Sebrae Respostas Latest Perguntas

Rodrigo Torel
  • 0
  • 0
Novo na comunidade

NOTA FISCAL

  • 0
  • 0

Olá Sebrae, estou iniciando um pequeno negócio e vou precisar emitir nota fiscal. Existe aplicativos para gerar a nota de venda através do celular?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Contas Online
    Especialista Controle Financeiro Online Empresarial ou Pessoal

    Boa tarde, Rodrigo!

    Primeiro você tem que saber qual o tipo de nota fiscal deseja emitir.

    Quais são os tipos de nota fiscal?

    Antes de aprender a emitir uma nota fiscal, é muito importante conhecer quais são as principais modalidades no mercado e quais estão disponíveis para emissão. Confira:

     

    Nota fiscal avulsa (NFA)

    Também conhecida como nota fiscal do MEI, a Nota Fiscal Avulsa (NFA) é um documento individual com características semelhantes à nota tradicional. A principal diferença, neste caso, é que a NFA é específica para o microempreendedor individual.

    O modelo é indicado para quem emite notas fiscais eventualmente e prefere fazer isso manualmente.

    Neste caso, é necessário que o MEI procure a Secretaria da Fazenda para obter a autorização correta, além de verificar todos os requisitos exigidos no seu município.

    A nota fiscal avulsa possui dois modelos:

    • Modelo 55: específica para produtos elétricos;
    • Modelo 1-A: podendo ser emitida de forma eletrônica, mas somente a sua versão impressa é considerada um documento fiscal.

     

    Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e)

    Basicamente, a NFA-e funciona de forma semelhante à nota fiscal avulsa. A maior diferença é que, no primeiro modelo, é possível realizar o download pela internet.

    Um ponto negativo é que esse tipo de nota ainda não está disponível em todos os estados brasileiros. Portanto, para saber se o seu estado autoriza ou não a emissão da NFA-e, basta consultar o site da Secretaria da Fazenda estadual.

     

    Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

    A NF-e é o tipo de nota fiscal mais tradicional e mais utilizada por empreendedores. Isso porque o modelo pode ser emitido para diferentes finalidades, como:

    • Venda de um produto;
    • Prestação de serviços;
    • Entrada de novas mercadorias no estoque e devoluções;
    • Realização de operações interestaduais;
    • Realização do pagamento de um profissional freelancer contratado.

    Para emitir a NF-e é necessário dispor de uma assinatura eletrônica. Para ter o certificado digital, então, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda e cadastrar a sua empresa. Ao optar por esse modelo, será necessário pagar impostos pelas notas emitidas.

     

    Em 2022 a Receita Federal lançou um aplicativo para Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, a NFS-e. Porém, apenas alguns municípios aderiram a ela, é necessário você conferir se está disponível para o seu.

    Saiba mais: Conheça as principais obrigações fiscais de uma empresa