Tenho muita dificuldade em fazer as contas gastos fixos, variaveis, lucro, preço de venda. Alguém poderia me auxiliar para conferir se meus produtos estão com o valor de venda correto?
Elisama RodriguesNovo na comunidade
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Bao tarde!
Eu posso sugerir que você faça uma capacitação ou leia artigos específicos para formação de preço
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/como-definir-preco-de-venda,04a0b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD
https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/aprenda-a-formar-seu-preco-na-pratica,eacf525883101510VgnVCM1000004c00210aRCRD
https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ms/videos/como-calcular-o-preco-de-venda,c1cd466c1f0bb510VgnVCM1000004c00210aRCRD
Agora, caso queira uma ajuda customizada, sugiro que você procure uma assessoria especializada no assunto.
Para definir o seu preço de venda, e essencial ter em mão três informações:
– Custos totais (fixos e variáveis)
– Preço da Concorrência
– Diferenciais de seu produto
O preço de venda deve cobrir custos de produção e distribuição, os encargos e ainda proporciona lucro. este é o primeiro preço, garante a cobertura de todos os custos e a sua pretensão de margem de lucro. Com esta informação, você consegue estabelecer limites para os descontos.
Antes de proceder ao cálculo, vale recapitularmos o que é cada uma destas variantes:
_Despesas fixas são todos os gastos que não estão agrupados diretamente ao custo do produto. É o caso das despesas financeiras, das despesas administrativas, despesas comerciais etc.
_Despesas variáveis são aquelas que acontecem juntamente com a realização da venda. As mais comuns são os impostos sobre vendas e as comissões de vendas pagas para vendedores;
_Margem de lucro é a parcela desejada que se espera de lucro sobre o preço unitário. Sua empresa pode adotar uma margem de lucro igual para todos os produtos, ou uma margem para cada produto a depender da estratégia adotada. O mais interessante é adotar uma margem para cada produto, pois isso torna os negócios mais flexíveis, e pode conferir mais agressividade a alguns produtos; e
_Custo direto é o valor despendido para a aquisição ou produção de um produto.
Com o seu preço baseado nos custos, hora de entender o preço da concorrência, qual o valor que o mercado pratica para produtos e serviços similares ao seus.
Aqui você vai comparar o seu preço ao valor de mercado. Tem algumas decisões:
Outras dicas
– Atenção aos rateios, os critérios podem distorcer o real custo do produto
– Separe o custo do tempo ocioso, ele não pode ser lançado integralmente no custo do produto/serviço
– Não entre no mercado com preço abaixo dos seus custos, isto de da folego por um período, mas não e decisão correta.
– Se entender que pode praticar o preço baixo e irá ganhar na escala, possivelmente errou na precificação, o ganho de escala, normalmente, e otimização de tempo ocioso ou perda de matéria prima.
Espero te ajudado, e podemos te ajudar na definição no preços. (http://www.talentsmanager.com.br)
Bons Negócios
Elisama, há um livro ótimo sobre esse assunto: Contabilidade de Custos – Eliseu Martins
Para iniciar, sugiro o artigo: Como a Contabilidade de Custos pode ajudar o meu negócio?