Olá, sou formado em arquitetura, filiado a ABD (Associação Brasileira de Design de Interiores). Trabalho como desenhista de móveis e pretendo abrir uma empresa apenas para trabalhar com isso, vender os projetos para a indústria moveleira e ter meu ecommerce online para divulgar minhas peças. Posso abrir a empresa como MEI?
Gabriel HenkeNovo na comunidade
Segue link para pesquisa e elaboração de seu planejamento
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD
Boa tarde Gabriel. O designer de interiores não pode ser MEI , pois é, de Acordo com a Associação Brasileira de Designers de Interiores, uma profissão que constitui de caráter intelectual e é regularizada por lei.
A atividade/CNAE COMERCIANTE DE MÓVEIS INDEPENDENTE 4754-7/01 pode ser MEI.
Quais as atividades permitidas no MEI?
Fonte: https://blog.marelli.com.br/pt/como-abrir-empresa-design-interiores/
Microempreendedor Individual foi instituído com finalidade de atender determinadas atividades, com faturamento limitado, e que poderá empregado somente 1 (hum) empregado. As atividades e/ou profissões regulamentadas e principalmente consideradas intelectual, não estão contempladas na relação das atividades voltada para MEI.
site do portal http://www.portaldoempreendedor.gov.br, neste portal, você encontra as legislações, procedimentos, benefícios, obrigações, atividades permitidas e demais informações relacionais ao MEI.
Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.
Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.
Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.
Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.
Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.