Agregar uma fiorino em uma transportadora, quais as vantagens?
Marcelo Caruso SilvaNovo na comunidade
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Olá!
O transporte de carga configura-se como um serviço fundamental que contribui para todos os demais setores da economia. Sem transportadoras, produtos não chegariam às mãos dos consumidores, indústrias não produziriam e fornecedores não entregariam.
Devido à pandemia da Covid-19 muitas pessoas acabaram perdendo seu emprego e foram obrigadas a se reinventarem e iniciarem seu próprio negócio – o que inclui a própria entrega também, já que na maioria das vezes terceirizar esta operação não cabe no orçamento.
Se você está pensando em começar a trabalhar com entrega de mercadorias ou já trabalha nesse ramo e quer saber qual o melhor veículo para agregar à sua frota, confira o texto abaixo!
Modelos de veículos mais comuns para transportadoras
Existem vários tipos de veículo e capacidade de carga utilizados em transportadoras, que podem ser definidos conforme diferentes aspectos, como o tamanho, o volume, o peso e a cubagem. Essa divisão é feita devido à dimensão desse mercado no país e a quantidade de veículos e modelos para transportar os mais variados tipos de mercadorias.
Conhecer melhor cada um é essencial para que as entregas cheguem ao consumidor de forma rápida, segura e em boas condições, evitando muitos problemas. Por esse motivo, elaboramos este post para explicar melhor sobre os principais veículos de transporte e cargas existentes. Conheça os principais:
Utilitários
Os Utilitários são veículos para cargas leves que realizam pequenos fretes e se concentram principalmente em regiões metropolitanas. Comum para entrega entre e-commerce, shoppings e transportadores de volumes menores. Entram nesta categoria Furgões, Vans e veículos comerciais leves, como por exemplo a Fiorino.
Veículo Urbano de Carga
O Veículo Urbano de Carga (VUC) é o nome dado a veículos de menor porte adaptados para transitar em grandes cidades. Cada município possui suas próprias normas de restrição e vale pesquisar mais para saber se o destino e a origem da sua carga possuem alguma regulamentação como essa. Além disso, ele é um veículo mais leve, curto e com eixo na frente e atrás, o que ajuda a distribuir o peso da carga. Por isso, ele causa menos danos ao asfalto das vias – outro motivo para ele ter uma boa circulação nas cidades.
Vans de carga
São os veículos mais comuns para pronta entrega e bastante úteis para áreas onde os caminhões são muito grandes para trafegar, ou em casos de menor volume de mercadorias. As maiores vantagens desses tipos de veículo são a variedade de modelos, preço mais em conta e manutenção econômica.
Utilização de veículo próprio na transportadora
Muitas pessoas acabam optando por fazer entregas de mercadorias com seus próprios veículos. Mas será que isso é realmente uma decisão inteligente? Confira as vantagens e desvantagens:
Vantagem
O ICMS é um imposto de competência Estadual que incide, entre outras hipóteses, na prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, por qualquer via, de pessoas, bens, mercadorias ou valores.
Observa-se, portanto, que o que caracteriza o fato gerador do imposto é a prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal. Consequentemente, no transporte de mercadorias em veículo próprio não existe incidência do ICMS, já que não há efetivamente uma prestação remunerada de serviços à terceiros, mas apenas uma simples entrega de mercadoria vendida ou retirada de mercadoria comprada de terceiro com veículo próprio.
Desvantagens
º Segundo as normas estabelecidas na resolução 349 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o transporte eventual de cargas em veículos de passeio não pode colocar pessoas em perigo e nem causar danos às vias públicas, por isso, elas têm de ser muito bem fixadas.
º Além disso, não podem atrapalhar a visibilidade do condutor e ofuscar luzes e dispositivos refletores do automóvel.
º A carga também não pode comprometer a visibilidade à frente do condutor. O mesmo vale para a estabilidade e a condução.
º Quem pretende levar qualquer tipo de carga também precisa ficar ligado ao peso. Pela lei, os automóveis só podem transportar conteúdos que respeitem o peso máximo estipulado pelo fabricante.
º Carga levada no teto não deve ultrapassar o comprimento do carro e nem ter mais do que 50 centímetros de altura.
º No caso das picapes, é liberado rodar com a tampa da carroceria aberta apenas durante o transporte de cargas indivisíveis que ultrapassem o comprimento da caçamba ou do compartilhamento de carga.
E vale salientar que, assim como no transporte de passageiros, o condutor sem licença não tem autorização para efetuar transporte de bens de forma remunerada. Se ele for flagrado pelas autoridades, terá de pagar uma multa média (R$ 85,13 mais quatro pontos) e ainda corre o risco de ter o veículo retido.
Vantagens e desvantagens de agregar uma Fiorino em uma transportadora
Além das vantagens e desvantagens citadas anteriormente na escolha de utilizar um veículo próprio na transportadora, a Fiorino possui alguns aspectos específicos:
Vantagens
O transporte de carga com fiorino é uma função de grande importância para movimentar uma elevada quantidade de produtos, ou seja, se torna um componente primordial para diversas empresas.
O transporte com Fiorino é uma das formas mais práticas de entrega oferecida pelas transportadoras. Essa maneira possibilita que a empresa agilize várias entregas num só dia, sendo que as cargas são transportadas num só veículo.
Desvantagens
Porém, dependendo do tamanho da carga, pode ser que a Fiorino não seja a melhor opção. O veículo tem capacidade para levar até 650 kg, portanto se você precisa transportar grandes quantidades de cargas ou mercadorias muito pesadas, é melhor optar por outro meio de transporte.
Agora que você já sabe quais as vantagens de agregar uma Fiorino em uma transportadora, acesse o site do SEBRAE para ver mais conteúdos relacionados.