Sebrae Respostas Latest Perguntas

Wermerson Sousa Lima
  • 0
  • 0
Novo na comunidade

Quero abrir o MEI e fazer um financiamento para o meu capital inicial. Consigo pegar esse empréstimo logo após abrir o MEI?

  • 0
  • 0

Então quero abrir o mei, e fazer um financiamento para o meu capital inicial, então eu consigo pegar esse empréstimo assim logo depois de abrir o mei?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

3 Respostas

  1. Resposta foi editada

    Boa tarde Wermerson. Diversos setores estão sentindo os impactos negativos da pandemia do coronavírus. As pessoas não deixaram de comprar, mas estão priorizando produtos de primeira necessidade como alimentos, itens de higiene e limpeza. Com as mudanças de comportamento do consumidor, muitos segmentos viram seu faturamento cair drasticamente. E aí surge a dúvida: crédito é a melhor solução para o meu negócio?

    A resposta para esta pergunta deve levar em conta diversos fatores. Isso porque pegar dinheiro emprestado sem planejamento significa contrair uma dívida que pode complicar ainda mais a saúde financeira do negócio. Ao contrário, quando o crédito é bem aplicado, seja para dar fôlego financeiro à empresa ou para um investimento com retorno calculado, aí sim, estamos falando de um recurso extra que deve ser considerado.

    Entre as medidas anunciadas pelas autoridades para o enfrentamento dos efeitos da crise causada com a paralisação das atividades empresariais estão as que visam ampliar os recursos para a oferta de crédito diferenciado aos pequenos negócios. Uma parceria entre o Sebrae e a Caixa, anunciada em meados de abril, ampliou a oferta de linhas de crédito para financiamento de capital de giro para Micro e Pequenas Empresas (MPE) e Microempreendedores Individuais (MEI), com garantias complementares concedidas pelo Sebrae por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe).

    Para o MEI, o valor máximo que pode ser contratado pela Caixa é de R$ 12,5 mil, com taxa de 1,59% ao mês. O financiamento poderá ser pago em 24 meses após o período de carência, que é de nove meses após a liberação do crédito. As condições para os pequenos negócios acessarem a linha de crédito com garantias do Fampe pela Caixa são:

    – Ter pelo menos 12 meses de faturamento;

    – Não ter restrições no CNPJ ou no CPF do proprietário ou dos sócios.

    MEI: como obter crédito para seu negócio em tempo de coronavírus?

  2. Olá, eu também gostaria de fazer esse empréstimo, ainda mais que possuo um Sexy Shopin em Curitiba, preciso desse capital para comprar produtos.

  3. Existem linhas de crédito disponível nas instituições financeiras, as quais com destino para “investimento” (compra de máquinas/equipamentos/mobiliários/reforma de espaço próprio) e “para capital de Giro” (compra de mercadoria).
    As instituições financeiras possuem regras de abertura de contas e acesso aos produtos e serviços, regras estabelecidas pelo Banco Central do Brasil. Existem crédito que possuem taxas de juros menores, ou seja bem mais atrativas, que normalmente são através dos bancos considerado do Governo “Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste”, já os demais bancos operam com taxas de juros diferenciada.
    Quanto ao acesso as linhas de crédito, você terá que apresentar os documentos pessoais e de sua empresa para que seja efetivado o cadastro bancário e análise de situação, documental, fiscal, contábil, assim como referencias comerciais, bancárias e pessoais.
    Dentre os documentos solicitados, é solicitado declaração de imposto de renda e relação de faturamento da empresa, com apresentação de documentos comprobatório de pagamentos dos impostos, conforme movimentação. De acordo com cada operação e banco, o tempo de vida e movimento da empresa, será o ponto de análise para definir a capacidade de absorver o crédito e claro o valor da parcela que a empresa poderá pagar.
    Faça visita a uma instituição bancária e verifique as condições para acesso ao crédito.