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O que fazer quando a mercadoria não chegou ao seu destino final ou o cliente quis devolver por insatisfação/defeito (logística reversa)?

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O que fazer quando a mercadoria não chegou ao seu destino final ou o cliente quis devolver por insatisfação/defeito (logística reversa)?

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    Uma logística reversa bem estruturada resulta em satisfação do cliente e redução nos custos da empresa. Por isso, é importante saber diagnosticar precisamente o motivo da devolução para tratar o assunto no detalhe. 

    É preciso uma estrutura eficiente de serviço de atendimento para atender e saber rapidamente como conduzir essas ocorrências. O fator logística pode ser dividido em duas partes: 

    • Aquelas que não chegam até o destinatário final. Na maioria dos casos o problema está relacionado à falta de integração entre sistemas, comprometendo a integridade das informações como endereços dos destinatários ou a falta de comunicação relacionada ao horário da entrega versus horário do recebedor no endereço destino. 
    • Aquelas que chegam até o destinatário e são devolvidas por insatisfação ou defeito no produto: está relacionado em sua maioria a uma série de questões, que vai desde a insatisfação dos clientes até a falta de padronização de moldes nos calçados ou vestuários, etc. 

    Contar com uma estrutura integrada e organizada faz toda a diferença no momento de identificar os problemas e conseguir buscar as soluções mais viáveis tanto para a empresa como para o cliente.

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