Gostaria de saber se o MEI de instrutor de idiomas pode emitir notas para trabalhos de tradução.
Obrigada
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Boa tarde, Chris. Tudo bem?
Não pode, pois tradutor não é uma atividade permitida ao MEI.
Essas dúvidas sobre atividades permitidas são muito comuns.
Embora a atividade não esteja no rol de profissões permitidas não há ilegalidade no caso. Um trabalho de tradução não é uma atividade exclusiva de uma profissão intelectual regulamentada.
O objetivo da criação do MEI foi de permitir a formalização de profissões e atividades sem regulamentação ou que não seja de natureza intelectual como advogados, médicos ou professores de universidades.
A lista de profissões permitidas funcionam também como balizadora, pois a atividade precisa ser desempenhada por uma dessas profissões: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/quero-ser-mei/atividades-permitidas.
A lista de profissões permitidas serve como baliza para identificar atividades que geralmente são exercidas por elas. As possibilidades de atividades são sempre maiores que as possibilidades de profissões.
Lembrando que o Mei pode exercer diversas profissões e atividades ao mesmo tempo. O profissional pode ser professor de idiomas, cabeleireiro e adestrador de pets. Dentro das atividades que um professor pode desempenhar, entendo que a tradução é uma delas.
A dica é entendermos o objetivo da criação da figura do MEI e a lista de PROFISSÕES em vez de olharmos a perspectiva do trabalho (atividade).