Sebrae Respostas Latest Perguntas

Wenderson P. Chaves
  • 0
  • 0
Novo na comunidade

Não pagar dívidas ou pegar empréstimo?

  • 0
  • 0

Ola pessoal. Estou com uma dúvida e gostaria de saber se podem me ajudar.

Sou micro empresário e tenho dividas para serem quitadas nos meses seguintes, não tenho um orçamento definido para quitar essa dividas. Gostaria de saber a opinião de vocês.

Atraso as contas ou faço empréstimo? O que seria melhor nesse caso?

Tenho juros razoáveis para fazer empréstimo, vale a pena?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Oi Wenderson!

    Tudo bem?

    Atrasar as dívidas pode ser perigoso. O ideal é tentar renegociar com seus credores, fornecedores, aluguel e demais despesas fixas. Peça mais prazo pra pagar, pense em uma forma de dividir esses valores no futuro.

    Você também pode conversar com parentes e amigos. Se o valor não for muito grande, eles poderão te ajudar. Acione sua rede, veja quem pode te ajudar a divulgar seu produto/serviço.

    Várias instituições financeiras estão oferecendo condições especiais para o momento. O primeiro passo é estimar o valor do prejuízo, ou seja, quanto você vai precisar para passar por esse momento? Faça projeções considerando o período de 1 mês (de parada nos negócios), 3 meses e 6 meses. Assim poderá chegar no banco ou cooperativa de crédito com uma proposta. Negocie com o maior número de bancos e cooperativas o possível, assim você consegue reduzir o valor.

    Leve informações financeiras da sua empresa nos últimos anos, e verifique se as parcelas do financiamento cabem no seu orçamento futuro. Assim a Instituição financeira vai entender que a sua empresa é saudável, está passando por um momento ruim, mas que terá condições de sair dessa e pagar o empréstimo.

    Faça uma avaliação de garantias que você pode dar. Pode ser um imóvel, veículo, etc. Levante também bens que possa vir a vender em caso de necessidade.

    Além disso, tente reduzir o prejuízo,  enxugue os custos, reduza tudo o que poder. Faça sacrifícios na vida pessoal, concentre seus gastos em alimentação e saúde.

    Inove. Repense a forma de atuação da sua empresa, pode ser delivery ou serviço em domicílio. Busque outras formas de rendimento, lembre se algum talento que você tem, pra ajudar a levantar um dinheiro pra passar por esse momento.