Sebrae Respostas Latest Perguntas

Pérsida Fernandes
  • 1
  • 1
Novo na comunidade

Entrevistas para dados primários

  • 1
  • 1

O mais difícil é coletar dados primários, muitos desconfiam e não respondem os questionários. Como proceder na negativa?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Bom dia Pérsida,
    Existem hoje várias maneiras de se coletar dados primários. Uma delas é a de se colocar cookies, de forma que ao acessar um site o usuário, sem o saber, tem os seus dados registrados pela empresa que mantém o site. Esta prática se tornou tão intensa e algumas vezes prejudicial ao usuário que foi promulgada a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) através da Emenda Constitucional 115/2022. Em suma, esta sistemática (às vezes oculta ou então discreta) implantada pelos cookies, destina-se a coletar dados gerais de cadastro e de consumo dos usuários.
    Uma outra maneira de coleta de dados primários, que imaginamos seja a adotada por você, é a de aplicar questionários on line ou mesmo por email contando com a cooperação do público pesquisado para as respostas.
    Atualmente, as pesquisas online se tornaram uma das técnicas mais comuns de coleta de dados. Mas outros métodos ainda são utilizados, como: pesquisas por telefone, pesquisas por e-mail, entrevistas pessoais, grupos focais online ou presenciais, etc.
    Não existe uma fórmula para o enfrentamento das negativas, cada pesquisador utiliza um método totalmente seu. Veja um exemplo: “ao pesquisar um grupo focal, a quantidade de respostas foi pífia. O pesquisador voltou à carga com um texto onde mostrava a quantidade de questionários aplicada e o número pequeno de respostas. Fazia um novo apelo levando as pessoas a pensar que seus pares (era um grupo focal), estava contribuindo. Encerrando seu texto com um incentivo a uma resposta, estimulando as pessoas a uma contribuição com grupo, conseguiu melhores resultados.”
    Isto é somente um exemplo de uma iniciativa que acabou dando bons resultados, você certamente encontrará sua maneira de sensibilizar o seu público alvo.