Olá, tenho interesse em abrir meu proprio negocio, mas não tenho um seguimento ao certo, porém minha mãe faz doces, bolos e salgados e o pessoal gostam muito, so os pedidos são em situações esporadicas.
Ela ama trabalhar com isso e fala muito em ter um lugar para criar seu proprio negocio.
Como eu tenho um valor guardado e mão de obra dela seria viavel focar neste nincho? Lembrando que tenho essa vontade de ter meu proprio negocio e minha liberdade financeira.
Olá Jhonatas!
Preparamos estes 7 passos para que você possa dar o pontapé inicial no seu projeto e alcançar seus objetivos!
1. Identifique suas habilidades
Neste momento, é necessário que você tenha em mente suas habilidades e capacidades. É importante que você tenha conhecimento sobre os seus pontos fortes e pontos a serem trabalhados. Quais áreas você se daria melhor, ou qual o seu dom.
No caso, seriam as habilidades de sua mãe ao fazer doces e salgados, o passo inicial vocês já têm.
2. Faça uma análise de mercado
Você não pode simplesmente iniciar um projeto sem antes ter conhecimento sobre como o seu serviço seria recebido pelo mercado. Conheça seus possíveis concorrentes, os serviços prestados por eles, o interesse de potenciais clientes. Ou seja, procure oportunidades que atendam as necessidades do mercado ao qual deseja se inserir.
Como sua mãe já tem alguns clientes, você tem que encontrar meios de aumentar essa clientela, seja pelo boca a boca, ou pela internet.
3. Se planeje
Tenha um planejamento sobre os seus objetivos, trace metas e monte um plano de ação. Procure saber sobre o que necessita para abrir o seu negócio, pense nas possibilidades e tenha tudo bem definido e anotado.
4. Se planeje financeiramente
Faça uma análise da sua capacidade financeira para abrir uma empresa. Tenha em mente seus possíveis gastos, procure saber sobre possíveis financiamentos e investimentos. Tudo isto é necessário – como falamos anteriormente – para que seu projeto saia do papel.
Leia mais em: O que é controle financeiro? Entenda sua importância
5. Coloque a mão na massa
Coloque em prática seus conhecimentos, seu planejamento e sua força de vontade. Comece a confeccionar seu produto ou serviço, vá atrás de potenciais clientes e use a internet a seu favor, afinal, hoje todo o mundo está conectado a esta rede e você não pode ficar de fora.
6. Mantenha-se atualizado
É imprescindível que você se mantenha atualizado, afinal, você não deseja que seu negócio cresça e renda bons frutos? Pois bem. Estar sempre a par das novidades, do seu negócio, da satisfação dos seus clientes é fundamental para que você tenha uma melhor visão sobre o que você deve fazer e como você deve agir.
7. Assuma riscos
E por último, mas não menos importante, assuma riscos! Como dizemos anteriormente, assumir riscos é uma característica do empreendedor. Tenha em mente que muitas vezes será necessário que você tome decisões difíceis, em um mundo de incertezas. Foque na sua capacidade e vá em frente!
Olá Jhonatas! Com certeza vale a pena, se tiverem habilidades, vontade e um valor para começar a investir.
Você e sua mãe podem pensar em começar a vender de forma online seus bolos, doces etc! E a partir daí, investir em marketing e relação com seu público-alvo, e pensar em investir em seguida em uma cafeteria/doceria física 🙂
Separamos alguns pontos retirados lá do nosso blog de food service para te ajudar a planejar esse sonho:
Ao seguir esses passos e dedicar-se ao seu negócio, você estará construindo bases sólidas para o sucesso da sua loja de confeitaria. Lembre-se de sempre buscar atualizações, capacitações e se adaptar às demandas do mercado. Desejamos muito sucesso nessa jornada empreendedora!
A gente super te recomenda esse artigo para quem está pensando em começar a empreender:
Mei para delivery de comida: tudo que você precisa saber
Os doces gourmet e bolos decorados estão em alta e tu pode vender no ifood por exemplo. baixo custo inicial e ampla chance de obter clientela fiel. se é bom e bem feito vai vender, não importa o preço.
É importante montar um bom plano de negócio, analisar concorrentes, pesquisar preços e receitas, utilizar aplicativos de delivery que favorecem o pequeno empreendedor e além disso pesquisar pelas melhores ideias de bolo, com um bom planejamento você vai longe!