Recebi um e-mail do fundo esperança para finalizar meu cadastro, onde pede várias informações pessoais, gostaria de saber se ele é verdadeiro?!
Rodrigo Freitas PscNovo na comunidade
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Bom dia!
Algumas pessoas estão reportando que receberam SMS e você alerta que recebeu um e-mail. Eu vou reproduzir aqui as respostas que passei para eles, no caso de SMS. Essa forma diferenciada de pedir isso está me causando muita estranheza.
Vou fazer uma sugestão: coloque o cursor do mouse sobre o link e veja na parte inferior da tela o endereço do remetente. Se for algum nome estranho e a extensão for algo do tipo “.com/rs”, por exemplo, é um endereço de fora do país e não deve ser seguro. Importante , o “rs” que pus é apenas ilustrativo, pois seria um email cadastrado na Rússia.
Veja também o processo de aprovação do programa:
Após o Sebrae-PA ligar para o solicitante, o cadastro vai para o BANPARÁ e não temos acesso aos procedimentos do Banco. Como estou em Brasília, não sei os detalhes desse fundo, mas pelas informações que li o procedimento é o seguinte:
Por favor, informa para mim qual o endereço que aparece quando você bota a seta do mouse sobre o link. Esse endereço vai aparecer no canto inferior da tela. Anota e manda para eu ver. Basta você fazer um comentário da minha resposta com esse endereço, que eu recebo uma mensagem.
Em nenhum lugar que procurei, vi que existia uma etapa de envio de dados por meio de SMS. Para que você não fique sem nenhuma informação, eu sugiro que lige para a SEDEME que é a Secretaria de Governo responsável pelo Funfo Esperança: (91) 3110-2550
Em complemento, pesquisei o site do BANPARÁ e encontrei uma FAQ com as principais perguntas dos clientes. NO que se refere a cadastro, veja o que o banco avisa aos clientes:
2- ATUALIZAÇÃO CADASTRAL
2.1- Quero atualizar o meu cadastro, como faço?
Ligue para a Central Banpará 3004-4444 (Belém e Região Metropolitana, Marabá e Santarém – fixo e celular) ou 0800 285 8080 (outras Localidades – fixo) e verifique, através do atendimento personalizado, quais dados cadastrais necessitam ser atualizados. Caso necessário, compareça a uma de nossas agências levando originais e cópias de CI, CPF, comprovante de renda e residência.
2.2- Posso solicitar atualização de cadastro em qualquer agência?
Sim, este procedimento poderá ser realizado em qualquer uma de nossas agências de relacionamento.
O link de acesso para as infromações acima é o seguinte:https://www.banpara.b.br/rodape/faq/
Continuo buscando esclarecimentos!!
Você poderia nos informar quem enviou esse email. Descreva as características, quem está assinando eletronicamente e se tem um telefone de contato, por favor. Eu busquei informaçõs sobre o programa e não vi nada dessa etapa de confirmação de dados.
Também recebi e-mail e SMS para completar cadastro no Fundo Esperança. O destinatário do e-mail foi: fundoesperanca@sebrae-cad.com.br , e a mensagem foi a seguinte:
Você se inscreveu no Fundo Esperança. Precisamos que complemente seus dados cadastrais para que possamos concluir a análise de seu crédito.
Favor acessar o link https://fundoesperanca.pa.gov.br/complemente_seu_cadastro_pf para fazer o seu atendimento e complementar seus dados cadastrais.
Tão logo complete seu cadastro, se estiver tudo correto e sem restrições, seus dados serão enviados ao Banpará para elaboração de seu contrato.
Em seguida, entraremos em contato com você para agendamento em uma agência do Banpará para assinatura do contrato.
Atenciosamente.
Eu recebi sms pois não tenho mais acesso ao e-mail, mas fiquei com medo de fazer o cadastro
Eu também recebi,
fundoesperanca@sebrae-cad.com.br (esse foi o email que me mandaram) e o url do site para complementos dos dados é esse: https://fundoesperanca.inf.br/pj.php
Gostaria de saber se realmente é verdadeiro ou se trata de frauda para tomar as providências necessárias.
Como faço para alterar no os dados cadastrais feito através do link fundoesperanca.pa.gov.br/complemente_seu_cadastro_pf??
Boa noite como faço pra atualizar meu número no fundo esperança eu já recebi contrato já assinei só quando vou caixa eletrônico código não chega no celular devo ter colocado número errado
Bom tarde!
Primeiro eu gostaria de dizer que o domínio: fundoesperanca.pa.gov.br
É um domínio real do governo do estado do Pará!
Na verdade é um subdomínio.
Para quem não sabe o domínio real é pa.gov.br, que é o domínio do governo do estado.
fundoesperanca.pa.gov.br é um subdomínio criado para ser o portal de entrada do programa “Fundo Esperança”.
Então se você digitar: https://fundoesperanca.pa.gov.br/complemente_seu_cadastro_pj
você estará entrando no endereço correto do site do programa.
Dicas de segurança:
Nunca clique em link duvidosos enviados por email.
Se o mesmo informa um link como esse, é recomendado digitar o endereço diretamente no navegador, e não clicar no link do email.
Nunca forneça nenhum tipo de informação por sms.
Programas como esse não usam números reais para envio de sms, logo não aceitam respostas.
O Fundo Esperança tem uma linha exclusiva: 91-3289-7550