Quero cancelar a solicitação do auxílio emergencial
Fernanda EstevamNovo na comunidade
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Bom dia, Fernanda!
Após envio do pedido de auxílio, não é possível editar ou cancelar. É preciso aguardar o término da análise, cujo prazo estimado é de 5 dias úteis. Após análise, você poderá contestar (pedir revisão) ou fazer nova solicitação, a depender da resposta. Se for indeferido por “dados inconclusivos”, você fazer nova solicitação e dessa vez atentar para inserir seus dados corretamente antes de enviar o pedido. Se for indeferido por “benefício não aprovado”, você poderá contestar a resultado, apresentando os seus argumentos, ou, ainda, fazer nova solicitação.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Estefânia Mendes
Boa tarde!
Em complemento à mensagem anterior, fomos informados pela Caixa a existência de dois procedimentos, caso o auxílio tenha sido aprovado:
DEVOLUÇÃO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL, RECEBIDO DE FORMA INDEVIDA:
a) RECURSOS NÃO SACADOS DA POUPANÇA SOCIAL
Importante: O auxílio emergencial depositado na conta poupança digital da Caixa precisa ser movimentado no prazo de 90 dias. Caso não haja movimentação, o recurso volta para o Governo Federal.
b) DEVOLUÇÃO DE RECURSOS SACADOS DA POUPANÇA SOCIAL OU DEPOSITADOS DIRETAMENTE NA CONTA INFORMADA NO APLICATIVO
De acordo com as informações da Caixa, há a previsão de que a partir do dia 11/05, na página do Ministério da Cidadania, estejam disponíveis formulários que deverão ser utilizados para identificação do beneficiário (pessoa que vai devolver o recurso recebido indevidamente), bem como para a emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.
A GRU é um documento, instituído pelo Ministério da Fazenda, para pagamentos a Órgãos Públicos Federais.
O site do Ministério é o seguinte:
(https://www.gov.br/cidadania/pt-br/assuntos/auxilio-emergencial/auxilio-emergencial)
Observações: