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Sulina de Oliveira
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Depois que eu calculo o valor de markup não preciso recalcular novamente em outro momento?

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Boa tarde.

Fiz o curso online e aprendi sobre markup, mas o que eu gostaria de saber é: Sempre vou usar o mesmo valor de markup?

Depois que eu calculo pela primeira vez não preciso recalcular novamente em outro momento?

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1 Resposta

  1. Olá!

    O markup é uma ótima opção para auxiliar o gestor na criação de uma política de preços que garanta o equilíbrio operacional, margem de lucro adequada e condições de vendas.

    Isso porque, com o  markup é possível analisar e determinar o preços das mercadorias que serão vendidas, já que através dessa técnica é possível projetar os valores que serão cobrados, impondo limites de desconto, sem ter prejuízos maiores no final do processo de vendas.

    Considerar produção, os impostos e as despesas

    A maior vantagem em relação ao cálculo do valor de markup é que é possível usar a mesma fórmula sobre o total de vendas de determinado produto, o que permite visualizar melhor quando é conveniente mexer, ou não, no preço para ganhar competitividade em relação a concorrência.

    Nesse caso, se os valores se alterarem é preciso fazer uma nova conta, porém, usando a mesma fórmula.

    Lembrando que o preço de venda do produto deve ser suficiente para cobrir todos os custos, considerando despesas e impostos, e também gerar um lucro na venda para manter a empresa ativa.  

    Desta forma podemos simplificar a estrutura do valor de markup, onde o preço é igual a somatória de todos os elementos, inclusive , o lucro desejado.

    Para aumentar o lucro

    Se ao fazer seus cálculos perceber que a margem de lucro está baixa não precisa se desesperar. Algumas medidas podem ser tomadas para aumentar o lucro do seu negócio.

    Monitorar os concorrentes é uma tarefa necessária para entender o que outras empresas estão fazendo e tomar as melhores decisões estratégicas. E isso também vale para o cálculo de valor de markup.

    Entretanto, entrar em uma guerra de preços não é uma boa alternativa, já que outros fatores podem estar influenciando no resultado do seu negócio como perfil do público, custos operacionais, localização do negócio, entre outras variáveis, que precisam ser analisadas.

    Nesse caso, alguns passos podem ser seguidos, como:

    Otimize processos internos: Tente automatizar os processos com recursos tecnológicos que facilitam e agilizam o trabalho no dia a dia.

    Reduza custos: Uma política de redução de custos pode ajudar a aumentar o lucro. Reduzir contas como água, luz, telefone e suprimentos do dia a dia pode ser um bom começo.

    Reduza o processo de venda: O tempo entre pedido e entrega também pode afetar a margem de lucro da empresa. Agilizar esse processo entre a efetivação do pedido até a entrega do produto também podem impactar nos custos e consequentemente na margem de lucro da empresa.

    Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre valor de markup. Aproveite para conferir nosso conteúdo sobre como calcular o preço de venda!