo para a solicitação de crédito à Caixa
Após o empresário assistir a um vídeo tutorial que também indicará conteúdos de apoio para calcular a real necessidade de capital de giro e avaliar a capacidade de pagamento das futuras prestações, o empresário preenche o cadastro no aplicativo e passa para avaliação da Caixa, que tem direito soberano sobre aceitar ou não a proposta de empréstimo,não cabendo ao Sebrae qualquer medida que caracterize intromissão na avaliação do banco.
c) Premissa para que o cadastro seja analisado:
O CNPJ deve ter pelo menos 12 meses de faturamento, não haver nenhuma restrição nem de CPF nem de CNPJ, estando condicionados à avaliação de risco da Caixa, em consonância com as práticas de mercado, determinação de órgãos reguladores, acordos internacionais inerentes ao Sistema Financeiro que o Brasil seja signatário, dentre outros aspectos de legislação e regulamentação.
Assim, solicito que revise sua solicitação e veja se atende aos critérios estabelecidos pela Caixa.
Uma vez aprovado o crédito, o Sebrae garantirá que as premissas estabelecidas no convênio com a Caixa serão cumpridas na integralidade, de forma que possamos facilitar o acesso ao crédito pelos pequenos negócios.
Desejo-lhe sucesso.