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Augusto Flavio Oliveira da Silva
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Fiz minha inscrição no fundo esperança. Como saber se tenho direito?

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Fiz minha inscrição no fundo esperança. Como faço pra saber se tenho direito?

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2 Respostas

  1. Prezado Augusto  Flávio,

    O Fundo Esperança é uma iniciativa do Governo Estadual do Pará. Conforme está informado no site do programa, o Fundo Esperança tem uma linha exclusiva para falar com os empreendedores: (91) 3289-7550.

    Ainda de acordo com as informações do site, todos que fizeram a inscrição receberão uma ligação de um analista do programa. Esse contato faz parte do processo de seleção de quem poderá utilizar os créditos concedidos pelo programa em questão.

    O Senhor deve aguardar esse contato, lembrando que empresas ou pessoas físicas terceirizadas  NÃO estão autorizadas a entrar em contato com os microempreendedores que fizeram inscrição no site do Programa em nome do Fundo Esperança.

     

  2. Boa tarde!

    Tendo em vista que muitas pessoas ficaram na dúvida em relação às mensagens recebidas por e-mail ou SMS, solicitando dados adicionais para complemento de cadastro, busquei informações junto ao Sebrae Pará e recebi a confirmação que não é uma fraude e que as pessoas estão sendo contatadas por esses meios sim.  O texto é longo, mas é importante que leiam para saber como está funcionando todo o processo para que não tenham mais dúvidas:

    A mensagem recebida é oficial, não se trata de uma fraude!

    O contato anteriormente era realizado pela Central de Relacionamento do Fundo, através de um número fixo (91) 3289-7550, contudo, devido o grande número de inscritos, o processo estava muito demorado e dependia de sinal de celular e de linhas ativas  para receber ligação, sendo que  alguns só tinham Wathsapp, e muitas vezes o contato sofria interrupção por questão de Sinal de telefonia, o cliente não atendia, perdia a ligação. Na última semana, foi desenvolvido um sistema de Chatbot, para tornar mais ágil o contato e a complementação cadastral, que nada mais é que uma “entrevista virtual”, com as mesmas questões levantadas quando da ligação, agora de forma virtual e intuitiva.  Isso é necessário para qualificar o cliente para análise do sistema para liberação do crédito de acordo com as declarações e informações inseridas no Chatbot, assim o valor aprovado é informado ao final da complementação do cadastro na plataforma. Ao finalizar esse processo, o Sistema do Fundo encaminha para o BANPARÁ, que é o agente financeiro responsável por gerar o Contrato e pagamento do valor liberado.

    Vejam como é o passo à passo dos dois processos: de atualização cadastral via Chatbot e o do BANPARÁ, para identificação do cliente e liberação para pagamento via saque digital.

    Processo 1 – Complemento Cadastral e Qualificação do Cliente  (SEBRAE):

    • O Cliente recebe SMS ou email, para completar/atualizar o cadastro (muito cuidado no preenchimento, para não preencher com erro de digitação, se não o sistema acusará erro de não reconhecimento);
    • O Cadastro atualizado é capturado, processado pelo o Fundo que enviará para o Banco para processar e gerar o Contrato e assinatura eletrônica.

    OBSERVAÇÃO: Em todas as situações o contato será tentado 3 vezes, caso o cliente não responda.

     

    Processo 2: identificação do cliente e liberação para pagamento via saque digital (BANPARÁ):

    • Quando o cadastro do cliente estiver completo, caso haja informação de e-mail válido, ele receberá um link para assinatura do contrato do remetente no-reply-portaldeassinaturas@banparanet.com.br quando sua proposta for efetivada (em até 1h após contato do call center);
    • Nesse link, o cliente deverá se cadastrar no (https://portaldeassinaturas.banpara.b.br/) e lá poderá visualizar o contrato na íntegra, onde constará o limite aprovado e o valor das suas parcelas. Caso o beneficiário esteja de acordo, basta assiná-lo digitalmente selecionando a opção “Ler e assinar – eletrônica”;
    • Com o número do contrato e celular em mãos, o cliente pode se direcionar a qualquer caixa eletrônico do BANPARÁ e selecionar a opção SAQUE DIGITAL e depois clicar na opção FUNDO ESPERANÇA;
    • Após preenchimento dos dados solicitados no caixa eletrônico (número do contrato e CPF/CNPJ), o código para saque será enviado por SMS ou ligação automática ao cliente;
    • Feito isso, será exibido o saldo disponível para saque e logo ele poderá informar o valor que deseja sacar no momento.

    IMPORTANTE – esclarecimentos adicionais:

    • O cliente não precisa sacar todo o valor de uma vez;
    • Não há quantidade limitada para saques;
    • O saque pode ser feito em qualquer caixa eletrônico do BANPARÁ, independente de onde tenha sido realizado o saque anterior.
    • O saque NÃO pode ser realizado nos caixas “Saque e Pague” ou “24h”;
    • Caso o cliente não tenha recebido o contrato por e-mail, deve-se verificar no cadastro do cliente se o e-mail está correto;
    • Caso o cliente tenha feito a assinatura eletrônica, ido até o caixa eletrônico e não tenha recebido o SMS/ligação com o código para saque, verificar se o celular cadastrado está correto;
    • Caso o cliente não consiga assinar eletronicamente ou não tenha informado e-mail no momento do cadastro, a assinatura pode ser feita presencialmente em qualquer agencia do BANPARÁ, mantendo-se a obrigatoriedade de levar cópia da documentação

    Atenção: há um prazo de tempo entre a atualização do cadastro e o email do banco – em alguns casos cindo dias úteis.

     CONSIDERAÇÕES FINAIS:

    • Para os que já consultaram o processo no link do BANPARÁ e ainda estão em análise, isto quer dizer que o Banco ainda não recebeu os processos relativos a essas pessoas, pois ainda estão em análise do Fundo.
    • Para os que consultaram e receberam a mensagem de Contrato Gerado, isso significa que o Fundo já finalizou a análise o auxílio foi aprovado. Deve então aguardar o email do BANPARÁ.

    Boa sorte!