Gostaria de saber os benefícios de abrir um MEI pois já tenho loja virtual e clientes fixos porém estou precisando de capital para abrir a loja física que já está alugada e quero compra-la e comprar mercadoria para.por na loja. Mas estou recebendo auxílio e queria saber se abrindo o MEI eu posso perder o auxílio?
Boa tarde. Com o crescimento do número de profissionais autônomos no Brasil, o termo MEI vem se tornando mais conhecido. A sigla significa Microempreendedor Individual, esse é o registro oficial para quem é autônomo ou atua com negócio próprio.
O Microempreendedor Individual (MEI) foi criado para beneficiar os empreendedores informais que prestam serviços simples, mas não recolhem tributos e, por isso, deixam de ter cobertura previdenciária e acesso a políticas de fomento empresariais.
Vantagens de tornar-se MEI:
1- Quem se formaliza passa a ter direito à cobertura previdenciária do INSS (aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros benefícios previdenciários);
2- Além disso, o MEI é registrado no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e, assim, pode emitir notas fiscais, abrir conta bancária empresarial e ter acesso a linhas de crédito específicas;
3- O MEI pode participar de licitações públicas (vender para o governo, e está dispensado de escrituração contábil e do levantamento anual do balanço patrimonial e de resultado econômico;
Para o MEI é tudo mais simples. Não há taxa de registro, a cobrança dos tributos é mais barata e em valor fixo mensal os controles são simplificados, é possível ter acesso a serviços gratuitos e ainda ter segurança jurídica para desenvolver o negócio.
Quais são os passos para a formalização?
Antes de se cadastrar como Microempreendedor Individual, é importante conhecer os critérios, leis, atividades permitidas, enfim, ter todas as informações em mãos para se tornar um empreendedor, envolvendo o faturamento anual, número de funcionários, ter ou não sócios na empresa, a atividade que será exercida, o perfil dos clientes, ou seja, diversos aspectos devem ser considerados.
Para virar MEI, basta fazer um cadastro bem fácil no site ww.portaldoempreendedor.gov.br. Mas antes de se registrar como MEI, é necessário que o empresário verifique na prefeitura se a atividade que vai exercer é liberada no endereço informado, segundo a lei de zoneamento, e as demais exigências conforme o ramo de atividade.
Para isso, leia atentamente e, qualquer dúvida, consulte o Portal do Empreendedor.
Conheça as vantagens de ser MEI!
A empresa registrada como Microempreendedor Individual, permite acesso a vários benefícios da previdência social (INSS), como auxílio-doença, aposentadoria por idade e salário-maternidade, tudo isto a um custo menor do que outros tipos de empresários: enquanto o MEI tem estes benefícios pagando apenas 5% de um salário mínimo mensalmente, qualquer outro empresário precisa pagar 11% de um salário para ter acesso aos mesmos direitos