Recebi o até a 8° parcela do auxílio emergencial, devolvi TUDO e esse ano minha mãe me declara como dependente no imposto renda, o auxílio tem que ser citado?
L0L0T4Novo na comunidade
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Bom dia!
Acesse ao link abaixo e veja o conteúdo do otem 17 que trata do tema em questão:
https://www.gov.br/cidadania/pt-br/servicos/auxilio-emergencial/imposto-de-renda-x-auxilio-emergencial
Boa tarde Weverton, entendi que o auxílio tem que ser declarado, mas seria obrigatório a decleração do dependente? Ou nesse caso é uma escolha se minha mãe vai me por como dependente ou não? Caso ela não coloque eu preciso declarar algo por conta própria?
Boa tarde!
Não há obrigatoriedade da inserção da declaração do dependente e os contribuintes o fazem para terem o valor do desconto no imposto a pagar ou para aumentar o imposto a receber. Agora, uma vez que o nome da pessoa foi inserido, somente a retificadora para retirá-lo. O problema é que o DARF já foi gerado e esse documento não perde a validade após o vencimento.
Eu recomendo que consulte à Receita Federal sobre o assunto, pois eles podem ter orientações e informações que eu não tenho acesso.