Sou MEI estou com uma duvida, quero vender meu produto marketplace, porem preciso emitir nota fiscal eletrônica de venda, qual o procedimento?
Luciano OliveiraNovo na comunidade
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Bom dia!
Acesse ao link abaixo e veja as orientações obre o tema de seu questionamento:
https://wirecard.com.br/blog/como-emitir-nota-fiscal-para-marketplace-nos-explicamos/#:~:text=%231%20Nota%20Fiscal%20de%20Servi%C3%A7os,fiscal%20de%20presta%C3%A7%C3%A3o%20de%20servi%C3%A7os.
A NF-e é a versão digital da nota fiscal tradicional. Emitida e armazenada eletronicamente e, geralmente, utilizada entre transações de pessoas jurídicas, ela registra a venda de produtos físicos. Nela estão inclusas cobranças de ICMS e IPI.
A NFC-e, caracterizada por ser emitida ao consumidor final, é uma versão eletrônica que substitui os tradicionais cupons fiscais do varejo. Esse modelo costuma ser utilizado em mercados, farmácias, açougues e afins.
Vale lembrar que as notas fiscais eletrônicas são obrigatórias para os negócios que contribuem para o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) ou para o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Só é dispensada a emissão do documento quando a empresa está enquadrada no regime Simples Nacional ou MEI (Microempreendedor Individual).
Para saber mais, acesse nosso post sobre Nota Fiscal Eletrônica para conhecer mais sobre os modelos do documento e suas utilizações.
Adquirir um certificado digital
Um certificado digital nada mais é do que uma assinatura eletrônica que comprova a autenticidade do documento fiscal. Isso é útil em situações que precisam comprovar a identidade do usuário, como transações bancárias.
Entre os diversos certificados digitais, o mais popular é o e-CNPJ: ele funciona para assinar os documentos digitais, emitir notas fiscais eletrônicas e até simplificar o processo de recolhimento do FGTS.
Para adquirir o certificado, é necessário escolher uma autoridade certificadora (AC) habilitada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP – BR). Há várias autoridades que monitoram e regulamentam a emissão dos certificados no Brasil. Para conhecer todas as agências certificadoras, é preciso acessar o site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.
No Bling!, é possível adquirir o Certificado Digital Certisign. O modelo A1 é um arquivo digital com validade de um ano e que pode ser armazenado em seu computador ou na nuvem. Com ele, é possível fazer transmissão de notas fiscais eletrônicas e realização de transações online de maneira segura.
Use um software para emissão de nota fiscal
O último passo para começar a emitir NF-e é ter acesso a um software emissor de nota fiscal. Com o sistema, o gestor tem mais facilidade para enviar o documento com todas as informações preenchidas corretamente, simplificando a parte burocrática e garantindo segurança em todas as etapas do processo.
A dica para escolher um bom software emissor de notas fiscais é consultar sua facilidades de uso, integração com outros serviços e suporte técnico. O Bling!, por exemplo, é um ERP online que faz emissão de notas fiscais de maneira ágil e segura, poupando a repetição de um trabalho que pode tomar muito do seu tempo.