Olá, quero me cadastrar como Meu, porém meu nome consta como participante de empresa a qual já não faço parte, sendo que a contadora informa que neste momento da pandemia não há como dar baixa ou retirar minha participação da empresa. Podem me orientar como devo atuar? Faço artesanato e só preciso do Mei para emitir nota fiscal para as lojas compradoras pois fazem está exigência. Existe solução ou um caminho que eu possa seguir para efetivar minhas vendas? Desde já agradeço.
Liliane AvelinoNovo na comunidade
Liliane, Não tendo a opção de de dar baixa na outra empresa de imediato e a condição para revender seja a emissão de nota fiscal, há a possibilidade da emissão de nota fiscal avulsa, via prefeitura.
O imposto é retido de imediato, tu podes emitir como pessoa física.
Veja com o comprador se ele aceita essa modalidade de forma emergencial, enquanto tu não consegues abrir o teu MEI.
Bom dia!
A condição para vender a certas empresas é a emissão da Nota Fiscal, razão pela qual a Sra. deve providenciar sua formalização. Na maioria das cidades,comércio e serviços estão voltando a funcionar e a sua contadora poderia verificar a possibilidade de fazer a alteração necessária.
Emergencialmente, a Sra. poderia formalizar uma parceria com alguém que tenha a mesma atividade e seja MEI, de forma que possa comercializar sua produção.