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Marcelo Gomes
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Coronavírus- Uma boa estratégia de restabelecimento pós crise?

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Qual seria uma boa estratégia coletiva para que uma pequena cidade possa estar se estruturando para uma reorganização econômica mais rápida após crise do Corona? De forma que possa impactar o minimo possível a economia local?

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1 Resposta

  1. Vivemos um momento histórico com mudanças significativas causadas no mundo todo pela pandemia de Covid-19, gerada pelo coronavírus. Algumas pessoas já se preocupam com uma boa estratégia de restabelecimento pós crise de coronavírus.

    Com o isolamento social, a forma de se relacionar mudou. Assim como a rotina, a forma de trabalhar, de consumir e, da noite para o dia, novos hábitos foram criados.

    Tudo isso também afetou os negócios, os grandes e, principalmente, os menores.

    Todos os empreendedores que querem manter seus negócios e, de preferência, sem maiores impactos na vida dos colaboradores e clientes. Por isso, estão em busca de uma boa estratégia de restabelecimento pós crise de coronavírus.

    Segundo a OMS, ainda há um longo caminho até o fim da pandemia e é bem provável que seja preciso adaptar os novos negócios a esse cenário. Por isso, separamos algumas estratégias que podem ajudar a restabelecer o seu negócio no pós crise de coronavírus.

    Estratégias de restabelecimento pós crise de coronavírus:

    Para encontrar as melhores estratégias de restabelecimento pós crise de coronavírus para o seu negócio é preciso pensar, pesquisar, analisar, avaliar, planejar… 

    Apesar da experiência, diante de uma crise que envolve incertezas, as estratégias devem ser reavaliadas considerando diversos cenários e expectativas.

    Por isso, é importante se atentar para alguns pontos:

    Faça um bom planejamento e avalie as vulnerabilidades

    Planeje uma boa estratégia de restabelecimento pós crise de coronavírus avaliando e identificando a vulnerabilidade do seu negócio. 

    Nesta etapa conte com a presença dos diretores da empresa, para identificarem juntos as vulnerabilidades e os pontos que merecem atenção. Dessa forma é possível desenvolver ações de manutenção e recuperação de forma mais assertiva.

    Também é importante fazer um monitoramento para entender como o mercado tem se comportado e identificar  o que pode ser inserido no seu negócio.

    Projeções financeiras e controle de despesas

    É importante avaliar o impacto econômico que a empresa teve durante a crise de coronavírus para fazer as projeções financeiras e o controle de despesas no pós crise para restabelecer o negócio da melhor maneira.

             º Faça a manutenção do capital de giro;

             º Reveja os as despesas do seu negócio e o que realmente vale a pena manter;

             º Analise o contrato com os parceiros para conseguir melhores condições de pagamento;

             º Veja se existem incentivos governamentais que podem contribuir com seu negócio a curto prazo;

             º Tente financiar as dívidas com baixo custo.

    Considere o que pode ser eliminado ou postergado em curto, médio e longo prazo. E também aproveite as oportunidades que facilitam pagamentos, tanto para você, quanto para o cliente.

    Otimize o e-commerce, a estratégia de vendas e presença digital

    Otimizar o e-commerce com estratégia de vendas e ampliar a presença digital também pode ser uma boa estratégia de restabelecimento pós crise de coronavírus.

             º Considere novas ferramentas que possam facilitar o trabalho remoto dos colaboradores;

             º Busque automatizar processos para funções essenciais;

             º Tente ampliar novas tecnologias para interagir com clientes nos canais de vendas online;

             º Reveja a estrutura tecnológica da empresa e o que pode ser melhorado;

             º Atente ao futuro do trabalho e como isso pode otimizar o seu negócio de forma digital.

    Aproveite para usar a tecnologia a seu favor de forma que ela possa facilitar o trabalho e processos de todos os envolvidos no negócio.

    Manutenção de relacionamento com clientes e compreensão dos novos comportamentos

    Priorizar e compreender os clientes é essencial para fazer a manutenção de relacionamento com eles. Busque entender seus novos comportamentos para atender da melhor maneira as novas necessidades desse consumidor.

            º Restabeleça os canais de comunicação com os clientes

            º Reveja o modelo operacional e encontre uma forma de engajar os clientes

            º Reforce a lealdade oferecendo condições especiais ou alguma recompensa na hora da compra

            º Crie uma nova estratégia de comunicação para o novo cenário em que o cliente está envolvido

    Agora que você já tem as diretrizes para uma boa estratégia de restabelecimento pós crise de coronavírus. Comece a pôr as ideias em prática para que no fim você tenha o melhor plano de ação e comece a reestruturar seu negócio o quanto.

    Entre em contato com a gente e descubra como o Sebrae pode te ajudar!