O que é preciso fazer antes de pedir um empréstimo empresarial?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Empresas podem necessitar de um recurso externo para dar conta dos custos, uma das alternativas para ampliar os recursos ou realizar um investimento é o empréstimo empresarial.
No entanto, diferente do que muitos pensam, o empréstimo não é o vilão das empresas, mas sim a falta de planejamento.
A linha de crédito pode ser a solução para as empresas crescerem. Por isso, é essencial que a empresa sempre se pergunte sobre a finalidade do dinheiro que precisa solicitar e sua capacidade de pagamento.
Para que o empréstimo empresarial se torne um aliado nas decisões e no planejamento financeiro, ele precisa estar alinhado com boas práticas.
Antes de realizar a solicitação, é imprescindível prestar atenção em alguns aspectos:
Revise o seu plano de negócios
De nada adianta obter mais recursos se o seu plano de negócios não for minuciosamente avaliado. Dessa forma, a solução para um respiro financeiro, readequação de serviços ou mesmo ampliação de negócios será inválida.
Sempre que a empresa passar por grandes mudanças, o plano de negócios deve ser revisado e readequado à nova realidade.
A revisão precisa considerar o mercado onde ela está inserida e o valor agregado dos produtos ou serviços. Além disso, é necessário avaliar sua estrutura financeira. Para isso, é necessário entender custos e despesas de modo a potencializar o faturamento.
Avalie a documentação necessária
Muitos empresários não levam a sério a formalização e pagamento em dia das responsabilidades fiscais e tributárias. E organizar as documentações apenas no momento da solicitação de empréstimo empresarial pode gerar dores de cabeça.
Por isso, confira a documentação necessária e a tenha com acesso facilitado. Em geral, você precisa estar com o CNPJ e o contrato social atualizado, além de ter acesso ao faturamento anual assinado pelo contador. Este último também pode ser substituído pelo extrato do Simples Nacional.
Toda essa documentação diz respeito às boas práticas de funcionamento da empresa, e precisa estar formalizada para que seja possível uma análise adequada por parte da instituição que irá conceder o crédito.
Além disso, os documentos fiscais e tributários precisam estar em dia não somente para pedir empréstimo empresarial, mas porque qualquer desencontro de informações pode levar a problemas com a Receita Federal.
Pesquise sobre as instituições
Com o plano de negócios e a documentação em dia, é o momento de conhecer a instituição financeira que poderá te fornecer o empréstimo empresarial. Para isso, a internet é uma excelente ferramenta de pesquisa.
Não apenas para avaliar a credibilidade da instituição como para consultar seu histórico em operações semelhantes e ter acesso a seus demonstrativos financeiros.
Aliás, ao procurar sobre qual é o melhor banco para fazer empréstimos para empresas, você irá descobrir porque as fintechs despontaram no mercado. Para isso, sites como o Reclame Aqui podem ser uma alternativa, além da página oficial da instituição.