Inbound Marketing é uma concepção do marketing focada na atração, conversão e e no encantamento de clientes. O Marketing de Atração, como também é conhecido o Inbound, diferencia-se do conceito tradicional da publicidade e possibilita a conexão com o público-alvo por meio dos seguintes pilares: Marketing de Conteúdo (Content Marketing), SEO e Estratégias em Mídias Sociais.
De uma forma ou outra, o marketing sempre foi baseado em interrupções. As empresas tiravam a atenção das pessoas de suas tarefas para mostrar como o produto X ou o serviço Y seria vantajoso nas suas vidas.
Para piorar, não eram raros os casos em que a qualidade das soluções ofertadas deixava a desejar, e o consumidor pouco poderia fazer para se valer dos seus direitos. Os tempos agora são outros.
A transformação digital e as mudanças bruscas no comportamento do consumidor, mudaram as regras do jogo para sempre.Diante disso, as empresas precisaram criar novas alternativas para conquistar e manter clientes, e o Inbound Marketing foi sem dúvidas a melhor delas.
Milhões de empresas, do mundo todo, usam essa estratégia de Marketing Digital que traz excelentes resultados. Quer aprender mais sobre o assunto e ver se o Inbound é para você?
Em outras palavras, ao invés de interromper os clientes em potencial, a ideia é atraí-lo por meio de conteúdo agregador e relevante, com uso de elementos de persuasão (gatilhos mentais).
A partir daí, as pessoas impactadas por esse conteúdo tendem a se sentir confiantes a ponto de permitir que a empresa se aproxime mais e construa um relacionamento saudável que pode resultar em uma venda.
Não é à toa que o termo Inbound Marketing pode ser traduzido como Marketing de Atração.
Resumindo, o Inbound Marketing é a estratégia pela qual os clientes vêm até a sua empresa, atraídos pela sua mensagem. A partir desse momento fica mais fácil apresentar suas soluções e transformá-los em clientes e até promotores de marca.
O Inbound Marketing vem sendo praticado há muito tempo por profissionais de marketing, mesmo de forma inconsciente.
O marketing que tem foco no conteúdo, que eleva o objetivo de oferecer informações relevantes, de publicar algo que agregue valor — tangível ou intangível — ao cliente em potencial, pode ser considerado Inbound Marketing.
O termo começou a ser utilizado por Brian Halligan, cofundador da empresa Hubspot.
Porém, segundo o guru americano Peter Druker, os princípios do Inbound Marketing já se desenvolvem há décadas e tem sua fundação principal no conceito de Seth Godin, o Marketing de Permissão, presente no livro “Permission Marketing” de 1999.
Como funciona o Inbound Marketing?
Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing, vamos ver como ele funciona e quais são suas principais ferramentas de trabalho, porque eu sei que depois do que você leu até aqui, deve estar ansioso para saber como implementá-lo.
No Outbound Marketing, a estratégia é uma abordagem direta do cliente para ofertar produtos ou serviços, ou seja, a marca vai em busca do cliente.
No Inbound Marketing a coisa funciona exatamente ao contrário, desenvolvemos conteúdo gratuito e fazemos com que o cliente é que venha ao encontro da marca.
O Inbound Marketing é uma consequência direta da evolução da própria Internet. No momento atual, seja com o uso de ferramentas de busca ou redes sociais, as pessoas assumiram o controle das coisas. São elas que decidem o que querem receber e como vão receber. O resultado é que a porta está sendo fechada para as ações de Outbound Marketing.
Uma estratégia de Inbound marketing é baseada na produção de conteúdo de relevante que é oferecido de forma gratuita através de canais como:
Blogs associados ao site da marca
Landing Pages
Mídias sociais como Facebook e Twitter
E-mail marketing
SEO – Search Engine Optimization
O Inbound Marketing é uma metodologia de marketing digital projetada para ajudar as empresas a aumentar o conhecimento da marca, atrair leads qualificados e converter compradores em clientes fiéis. Diferentemente do marketing tradicional, os esforços do Inbound Marketing se concentram na construção da confiança do seu público e na conquista dele.
Muito legal esse texto pra entender a diferença entre out e inbound marketing. Eu crie um site de busca para o bairro de Cavaleiro em Jaboatão – PE e acho que estou precisando justamente desse tipo de estratégia para atrair leitores: inbound marketing. Valeu pelo texto!
Umas das formas do Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo.
O especialista Vitor Peçanha irá explicar de que maneira utilizar a estratégia de marketing de conteúdo como recurso para vender mais na internet. Você vai poder aprender o que é marketing de conteúdo e como ele pode ajudar sua empresa a fazer mais negócios de maneira mais eficiente! Será abordado também a importância desta estratégia e seu potencial de impactar no negócio, gerando maior consciência de marca e engajamento com a mesma. Confira: