Gostaria de saber a real diferença entre arranjo produtivo local e cooperativa
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Tatiana,
Os APLs – Arranjos Produtivos Locais – são aglomerações de empresas com a mesma especialização produtiva e que se localizam em um mesmo espaço geográfico, exemplo: Apucarana/PR, que tem uma especialização em Bonés ou Teófilo Otoni/MG em Gemas e Jóias.
As empresas dos APLs mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si, contando também com apoio de instituições locais como Governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa, uma ve que a demanda aparece de forma organizada e setorial.
Já a Cooperativa é uma organização constituída por membros de determinado grupo econômico ou social que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade. Você consegue observar vários exemplos desse modelo de negócios no setor de Agronegócios, onde existe um grande números de cooperativas: Aurora Alimentos, Cocamar, etc.
No site do SEBRAE (www.sebrae.com.br) você poderá ter acesso ao Termo de Referência de Arranjos Produtivos Locais e também a cartilhas sobre cooperativas.
Conte conosco!