Bom dia. Ao anunciar o meu produto na internet, devo colocar o preço deste ou devo aguçar a curiosidade do cliente?
Julio CesarNovo na comunidade
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Boa tarde Julio. Esse pode ser um dilema do empreendedor que quer vender por meio das redes sociais. De acordo com Altair Camargo, co-fundador da escola de empreendedorismo de Goiânia, não há uma resposta simples e direta. Depende de fatores como tipo de produto e disponibilidade para conversar com seus eventuais clientes na rede social.
4 motivos para colocar os preços:
1- Produto que seus seguidores já conhecem
Se seus seguidores já compraram de você ou, pelo menos, estão interessados e acompanham aquilo que sua empresa vende, eles conhecem a qualidade do seu produto. Portanto, colocar o preço pode ser atraente para sua clientela e também para aqueles que nunca compraram de você, mas já conhecem o produto ou serviço de empresas concorrentes.
2- Chamar a atenção com preço baixo
As pessoas adoram promoções e preços baixos. Se o preço for um diferencial do seu produto ou serviço, divulgue o valor. Mas ressalte outras características positivas para evitar ser visto pelo cliente como de baixa qualidade.
3- Demonstrar qualidade a partir do preço
Se seu produto for premium e você quiser mostrar que há benefícios além de sua utilidade, vale a pena colocar o preço. O valor elevado pode atrair justamente esse público que deseja mostrar alto poder aquisitivo.
4- Não ter tempo de responder o volume de mensagens sobre preços
Se não for possível destinar alguma pessoa para essa função, pode ser mais prático colocar no post as principais dúvidas dos clientes, como preços, tamanhos disponíveis, tempo de entrega e formas de pagamento.
4 motivos para não colocar os preços:
1- Para despertar o interesse do cliente
Evite colocar preços quando um produto vale muito mais do que aquilo que é transmitido na foto, como, por exemplo, um vestido desenhado por um estilista famoso. Neste caso, o produto sem preço pode despertar mais interesse do consumidor.
2- Oferecer serviços com preços muito variados
Alguns serviços têm preços que variam conforme a personalização feita para cada cliente, como, por exemplo, a montagem da decoração de uma festa ou um projeto de arquitetura. O preço, nestes casos, pode estar muito distante do que efetivamente será cobrado. O aconselhável é mostrar na foto indícios de quanto custa o serviço, como colocar o produto inserido em lugares sofisticados.
3- Ter outras opções de produtos
Imagine uma empresa que vende colchão, publica um muito específico e com preço alto (o cliente pode nem entrar em contato) ou um muito barato (o cliente pode achar que a empresa só vende produtos de baixa qualidade). Nesse caso, o melhor é apenas informar que sua empresa vende colchão e deixar que o cliente entre em contato, para que o vendedor, depois de entender as suas necessidades, indique a melhor opção para ele.
4- Não é permitido pelo fornecedor
Isso pode acontecer por alguns motivos: para evitar que o cliente não veja diferença de preço entre a loja física e a online ou para que não faça comparação de preço junto aos concorrentes. Portanto, é aconselhável seguir as regras do fornecedor e informar os clientes interessados somente por mensagens particulares.
Fonte: https://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2019/08/09/colocar-ou-nao-precos-de-produtos-nas-redes-sociais.htm
Como precificar seus produtos e serviços.