A declaração do Imposto de Renda tem como objetivo principal comparar o imposto que foi recolhido na fonte ao longo do ano passado com o imposto devido, que é calculado com base na tabela progressiva incidente sobre os rendimentos tributáveis informados por você na declaração.
Por essa razão a declaração que você é obrigado a apresentar todo ano é conhecida como “Declaração de Ajuste Anual”, pois ela ajusta eventuais diferenças no imposto pago a mais ou a menos. Quando o contribuinte pagou mais imposto do que deveria ao longo do ano, ele terá como resultado, no final do preenchimento da declaração, um valor a restituir. Se pagou a menos, terá que pagar a diferença após a declaração
Por que terei que pagar mais imposto?
Uma das principais causas de a Declaração de Ajuste apontar imposto a pagar é o fato de o contribuinte ter várias fontes pagadoras. Se você trabalha em dois (ou mais) empregos, ou recebe aposentadoria e continua trabalhando, ou se recebe renda de um imóvel alugado, por exemplo. Ao longo do ano, cada fonte pagadora vai fazendo suas retenções de imposto de acordo com a tabela progressiva e usando as deduções necessárias. Na Declaração de Ajuste verifica-se esse resultado, com base na tabela progressiva.
Olá Bianca, boa tarde!
O pagamento da taxa de 10% sobre o valor da conta NÃO É OBRIGATÓRIO! › A Lei nº 13.419 (Lei das Gorjetas) define essa taxa como um ato espontâneo, por parte do consumidor, ou seja, ele só paga se quiser.
Atenciosamente,
Equipe Consulcontábil!