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Bruna Cabral
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Fundo esperança: porque não fui informada que não podia na hora da inscrição no sistema?

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Boa noite, me chamo Bruna Cabral diz minha inscrição para o fundo esperança e tive o benefício liberado, chegando ao banco depois de aguarda numa gila por 4 horas fui informada não poderia consegui meu empréstimo pois minha empresa foi criada no início de maio..
Gostaria se saber pq não fui informado que não podia na hora da inscrição no sistema?
Para q eu pudesse tenta fazer o empréstimo pelo cpf e não pelo CNPJ.

Quero deixa aqui minha indignação com o Sebrae e com o governo do estado.
Agora não conseguir o empréstimo e nem o Sebrae nem o governo do estado da nenhum tipo de explicação

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1 Resposta

  1. Boa tarde, Bruna!

    Lamento o fato ocorrido,mas eu gostaria de fazer um esclarecimento para você. A atuação do Sebrae-PA se restringiu à identificação dos empreendedores e contratação de consultores para assessorar aos  empreendedores para a utilização dos recursos captados por meio do financiamento.

    Observe que o site https://fundoesperanca.pa.gov.br/não traz informações restringindo a participação das empresas e, certamente, se houvesse essa informação, o Sebrae não iria aprovar o seu cadastro, fazendo com que você tivesse essa má experiência.

    Importante destacar, após a liberação do cadastro pelo Sebrae, toda a documentação é remetida ao Banco do Pará que adotará os procedimentos para liberação do crédito.

    Vou inserir todo o processo do Fundo Esperança para que você possa ver a participação de cada ator nesse processo:

    Processo 1 – Complemento Cadastral e Qualificação do Cliente  (SEBRAE):

    • O Cliente recebe SMS ou email, para completar/atualizar o cadastro (muito cuidado no preenchimento, para não preencher com erro de digitação, se não o sistema acusará erro de não reconhecimento);
    • O Cadastro atualizado é capturado, processado pelo o Fundo que enviará para o Banco para processar e gerar o Contrato e assinatura eletrônica.

    OBSERVAÇÃO: Em todas as situações o contato será tentado 3 vezes, caso o cliente não responda.

     

    Processo 2: identificação do cliente e liberação para pagamento via saque digital (BANPARÁ):

    • Quando o cadastro do cliente estiver completo, caso haja informação de e-mail válido, ele receberá um link para assinatura do contrato do remetente no-reply-portaldeassinaturas@banparanet.com.br quando sua proposta for efetivada (em até 1h após contato do call center);
    • Nesse link, o cliente deverá se cadastrar no (https://portaldeassinaturas.banpara.b.br/) e lá poderá visualizar o contrato na íntegra, onde constará o limite aprovado e o valor das suas parcelas. Caso o beneficiário esteja de acordo, basta assiná-lo digitalmente selecionando a opção “Ler e assinar – eletrônica”;
    • Com o número do contrato e celular em mãos, o cliente pode se direcionar a qualquer caixa eletrônico do BANPARÁ e selecionar a opção SAQUE DIGITAL e depois clicar na opção FUNDO ESPERANÇA;
    • Após preenchimento dos dados solicitados no caixa eletrônico (número do contrato e CPF/CNPJ), o código para saque será enviado por SMS ou ligação automática ao cliente;
    • Feito isso, será exibido o saldo disponível para saque e logo ele poderá informar o valor que deseja sacar no momento.

    IMPORTANTE – esclarecimentos adicionais:

    • O cliente não precisa sacar todo o valor de uma vez;
    • Não há quantidade limitada para saques;
    • O saque pode ser feito em qualquer caixa eletrônico do BANPARÁ, independente de onde tenha sido realizado o saque anterior.
    • O saque NÃO pode ser realizado nos caixas “Saque e Pague” ou “24h”;
    • Caso o cliente não tenha recebido o contrato por e-mail, deve-se verificar no cadastro do cliente se o e-mail está correto;
    • Caso o cliente tenha feito a assinatura eletrônica, ido até o caixa eletrônico e não tenha recebido o SMS/ligação com o código para saque, verificar se o celular cadastrado está correto;
    • Caso o cliente não consiga assinar eletronicamente ou não tenha informado e-mail no momento do cadastro, a assinatura pode ser feita presencialmente em qualquer agencia do BANPARÁ, mantendo-se a obrigatoriedade de levar cópia da documentação

    Atenção: há um prazo de tempo entre a atualização do cadastro e o email do banco – em alguns casos cinco dias úteis.

     CONSIDERAÇÕES FINAIS:

    • Para os que já consultaram o processo no link do BANPARÁ e ainda estão em análise, isto quer dizer que o Banco ainda não recebeu os processos relativos a essas pessoas, pois ainda estão em análise do Fundo.
    • Para os que consultaram e receberam a mensagem de Contrato Gerado, isso significa que o Fundo já finalizou a análise o auxílio foi aprovado. Deve então aguardar o email do BANPARÁ.

    O Programa é de responsabilidade da a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). Sugiro que entre em contato com essa Secretaria, de forma que você obtenha todas as informações, inclusive quanto à restrição apontada, pois o Sebrae realizou o trabalho com base nas orientações dos gestores do programa.

    Ao tempo que lamentamos todos os inconvenientes que Vossa Senhoria passou, enfatizamos que o Sebrae estará sempre de portas abertas para ajudar aos pequenos empreendedores. Inclusive, elaboramos uma ampla pesquisa relacionadas as linhas de crédito que estão sendo disponibilizadas para ajudar aos pequenos empreendedores nessa fase. caso tenha interesse em pesquisar, pode acessar ao link abaixo:

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/principais-linhas-de-credito-para-enfrentar-a-crise,a1dcf72136c21710VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Desejo-lhe sucesso!