Quais são alguns dos decretos e normativas que regulamentam o setor produtivo de apicultura?
Perguntas FrequentesSebrae
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
“
Legislação
No Brasil, a legislação tem quinze anos (Instrução Normativa no 11, de 20 de outubro de 2000), e quatorze para os outros produtos apícolas, tais como geleia real, pólen apícola, própolis, apitoxina e cera de abelhas, que estão inseridos na legislação de 2001 (Instrução Normativa no 3, de 19 de janeiro de 2001). Atualmente, consta no RIISPOA (Decreto n°30.691/52) somente o mel e a cera de abelhas. Esse documento encontra-se em processo de revisão.
Para regulamentar a legislação do mel entre os países do Cone Sul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), existe o Regulamento Técnico Mercosul “”Identidade e Qualidade do Mel”” (Mercosul/ GMC/RES. No 89/99). A legislação adotada pela União Europeia para o este produto é a Directiva 2001/110/CE (Comunidade Europeia, 2001).
Instruções Normativas
Instrução Normativa No 22, DE 24 de novembro de 2005 Aprova o Regulamento Técnico para Rotulagem de Produto de Origem Animal embalado.
“