Olá , meu genro é militar, e tem que devolver o auxílio emergencial, porém na hora de emitir a GRU , o valor cobrado é de duas parcelas, porém ele só recebeu uma parcela. A conta no caixa tem ,foi encerrada , então ele não consegue tirar um extrato para comprovar que ele não efetuou o segundo saque . A valor real que ele deve é de $600, mas o valor cobrado é de $1,200. Não encontrou nenhum telefone ou site em que possamos fazer a reclamação. Não sabemos como proceder . Fico grata se alguém puder nos ajudar .
Virginia QuevedoNovo na comunidade
Boa tarde!
O aplicativo de geração de GRU do Ministério da Cidadania está com problemas já tem alguns dias. Há pessoas que não conseguem gerar uam GRU e as que geram odocumento, esse está vindo com os valores acumulados da primeira e segunda parcela.
No momento, não há muito o que se fazer, a não ser aguardar que o Minsitério se pronuncie ou faça os ajustes no programa. Eu tenho sugerido às pessoas, que me procuram aqui, para que façam uma reclamação junto à ouvidoria do Ministério, pois quanto mais pessoas se manifestarem, mais rapidamente eles acharam uma solução.
Passo a passo para fazer o registro: (O TEXTO QUE ESCREVI É MERA SUGESTÃO)
1 – Clique no link abaixo:
https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
2 – Escolha a opção “Reclamação”
3 – Marque a opção desejada: “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção para deixar registrado que estou tentando devolver o auxílio (MELHOR alternativa). Se optar por se identificar, tem de fazer um cadastro simples.
4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.
5 – No campo “Descrição – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.
6 – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação de vocês ou colocar – caso entenda pela pertinência do mesmo – o texto que já elaborei e inclusive registrei no site:
Senhores! Fiz a devolução da primeira parcela do auxílio por meio de GRU gerada no site do Ministério da Cidadania, uma vez que observei não atender aos critérios exigidos pelo programa. Estou tentando devolver a segunda parcela, no entanto, a GRU emitida está saindo com o valor da primeira e segunda parcelas, havendo a duplicidade do valor da primeira parcela já devolvido. Dessarte, solicito que o Ministério da Cidadania proceda ao acerto do programa de devolução, de forma que a GRU emitida contemple apenas o valor da parcela efetivamente devido. Adindo, solicito que seja inserida orientação na FAQ de como proceder nessa situação por mim reportada, uma vez que há muitas pessoas reportando o mesmo problema. Ao tempo que aguardo as providências por parte do Ministério, manifesto meus agradecimentos pela a tenção.
Obs: há a opção de incluir anexos. (um clip do lado direito da tela). Se optarem por se identificar no início do processo (eu recomendo para que saibam que vocês estão fazendo a coisa correta), podem inserir uma cópia da GRU paga para a primeira parcela e também a GRU emitida com a duplicidade de valores.
Observem que os campos da opção “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.
7 – Selecione a opção “avançar”
Bom Dia Weverton!
Hoje quando fui emitir a Gru de pagamento da segunda parcela, o valor gerado foi de 1.200,00! com vencimento em 16/06/2020! será que eles bloqueiam o CPF após o vencimento? eu devolvi a primeira parcela, vou fazer o procedimento que você nos orientou, ao menos tenho um canal para me comunicar, porque nos bancos ninguém sabe informar!
Olá, recebi a primeira parcela só e quando fui devolver ,o valor dobrado 1.200 ..Não sei oque fazer!!